quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Números...

Schumacher afirmou, essa semana, que crê na possibilidade de título de Felipe Massa. A McLaren também já deu declarações que está preocupada com o motor. Segundo Martin Whitmarsh, "é muito fácil não completar uma corrida".
///
As combinações de resultados que podem levar Massa ao título, conforme falamos na postagem passada, dão conta de que Felipe tem apenas 6 situações favoráveis ante 67 pró-Hamilton. A Massa, embora o segundo lugar ainda guarde uma pequena chance de vitória no certame, só a 1ª colocação em Interlagos deve interessar. E, além disso, Hamilton pode terminar a prova em, no máximo, sexto lugar.
Lewis Hamilton estreou na Fórmula-1 no ano passado, e Massa já corria, tendo disputado seu primeiro campeonato em 2002. Portanto, desde a estréia de Lewis, na Austrália em 2007, foram 34 corridas disputadas com ambos na pista, e aí temos alguns números interessantes:
- das 34, Hamilton terminou 17 à frente de Massa, e Felipe conquistou melhores posições em outras 17; Logo, haverá um desempate em Interlagos.
- dessas 17 corridas em que Massa terminou à frente de Hamilton, 5 foram em situações semelhantes às que podem conferir o título ao brasileiro em Interlagos; Vejamos:
a) GP da Europa de 2007: a grande derrota de Felipe Massa, a grande vitória de Fernando Alonso, a grande ultrapassagem do ano. No entanto, em Nürburgring Massa foi o segundo colocado, e Hamilton terminou apenas na nona posição. Massa somou 8 pontos, Hamilton não marcou um sequer. Com um resultado assim, Massa seria campeão por diferença de um ponto;
b) GP da Turquia de 2007: o GP onde Massa é superior aos demais; Ano passado, aqui Felipe venceu, somando 10 pontos, enquanto Hamilton foi quinto, somando 4. Uma diferença de seis pontos daria o título a Hamilton por um ponto, no entanto, bastaria que houvesse apenas mais um à frente de Hamilton e Massa seria campeão pelo número de vitórias, com os pontos iguais;
c) GP do Brasil de 2007: Mais uma corrida onde Massa foi o melhor nos dois anos anteriores; A situação apresentada em 2007, repetida esse ano, não daria o título a Massa: a descrição seria a mesma da etapa turca, com Hamilton somando um ponto a mais. Porém, como houve jogo de equipe, devemos considerar Massa em 1º e, com Hamilton em sétimo, a diferença nos pontos seria de 8, conferindo o título mundial por um ponto.
d) GP do Bahrein de 2008: pista árabe é com ele mesmo, e esse ano Massa obteve sua segunda vitória seguida no circuito desértico; Hamilton fez talvez a pior corrida da sua carreira (junto com Fuji, esse ano), largando em terceiro, mas saindo atrasado e caindo para nono, acertando o carro de Alonso e indo para último, e encerrando numa horrorosa 13ª posição. Massa somou 10, Hamilton ficou no zero. Essa combinação faria de Massa campeão por 3 pontos.
e) GP da França de 2008: em termos de "merecimento", o oposto do GP do Brasil; aqui Räikkonen exerceu um domínio avassalador, e venceria naturalmente, até que teve um cano de escape estourado; Massa, que vinha em segundo, completou em primeiro. Hamilton, que vinha de uma punição devido à barbeiragem no Canadá, foi apenas 11º. Portanto, com a vitória, Massa teria vantagem igual à do Bahrein, e considerando a segunda posição, veríamos o mesmo quadro do GP da Europa de 2007: ambos confeririam o título a Felipe.
///
Com essa breve exposição, mostramos que em 4 das 34 corridas com ambos na pista, aconteceu o que Massa precisa para vencer o campeonato de 2008. Em 17 Hamilton o superou, em 12 ele superou Hamilton por quantidade inferior à necessária, e em uma delas faltou apenas um ponto.
É pouco, estatisticamente: apenas 11,76%. Mas mostra que essa(s) combinação(es) é(são), sim, possível(is). Resta acreditar.
///
Mais dados:
- Caso vença, Hamilton se tornará o campeão mais jovem da história, superando Alonso (2005) por 4 meses de vida;
- Se triunfar, Massa será o primeiro piloto em 58 anos a ser campeão no GP de casa, igualando Farina em 1950;
- Hamilton poria fim a um jejum de 12 anos da Inglaterra (Damon Hill/1996), e Massa findaria 17 anos de "seca" no Brasil (Ayrton Senna/1991).
- Vença Hamilton ou Massa, a Fórmula 1 terá um novo campeão: será o 30º em 59 edições de campeonato.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gérman Herrera disse...

Buenas noches!!

Vejam o link abaixo...muito bom.

É um prognóstico para o GP do Brasil. Hehehehehe...

http://fabioseixas.folha.blog.uol.com.br/arch2008-10-19_2008-10-25.html#2008_10-22_15_09_27-11074102-27

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Se Hamilton faturar o Mundial de Pilotos, sera o fim de um tabu: nunca um piloto campeao da F-2, F-3000 e GP2 foi campeao na F-1!!!

Anônimo disse...

Se minha mãe fosse homem eu teria dois pais ...

Viva Massa !

Viva Roberto Pupo Moreno!

Hamilton fica no fim da reta oposta já na primeira volta como no ano passado (kkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrs)