quarta-feira, 29 de outubro de 2008

GP da China - Notas

Lewis Hamilton
Cassio - 10
Fez barba, cabelo e bigode com toda autoridade. Praticamente garantiu o título deste ano.
Marcel - 10
Dizer o quê? fez a sua única volta mais rápida no ano.
Felipe Massa
Cassio - 6
Atuação abaixo de sua média, não andou perto de Hamilton em nenhum momento na corrida. Pouco pra quem busca o título.
Marcel - 6
Depois da mangueira de CIngapura, me parece que Massa "perdeu a mão". Só o imponderável lhe fará campeão.
Kimi Raikkonen
Cassio - 6,5
Levemente melhor que Massa, ainda teve de deixar o companheiro de equipe passar.
Marcel - 7
Duas vezes seguidas na primeira fila, superando o companheiro de equipe, mas foi tarde demais. Muito longe de Hamilton, na corrida, ainda teve de deixar Massa passar.
Fernando Alonso
Cassio - 7
Boa corrida, andou grande parte da corrida no mesmo ritmo das Ferrari. Muito superior aos pilotos da BMW.
Marcel - 7,5
Bela ultrapassagem no Kovalainen, e um ótimo ritmo com um carro que mal chegava entre os 8, esses tempos.
Nick Heidfeld
Cassio - 6
Só apareceu na TV quando foi punido. Ainda assim, chegou em quinto.
Marcel - 6,5
Bateu Kubica, mais uma vez.
Robert Kubica
Cassio - 6
Não passou ao Q3!!! Mesmo assim, se salvou na corrida e fechou em sexto.
Marcel - 5
Uma pena, a BMW enfraqueceu demais, mas foi mal na corrida.
Timo Glock
Cassio - 6
Largando atrás e pesado, conseguiu chegar nos pontos. Amadureceu muito este ano.
Marcel - 6,5
Depois que bateu, melhorou demais...
Nelson Piquet
Cassio - 5
Não foi páreo para as BMW, que largaram atras de si.
Marcel - 4,5
Nelsinho, "o tanque", mais um ponto com a sua estratégia de parar mais tarde.
Sebastian Vettel
Cassio - 5
Chegou ao Q3, mas decepcionou na corrida.
Marcel - 4
O futuro campeão andou sumido, na Ásia.
David Coulthard
Cassio - 4
Nada fez na corrida. Nem acidentes. Só falta uma!!!
Marcel - 4
É a última!
Rubens Barrichello
Cassio - 7
Levar a Honda ao Q2 não é pra qualquer um. Ainda chegou em 11º.
Marcel - 6
Espero que consiga renovar...
Kazuki Nakajima
Cassio - 4
Nada de relevante fez no fim de semana.
Marcel - 3
Muito fraco.
Sebastién Bourdais
Cassio - 4
Apsesar de ter sido tocado, pouco faria caso não o fosse.
Marcel - 4,5
Sabe aquela nuvenzinha preta?
Mark Webber
Cassio - 4
Bem nos treinos, perdeu 10 posições pela troca de motor e deu adeus às chances na corrida.
Marcel - 4
Leão de treino.
Nico Rosberg
Cassio - 3
Mal!!!
Marcel - 4
Apagadíssimo.
Jenson Button
Cassio - 2
A Honda é ruim, mas Rubens foi 11º!!!
Marcel - 2
Apanhando do Rubinho, de novo. Como é que renovam?
Heikki Kovalainen
Cassio - 2
Fraquinho como de costume.
Marcel - 4
Ainda não sei: Ron Dennis se arrepende ou se contenta?
Adrian Sutil
Cassio - 2
Quebrou o câmbio no início.
Marcel - 2
Quase não correu.
Jarno Trulli
Cassio - 1
Se enroscou em Bourdais e abandonou.
Marcel - 1
Não correu.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Números...

Schumacher afirmou, essa semana, que crê na possibilidade de título de Felipe Massa. A McLaren também já deu declarações que está preocupada com o motor. Segundo Martin Whitmarsh, "é muito fácil não completar uma corrida".
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As combinações de resultados que podem levar Massa ao título, conforme falamos na postagem passada, dão conta de que Felipe tem apenas 6 situações favoráveis ante 67 pró-Hamilton. A Massa, embora o segundo lugar ainda guarde uma pequena chance de vitória no certame, só a 1ª colocação em Interlagos deve interessar. E, além disso, Hamilton pode terminar a prova em, no máximo, sexto lugar.
Lewis Hamilton estreou na Fórmula-1 no ano passado, e Massa já corria, tendo disputado seu primeiro campeonato em 2002. Portanto, desde a estréia de Lewis, na Austrália em 2007, foram 34 corridas disputadas com ambos na pista, e aí temos alguns números interessantes:
- das 34, Hamilton terminou 17 à frente de Massa, e Felipe conquistou melhores posições em outras 17; Logo, haverá um desempate em Interlagos.
- dessas 17 corridas em que Massa terminou à frente de Hamilton, 5 foram em situações semelhantes às que podem conferir o título ao brasileiro em Interlagos; Vejamos:
a) GP da Europa de 2007: a grande derrota de Felipe Massa, a grande vitória de Fernando Alonso, a grande ultrapassagem do ano. No entanto, em Nürburgring Massa foi o segundo colocado, e Hamilton terminou apenas na nona posição. Massa somou 8 pontos, Hamilton não marcou um sequer. Com um resultado assim, Massa seria campeão por diferença de um ponto;
b) GP da Turquia de 2007: o GP onde Massa é superior aos demais; Ano passado, aqui Felipe venceu, somando 10 pontos, enquanto Hamilton foi quinto, somando 4. Uma diferença de seis pontos daria o título a Hamilton por um ponto, no entanto, bastaria que houvesse apenas mais um à frente de Hamilton e Massa seria campeão pelo número de vitórias, com os pontos iguais;
c) GP do Brasil de 2007: Mais uma corrida onde Massa foi o melhor nos dois anos anteriores; A situação apresentada em 2007, repetida esse ano, não daria o título a Massa: a descrição seria a mesma da etapa turca, com Hamilton somando um ponto a mais. Porém, como houve jogo de equipe, devemos considerar Massa em 1º e, com Hamilton em sétimo, a diferença nos pontos seria de 8, conferindo o título mundial por um ponto.
d) GP do Bahrein de 2008: pista árabe é com ele mesmo, e esse ano Massa obteve sua segunda vitória seguida no circuito desértico; Hamilton fez talvez a pior corrida da sua carreira (junto com Fuji, esse ano), largando em terceiro, mas saindo atrasado e caindo para nono, acertando o carro de Alonso e indo para último, e encerrando numa horrorosa 13ª posição. Massa somou 10, Hamilton ficou no zero. Essa combinação faria de Massa campeão por 3 pontos.
e) GP da França de 2008: em termos de "merecimento", o oposto do GP do Brasil; aqui Räikkonen exerceu um domínio avassalador, e venceria naturalmente, até que teve um cano de escape estourado; Massa, que vinha em segundo, completou em primeiro. Hamilton, que vinha de uma punição devido à barbeiragem no Canadá, foi apenas 11º. Portanto, com a vitória, Massa teria vantagem igual à do Bahrein, e considerando a segunda posição, veríamos o mesmo quadro do GP da Europa de 2007: ambos confeririam o título a Felipe.
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Com essa breve exposição, mostramos que em 4 das 34 corridas com ambos na pista, aconteceu o que Massa precisa para vencer o campeonato de 2008. Em 17 Hamilton o superou, em 12 ele superou Hamilton por quantidade inferior à necessária, e em uma delas faltou apenas um ponto.
É pouco, estatisticamente: apenas 11,76%. Mas mostra que essa(s) combinação(es) é(são), sim, possível(is). Resta acreditar.
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Mais dados:
- Caso vença, Hamilton se tornará o campeão mais jovem da história, superando Alonso (2005) por 4 meses de vida;
- Se triunfar, Massa será o primeiro piloto em 58 anos a ser campeão no GP de casa, igualando Farina em 1950;
- Hamilton poria fim a um jejum de 12 anos da Inglaterra (Damon Hill/1996), e Massa findaria 17 anos de "seca" no Brasil (Ayrton Senna/1991).
- Vença Hamilton ou Massa, a Fórmula 1 terá um novo campeão: será o 30º em 59 edições de campeonato.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Considerações sobre o GP da China

Sobre a corrida em si, pouco ou nada a se declarar: sem sombra de dúvidas, a pior corrida do ano foi o GP da Europa, em Valência. Mas essa etapa chinesa não fica muito longe... corrida chatíssima. Tivemos emoção (e olhe lá) na primeira volta, como na ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Heikki Kovalainen. Mas foi só...
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Acabou?
Lewis Hamilton venceu a corrida e agora tem 7 pontos de vantagem para Felipe Massa.
São 73 as poessíveis combinações de resultados no GP (considerando as posições de ambos), dessas, apenas 6 favorecem Felipe Massa. Ei-las:
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 6º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 7º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 8º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton não pontuando;
- Felipe em segundo, com Hamilton em 8º;
- Felipe em segundo, com Hamilton não pontuando.
Podemos, com esses dados, dizer que Massa tem uma chance de título que gira em torno de 8,22%, contra gigantescos 91,78% de Lewis Hamilton.
Massa só tem duas opções: vencer ou chegar em segundo. Isso, em si, não é difícil, posto que a Ferrari sobrou em Interlagos em 2006 e 2007, e Felipe foi o destaque de ambas as provas, ganhando em 2006, e tirando em segundo - através do jogo de equipe - em 2007. O problema é se Hamilton vai ficar fora dos 5 primeiros... Ano passado, ficou em sétimo.
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Mesma (des)vantagem
Falou-se muito que a diferença entre Lewis e Massa no campeonato é idêntica à que Lewis tinha para Raikkonen ano passado: em 2007, Hamilton chegou à última prova com 107 pontos contabilizados ante 100 de Kimi; Ano passado, Kimi levava vantagem no número de vitórias (5 a 4). Já esse ano, Massa e Hamilton possuem as mesmas vitórias (5 cada), porém um trunfo de Massa em São Paulo o colocaria em vantagem por um tento.
E se fosse segundo, ainda que empatasse em pontos (no caso, 95 a 95) com Lewis chegando em oitavo, o brasileiro tomaria vantagem no número de segundas posições, posto que tanto o brasileiro quanto o inglês chegaram nessa posição duas vezes cada - e Massa pularia para três.
Porém, há UMA diferença crucial entre os dois casos: esse ano - ainda que Kubica tenha lutado com todas as suas forças - são apenas dois os postulantes ao título. Em 2007, eram três, e o terceiro candidato tinha apenas 4 pontos a menos que Lewis (portanto, também estava à frente de Räikkonen), e este era o companheiro de equipe de Hamilton: Fernando Alonso.
Sem falar da qualidade do espanhol, o fato de ser o companheiro de equipe do inglês e estar com muito mais chances do que o ferrarista, denotam a diferença de ambiente entre as corridas brasileiras de 2007 e 2008.
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A questão do motor
Ironicamente, um fator que poderá pesar a favor de Massa será o mesmo vilão do seu estupendo GP da Hungria: o motor.
Explica-se: Felipe Massa correrá em Interlagos com um novo motor, enquanto que Hamilton fará em Interlagos a segunda prova de seu Mercedes-Benz.
Isso pode ajudar Massa na medida em que Hamilton não poderá forçar seu carro num embate pela vitória ou mesmo o segundo lugar. A julgar pelo que fez na China, onde obteve sua única volta mais rápida na temporada, Hamilton deverá mesmo poupar seu motor.
Por outro lado, é muito difícil que o motor do McLaren venha a quebrar: até hoje, desde que estreou, Hamilton jamais ficou sem pontuar por problemas no carro: nas 6 corridas que não terminou entre os 8 mais bem colocados, isso sempre veio em decorrência de erros exclusivos do piloto.
A saber: Europa e China, em 2007, Bahrein, Canadá, França e Japão, em 2008. Dessas seis, em apenas duas (China e Canadá) o piloto abandonou, tendo nas demais completado a prova fora da zona de pontos.
Mas, e daí?
No GP do Japão de 2006, o motor de Schumacher vinha de uma fabulosa seqüência de 6 anos e meio sem nenhuma quebra, e...
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O fator Alonso
Fernando Alonso declarou, na conferência de imprensa do GP do Japão, que se fosse ajudar alguém na conquista do título, esse alguém seria Massa. Por outro lado, o asturiano disse que não iria 'facilitar' para Massa, no sentido de deixá-lo passar, ou algo assim.
Como, então, poderia Fernando ajudar Massa na sua conquista?
Primeiro lugar: Alonso SEMPRE andou bem no GP do Brasil, muito embora ainda não tenha vencido. Nas últimas 5 edições (2003 a 2007), Alonso foi: terceiro, quarto, terceiro, segundo e terceiro colocado. Julgando pelo ano passado, tivemos uma dobradinha da Ferrari, e Fernando em terceiro com um carro muito inferior.
Esse ano, Alonso talvez tenha nas mãos o equipamento mais fraco desde 2003, mas a melhora recente - devida em sua maior parte ao talento do espanhol - o colocam com boas chances de lutar por esse pódio.
Então, suponhamos que o mesmo cenário de Interlagos-2007 se repita, logicamente com as posições dos Ferrari invertidas: Massa em primeiro lugar, Kimi em segundo, Alonso terceiro. Assim, Massa somaria 10 pontos, e Hamilton poderia, no máximo, somar 5, com um eventual 4º lugar.
O total seria de 97 pontos para Massa, 99 para Hamilton.
E se, de repente, a Renault confirma a boa performance do carro e Nelsinho vem inspirado - talvez até com uma estratégia mirabolante, pois estará correndo em casa - e consegue encerrar em 4º, quem sabe até à frente de Alonso? Assim Hamilton somaria apenas um 5º lugar, e iria a 98 pontos.
Faltaria ali uma BMW, uma Toro Rosso, uma Toyota...
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Cabeça no lugar
Mas tentemos raciocinar friamente: inda que o motor de Hamilton não quebre ou que Nelsinho e outro piloto não derrubem Hamilton para a 6ª posição, há um elo que pode unir Massa ao campeonato: a instabilidade de Lewis. O britânico já deu várias demonstrações disso, e se sentir-se pressionado na largada, perdendo posições importantes, ele será capaz de por tudo a perder. Resta a Massa, "fazer a lição de casa".

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

GP do Japão - Notas dos Pilotos

devido à falta de tempo, dessa vez, só as médias...

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massa - 7,5
uma classificação muito ruim, uma prova cercada de polêmicas - causou uma batida com hamilton, e foi imprudente com bourdais. mas valeu pelo ímpeto do final da prova, onde marcou a volta mais rápida e fez uma ultrapassagem arriscadíssima sobre webber.
raikkonen - 8
melhorou na classificação, e teve um bom ritmo durante a prova, embora no final não atacou Kubica de forma convincente ainda que tivesse mais carro que o polonês...
hamilton - 4
uma ótima pole, uma primeira volta ridícula. foi vítima de massa, mas depois, morreu, não ultrapassando quase ninguém. se não tomar um calmante logo, vai perder de novo...
kovalainen - 5
um bom treino, mas uma largada de segundo piloto. quebrou logo depois.
kubica - 9
está na disputa do título graças a sua consistência porque, como disse Alonso, "sua BMW não anda". Era um vencedor natural da corrida, mas Fernando era quem estava atrás...
heidfeld - 4
um treino ridículo, se alinhando ás force india e honda, e uma corrida parca, terminando em décimo.
fernando alonso - 10
disparado o melhor piloto da atualidade.
nelson piquet - 8
4ª colocação, e 4ª volta mais rápida do GP. muito bem.
jarno trulli - 6
fez o que o carro permitiu, e soube usar da experiência, na largada.
timo glock - 4
abandono prematuro. pelo que vinha fazendo nos treinos, esperava-se mais.
sebastian vettel - 6
não teve o mesmo brilho que vinha tendo, mas foi o suficiente ara pontuar. méritos por chegar ao Q3.
sebastien bourdais - 7
superou Vettel, nesse GP. não teve culpa nenhuma na batida com Massa.
mark webber - 5
conseguiu progredir de sua 13ª posição, mas agiu em alguns momentos como um homicida.
david coulthard - sem nota
mais um encontro com o japa. não teve culpa, mas... faltam dois GPs!
nico rosberg - 5
mais um treino fraquíssimo, ficando atrás do companheiro. na corrida, pouco ou nada. segurou alguns pilotos, mas nada de relevante.
kazuki nakajima - 3
bateu nico pela segunda vez em 16 GPs, o que é importante, mas apronotou logo na largada. só mesmo a grana para a Toyota segurá-lo...
rubens barrichello - 4
superou button nos treinos e na corrida.
jenson button - 3
perdeu para rubens nos treinos e na corrida.
giancarlo fisichela - 2
último nos treinos, abandonou cedo.
adrian sutil - 2,5
superou o companheiro nos treinos, mas abandonou logo de início.

domingo, 12 de outubro de 2008

Mais uma?!

Seu chefe de equipe é Flavio Briatore. Ele veio para essa equipe após anos conturbados, em que teve de lutar contra um piloto promissor inglês, numa equipe inglesa. Depois de vir para essa equipe, amargava um bom período ausente de vitórias, sendo inclusive "dado por vencido". Mas, na reta final da temporada, conquista duas vitórias espetaculares.

A descrição acima parece perfeitamente se encaixar com a situação de Fernando Alonso em 2008, certo? Mas eu estava falando de Nelson Piquet (o pai), em 1990.
Piquet, depois de uma saída conturbada da Williams, em 1987, teve de, literalmente, amargar o limbo na carroça da Lotus. Ao final do seu contrato, foi para a Benetton, e começou a se reerguer. No final da temporada de 1990, venceu dois GPs, exatamente os dois últimos, e a coincidência se mostra ainda maior porque Piquet vencera os GPs 15 e 16, exatamente a "ordem" das corridas vencidas por Fernando, que agora tem ainda outras duas etapas pela frente.
Mais uma coincidência se dá que Alonso, em Cingapura, foi o vencedor do GP de número 800 da Fórmula 1, ao passo que Piquet, na Austrália, havia vencido a 500ª corrida. As semelhanças entre as carreiras dos dois são enormes, e o estilo de pilotagem de ambos também é muito parecido.
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Se a vitória de Alonso, em Cingapura, foi "de sorte", a de Piquet no Japão também havia sido: o acidente de Senna e Prost, e as quebras de Mansell e Berger, dando de herança a primeira colocação para Nelson. Porém, na Austrália, Piquet venceu no braço, tendo como único "fator sorte" a quebra de Senna a 20 voltas do fim - Ayrton vinha em primeiro.
Porque Piquet passou os outros desafiantes (Berger, Mansell e Prost), um por um, e na última volta defendeu-se de maneira brilhante de uma tentativa de ultrapassagem de Nigel Mansell.
E o que Alonso fez hoje foi simplesmente fantástico, ainda mais do que fizera em Cingapura. A única "sorte" que o piloto teve foi a de, na primeira curva, não escapar da pista - como fizeram os pilotos das equipes 'grandes'. E no dia em que não errar for sorte, teremos de rever todos os nossos conceitos sobre a vida.
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Alonso fez uma corrida extremamente brilhante pois, além de não ter errado ou se envolvido em acidentes ridículos (e.g. Massa X Hamilton, Bourdais X Massa), andou num ritmo extremamente forte: até metade da corrida (pouco antes da segunda parada), fôra ele o autor das 3 voltas mais rápidas do circuito!
Alonso, de início, vinha em segundo lugar, atrás de Robert Kubica, e a diferença entre os dois oscilou entre 1 e 1.6 segundos, nas primeiras voltas. E, então, após incessantes conversas com os engenheiros, adotou-se uma estratégia ousada: Alonso faria uma primeira parada mais rápida que a de Kubica, colocando menos gasolina, e tentaria abrir uma vantagem segura em seu retorno à pista.
Deixa com ele que ele resolve: Alonso, mais uma vez, cravou recordes de pista, e chegou a ficar quase 11 segundos à frente do polonês. Alonso fez a sua segunda parada nos boxes, e 3 voltas depois foi a vez de Kubica. Alonso permaneceu à frente, com uma vantagem segura. E aí, veio a 21ª vitória.
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Alonso conseguiu duas belas marcas, em Fuji: em primeiro lugar, passou Coulthard e Barrichello se tornando o maior pontuador da atualidade, e o 4º da História da F-1, com 538 pontos. Além disso, com esse trunfo, Alonso supera Mika Häkkinen no histórico, se isolando como 11º maior vencedor da categoria - Häkkinen somara 20 ao longo de seus 162 GPs.
Agora, Alonso seguirá no encalço de: Damon Hill (22 vitórias), Nelson Piquet (23), Juan Manuel Fangio (24), Jim Clark e Niki Lauda (25 cada), Jackie Stewart (27) e Nigel Mansell (31). Sobrariam, ainda, as 41 vitórias de Senna, as 51 de Prost e, claro, as 91 de Schumacher.
Alonso tem todas as condições de superar os cinco primeiros já no ano que vem, caso a Renault realmente apresente uma melhora consistente: Alonso, conquistando cinco vitórias, superaria D. Hill, Piquet, Fangio e Lauda/Clark, ficando uma atrás de Stewart.
Porém, é notável que, em 2010 - caso consiga mesmo a vaga na Ferrari ou então a Renault volte a ser "top de linha" - ele poderá se firmar como o quarto maior vencedor da categoria, superando inclusive Mansell. Acredito que Alonso terá, também, todas as condições de superar Senna e Prost em vitórias. Já as de Schumacher, parecem inalcançáveis.
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Porém, sempre defendi que os números denotam se ou quanto um piloto é bom, mas não servem para, apenas olhando-os, analisar se este ou aquele é melhor: há todo um contexto, e diversas situações envolvidas. Por isso, embora tenha 8 pilotos com mais títulos (Schumy, Fangio, Prost, Senna, Piquet, Stewart, Lauda e Brabham), e outros 5 com os mesmos 2 campeonatos conquistados (Ascari, G. Hill, Clark, Fittipaldi e Häkkinen), Alonso já está alinhado entres os 10 melhores pilotos de Fórmula 1 já surgidos.
Numa primeiríssima linha, coloca-se Fangio, Senna, Schumacher e Clark (e o que pode mudar aqui é a ordem que você os dispõe); Alonso viria no "segundo" e luxuoso escalão, ao lado de montsros como os citados Piquet, Prost, Brabham e Fittipaldi, além de Stirling Moss - esses três últimos, como Alonso, ganharam menos que Stewart ou Lauda, mas os superam por tudo o que fizeram nas pistas.
E quando falo em "estar alinhado", não me refiro a uma ordem (5º melhor, 6º, etc), apenas os coloco no mesmo nível.
É questão de tempo para Alonso merecer ser classificado acima deles e, quem sabe, bater à porta dos 4 maiores.
Daí iremos lançar um novo olhar para esse piloto que bateu Schumacher nas pistas, recolocou a McLaren na trilha das vitórias, e está tirando a Renault do fundo do grid...
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Peguemos, por exemplo, a evolução da Renault.
É gritante a diferença que a pilotagem de Alonso fez, na equipe. Ele soma 48 pontos no campeonato. Ano passado, a Renault somou 51 nos CONSTRUTORES. Isso significa que, no mínimo, Alonso é muito melhor que Kovalainen e Fisichela. Kovalainen, amigos, que agora pilota uma McLaren e soma 51 pontos.
Não se assustem se, após o GP do Brasil, virem Fernando Alonso acima do piloto da McLaren, o que representaria uma das maiores humilhações da história recente da Fórmula 1. Pois, com a McLaren, Alonso venceu 4 corridas, e somou apenas um ponto a menos que o campeão do ano passado. Pode ser, ainda, que Alonso bata Heidfeld, da BMW, que atualmente tem 8 pontos na sua frente.
E não falo da evolução da equipe francesa apenas no sentido estatístico: me refiro ao desempenho. É só puxarmos um pouco na memória, e vermos o que era a Renault: nem se classificava entre os dez primeiros, nos treinos. Alonso se classificou entre os dez primeiros em 14 das 16 corridas do ano, tendo se classificado uma vez na primeira fila, e noutras duas na segunda.
E algo tão cômico quanto impressionante: se levarmos em consideração o campeonato a partir do GP da Hungria - o que representa as últimas seis corridas - teríamos o seguinte:
1) Alonso, com 35 pontos (2 vitórias e 3 quarto lugares);
2) Hamilton, com 26 pontos (1 segundo lugar, dois terceiros, um quinto e um sétimo);
3) Massa, com 25 pontos (2 vitórias, um sexto e um sétimo lugares);
4) Vettel, com 24 pontos (1 vitória, dois quintos, um sexto e um sétimo lugares);
5) Kubica, com 24 pontos (1 segundo, dois terceiros, um sexto e um oitavo lugares);
6) Kovalainen, com 23 pontos (1 vitória, um segundo e um quarto lugares);
Não quero, com isso, recorrer ao pobre discurso de que "se o campeonato começasse na Hungria, Alonso estaria liderando"... Falo apenas de um fato real: O cara tem uma Renault, ganhou duas corridas, e na reta final somou mais pontos e pontuou em mais GPs que os principais postulantes ao título. É loucura achar que ele levaria a taça com um carro um pouquinho melhor?...
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Segue aí um trecho da excelente coluna de Eduardo Correa, no GP Total, esse domingo:
"Recomendo aos dois aspirantes ao título que estudem em detalhes a verdadeira aula ministrada pelo espanhol, levando o seu Renault a um lugar no grid de largada e depois a um vitória que nem os seus mais ardorosos fãs poderiam imaginar. De quebra, Alonso ainda ridicularizou Robert Kubica e a BMW, que supostamente lhe negou um lugar em 2009.
Dele só se pode reclamar de uma coisa: ao romper com a McLaren, ele nos privou de uma disputa emocionante contra Hamilton e a dupla da Ferrari, uma disputa capaz de rivalizar com aquela que envolveu Prost, Senna, Piquet e Mansell em 86-87".
Quem puder, veja o video a seguir: uma seleção de várias imagens da carreira de Alonso, e uma estranha profecia implícita...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

GP de Cingapura - Notas dos Pilotos

Felipe Massa
Marcel - 7,5
Felipe teve duas corridas distintas, nesse domingo. Na primeira, foi muito bem: A culpa no incidente foi da Ferrari, não há o que questionar. Fez uma ótima pole, no sábado, e no início da corrida vinha num ótimo ritmo. Nota dez. A partir daí, nova corrida: depois do desastre nos boxes, teve uma apresentação decepcionante. Escapou da pista duas vezes, foi ultrapassado por Kubica, rodou sozinho, e causou a batida de sutil... nota 5. Somando e dividindo por dois, dá sete e meio.
Cassio - 7
Pole espetacular, começou bem a corrida, mas perdeu-se após o erro da equipe.
média: 7,25
Kimi Räikkonen
Marcel - 6,5
Perdeu a chance de uma pole, largando em terceiro por muita sorte. Na corrida, marcou a melhor volta, como de costume - estabelecendo o recorde de voltas rápidas por temporada: 10, igualando a marca dele mesmo, em 2005, e de Schumacher, em 2004. Depois do pit stop, voltou no fundão, e vinha se recuperando, fazendo algumas ultrapassagens. Mas errou e bateu, sozinho.
Cassio - 4
Melhor volta da prova. Mais uma corrida sem pontuar. Que fase!
média: 5,25
Lewis Hamilton
Marcel - 8
No sábado, enfrentou alguns problemas nos treinos, quase não passando à Q3, e ficando muito acima do tempo de Massa na hora de garantir a pole. Mas fez uma boa corrida, conquistando algumas posições. Depois disso, soube também manter a calma na reta final e não arriscar o terceiro lugar assegurado, já que Massa não estava pontuando. Favorito ao título.
Cassio - 7
Inteligente, correu para o campeonato quando percebeu que a vitória era impossível.
média: 7,5
Heikki Kovalainen
Marcel - 4
"Uma prova estranha", como ele mesmo definiu. Pelo jeito, não vai superar Heidfeld na classificação, e se continuar assim, é capaz até de perder a sexta colocação para Alonso...
Cassio - 2
Largou mal, e não foi a primeira vez. Ficou atrás da Honda de Button.
média: 3
Robert Kubica
Marcel - 6,5
No sábado, fez o que pôde com seu carro. Na corrida, foi prejudicado pela punição. Não marcou pontos, perdendo a chance de se distanciar mais para Raikkonen e garantir uma terceira colocação no mundial, o que seria um grande feito para uma BMW. Boas ultrapassagens.
Cassio - 5
Bem nos treinos, se perdeu após a punição.
média: 5,75
Nick Heidfeld
Marcel - 7
Conquistou alguns pontos, mais uma vez terminando à frente de Kubica.
Cassio - 7
Não apareceu muito, mas fez o suficiente para pontuar.
média: 7
Fernando Alonso
Marcel - 9,5
O que Emerson Fittipaldi, Jacques Villeneuve, Reginaldo Leme, e 80% de quem acompanha a F1 atual têm em comum? Consideram Alonso o melhor piloto em atividade. Desculpe, Galvão.
Cassio - 10
Perfeito tanto na técnica quanto na sorte de campeão.
média: 9,75
Nelson Piquet
Marcel - 3
Filho de peixe, antes de virar peixinho... é girino. Talvez perca a vaga, ano que vem.
Cassio - 2
Péssimo nos treinos, rodou na corrida. Bye bye!!!
média: 2,5
Jarno Trulli
Marcel - 4
O abatimento físico do italiano ao fim da prova não nos deixa mentir: "vem, vamos embora...", diria Geraldo Vandré.
Cassio - 4
Pouco fez até parar por pane hidráulica.
média: 4
Timo Glock
Marcel - 7,5
Muito bem na corrida, tendo melhorado consideravelmente após o acidente sofrido na Alemanha, a exemplo do que viveu Kubica pós-Canadá 2007.
Cassio - 8
Ótima corrida e bom treino. Está ficando melhor que o Trulli.
média: 7,75
Sebastian Vettel
Marcel - 7,5
Vettel é o maior talento da novíssima geração (composta por ele, Kubica, Rosberg e Hamilton) de futuros grandes pilotos. Nessa corrida, mais uma apresentação sólida, com o quinto posto.
Cassio - 8
Bem de novo. Participou do Q3 e ainda mostrou talento no circuito de rua.
média: 7,75
Sebastian Bourdais
Marcel - 5
Pelo menos conseguiu segurar o Massa, no finalzinho, mesmo depois da entrada do último safety car.
Cassio - 3
Mal na classificação, passou reto na entrada do tunel. Se não fossem as áreas de escape...
média: 4
Mark Webber
Marcel - 4
Juntou-se a Barrichello e Piquet na "turma da volta 13" (é o número do azar?). Além de abandonar, foi superado por Glock, na tabela de pontos.
Cassio - 6
Vinha bem, até ter problemas no câmbio.
média: 5
David Coulthard
Marcel - 6,5
Dessa vez, ele não bateu em ninguém e ainda marcou um 7º lugar, chegando a 8 pontos. Sim, ele não foi mal como vinha se apresentando, mas isso não me impede de dizer: só faltam três!
Cassio - 6
Finalmente não se envolveu em acidentes!
média: 6,25
Nico Rosberg
Marcel - 9
Outro que fez uma corrida maiúscula, alcançando seu melhor resultado na carreira, superando o terceiro lugar da Austrália, esse ano. Poderia ter vencido. Fez a melhor ultrapassagem da corrida, sobre Trulli.
Cassio - 9
Compensou a punição com muito braço e garantiu o segundo lugar.
média: 9
Satoru Nakajima
Marcel - 6,5
Andou bem, também, fazendo algumas ultrapassagens e levando um pontinho. Parece que ele e Coulthard se deram bem em Cingapura. Os hospitais agradecem.
Cassio - 7
Mostrou arrojo na ultrapassagem sobre Trulli.
média: 6,75
Rubens Barrichello
Marcel - 3
Tá, não foi culpa dele o abandono, mas... tá triste a coisa.
Cassio - 2
Muito atrás do companheiro de equipe, teve uma pane inexplicável durante a corrida.
média: 2,5
Jenson Button
Marcel - 6
Quaaaaaaaaaase pontuou.
Cassio - 6
Levar a Honda ao nono lugar é um ótimo feito.
média: 6
Giancarlo Fisichella
Marcel - 3
Largou em último, seis abandonaram, e ele foi o 14º.
Cassio - 4
Rei das rodadas nos treinos, nada de notável fez na corrida.
média: 3,5
Adrian Sutil
Marcel - 4,5
Depois de Mônaco, com Raikkonen, agora é a vez de Massa arrebentar a corrida do garoto. E isso que a Force-India usa motores Ferrari. Já pensou se fosse Mercedes, Renault, BMW?
Cassio - 3
Se assustou com Massa atravessado a sua frente e bateu.
média: 3,75

Fuji

Está chegando a hora...

Hoje, às 22h, já teremos os primeiros treinos livres para o GP do Japão, antepenúltima etapa da temporada de 2008, a acontecer no circuito do Monte Fuji.

Coloco aqui dois vídeos:

O primeiro, é da largada mais a primeira volta do Grande Prêmio japonês de 1977, a segunda edição do GP no circuito (a primeira foi em 1976). Interessante analisarmos o circuito, e ver como eram as coisas, na época... O vencedor foi James Hunt. Niki Lauda já era campeão duas corridas antes.



Depois, a Fórmula 1 viveria em Suzuka, e só voltaria a Fuji em 2007. Grande vitória de Lewis Hamilton, naquele que pode ser lembrado o pior começo de prova de todos os tempos: os pilotos deram umas 15 voltas atras do safety-car - e as voltas estavam valendo, para efeitos de terminar a corrida... Mas, apesar da vitória, o espetáculo ficou por conta da batalha de Felipe Massa e Robert Kubica. Grande exibição dos dois, e o Massa foi melhor...

O ruim é que dessa vez, parece que não vai chover, não.