domingo, 24 de abril de 2011

Frase do século

Me chamou atenção hoje, ao ler a seguinte notícia: "Verstappen diz que comemoração de Vettel é arrogante". O holandês afirmou que o 'dedo espetado no ar' de Sebastian denota arrogância. É possível que concordemos sem fazer muito esforço. E não apenas após as vitórias, ams após as poles também.

Porém, o que realmente ficou marcante nas declarações de Verstappen (retiradas de uma coluna do ex-piloto no jornal 'De Telegraaf') foi quando ele analisou o atual sucesso do jovem alemão e fez um paralelo consigo mesmo: "Se eu estivesse em sua posição durante minha carreira na F1, eu poderia ter feito o mesmo".

Sensacional! Por mais que se questione o verdadeiro valor de Vettel, quem acompanhou a F1 dos anos 90, sabe quão hilária é essa declaração.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

GP da China

Lewis Hamilton é o único com reais chances de superar Sebastian Vettel. Isso foi comprovado, mais uma vez, nesse domingo.

Apesar de não ter tido um início de prova perfeito (ok, ele ultrapassou Vettel, mas não conseguiu ameaçar Button), ao longo dela foi conquistando a vitória aos poucos, somando a estratégia da equipe e a rapidez do piloto – Hamilton marcou a segunda melhor volta, só atrás de Webber que tinha os pneus perfeitos na reta final do GP.

Sem dúvidas, a melhor imagem de Hamilton no fim de semana foi sua ultrapassagem sobre Button no início da volta 36, quando o companheiro de equipe até ameaçou uma fechada de porta mas foi prudente ao evitar uma batida.


O fato de Lewis ter alinhado nos boxes quase no tempo limite após resolver um grave problema de vazamento de gasolina dá ares épicos à vitória, e as lágrimas do piloto são mais que justificadas. Ele, com esse triunfo, ultrapassou de uma vez só os lendários Jack Brabham, Emerson Fittipaldi e Graham Hill em número de vitórias, e agora é o 15º maior vencedor da história da categoria.

Pessoalmente apostaria, sem hesitação, em Hamilton num embate direto com Sebastian Vettel. Acontece que eu não colocaria meu dinheiro na McLaren contra a Red Bull...

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Digo isso principalmente pela maravilhosa corrida de Mark Webber: o australiano, que veio de uma horrorosa qualificação (caiu no Q1 sem problemas visíveis), chegou em terceiro e poderia ter vencido em mais algumas voltas.

A questão, nesse caso, pode ser explicada por uma frase Fernando Alonso após a corrida: “de nada adianta uma boa estratégia quando o carro não é rápido. Webber, por exemplo, mostrou que é possível fazer três paradas e chegar na frente se o carro for realmente bom” .

Quando, na minha última coluna, mencionei a frase de Christian Horner dizendo que esperava uma diferença menor entre Mark e Sebastian, me referia justamente a isso: claro, ninguém pode dizer que Webber é mais piloto do que Vettel, mas, quando no seu dia, o australiano pode fazer frente e até mesmo superar o mais jovem campeão mundial de todos os tempos.

Só que tem muitas coisas envolvidas nos bastidores. E o final, todo mundo já sabe.

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Marcas

Um recorde interessante alcançado na prova da China: foi a prova com o maior número de pilotos cruzando a linha de chegada em toda a história da Fórmula 1: 23. A marca anterior, 22 pilotos, pertencia ao GP da Inglaterra de 1952 (!).

Epic Fails do GP:

1) Toro Rosso e o pneu (não) colocado no carro de Jaime Alguersuari. A equipe foi multada em 10 mil euros.

2) A batida de Sérgio Pérez em Adrian Sutil. Pérez conseguiu ser punido duas vezes no mesmo GP.

3) Jenson Button e seu pitstop: o piloto foi ao local destinado à Red Bull. Com isso, perdeu a posição para Vettel e a chance de chegar ao pódio.

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Briatore deve estar rindo à toa: à Ferrari só resta a sorte.

A Ferrari está amargando papel de coadjuvante em 2011

Mais uma corrida pífia da equipe italiana, sendo superada pelos outros quatro times 'de ponta' de modo aparentemente fácil: toda vez que os McLaren, Red Bull e a Mercedes (com Nico Rosberg) tiveram chances de se aproximar dos carros da Scuderia, obtiveram sucesso. Somente Schumacher não conseguiu superar Alonso, tendo protagonizado boas brigas com o bicampeão, que por duas vezes esteve atrás do hepta e ultrapassou-o.


Porém, isso está longe de ser suficiente.

Diferentemente da Malásia, na China Massa foi realmente melhor do que Alonso na corrida, e isso se deveu, mais uma vez, à largada. Fernando tem feito inícios de prova realmente ruins nesse começo de temporada – sem tirar os méritos de Felipe. As poucas chances que o espanhol tem se esvaem logo na primeira curva e, invariavelmente, ele precisa protagonizar recuperações.

A Felipe, vencer Alonso é realmente um objetivo claro e necessário. Porém, assusta a forma com que muitos têm tratado esse duelo: parece que Massa está disputando a “Copa Jim Clark”.

Já surgiram algumas declarações após a etapa de Shanghai, que dão conta de um descontentamento geral: por parte do espanhol, “precisamos melhorar nosso equipamento em todos os aspectos” . Já o poderoso chefão Lucca di Montezemolo disse que a Ferrari está em um “momento muito delicado” e quer “uma reação imediata".

A promessa é de que na temporada europeia a coisa melhore, pelo menos um pouco.

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Tenho um amigo que disse que “depois que os italianos voltassem a controlar a Ferrari, a coisa iria descambar” . Talvez ainda esteja cedo pra falar que sim, mas parece que ele estava certo.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ultrapassagens

Absolutamente sensacional o texto "Em busca da ultrapassagem perfeita", de Eduardo Correa, publicado no GP Total. Uma análise precisa e imparcial, avaliando as maiores e melhores ultrapassagens de todos os tempos.

Altamente recomendável.

domingo, 10 de abril de 2011

Eu já vi esse filme...

Foi por uma falha mecânica idêntica a essa que Senna saiu da pista, em Ímola-1994.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mala(ia)s

Nesse fim-de-semana acontece o GP da Malásia, que promete revelar como será a temporada de 2011. No GP Total, um texto comentando alguns dos comentários mais interessantes no pré-GP.