segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Considerações sobre o GP da China

Sobre a corrida em si, pouco ou nada a se declarar: sem sombra de dúvidas, a pior corrida do ano foi o GP da Europa, em Valência. Mas essa etapa chinesa não fica muito longe... corrida chatíssima. Tivemos emoção (e olhe lá) na primeira volta, como na ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Heikki Kovalainen. Mas foi só...
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Acabou?
Lewis Hamilton venceu a corrida e agora tem 7 pontos de vantagem para Felipe Massa.
São 73 as poessíveis combinações de resultados no GP (considerando as posições de ambos), dessas, apenas 6 favorecem Felipe Massa. Ei-las:
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 6º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 7º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton chegando em 8º;
- Vitória de Felipe, com Hamilton não pontuando;
- Felipe em segundo, com Hamilton em 8º;
- Felipe em segundo, com Hamilton não pontuando.
Podemos, com esses dados, dizer que Massa tem uma chance de título que gira em torno de 8,22%, contra gigantescos 91,78% de Lewis Hamilton.
Massa só tem duas opções: vencer ou chegar em segundo. Isso, em si, não é difícil, posto que a Ferrari sobrou em Interlagos em 2006 e 2007, e Felipe foi o destaque de ambas as provas, ganhando em 2006, e tirando em segundo - através do jogo de equipe - em 2007. O problema é se Hamilton vai ficar fora dos 5 primeiros... Ano passado, ficou em sétimo.
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Mesma (des)vantagem
Falou-se muito que a diferença entre Lewis e Massa no campeonato é idêntica à que Lewis tinha para Raikkonen ano passado: em 2007, Hamilton chegou à última prova com 107 pontos contabilizados ante 100 de Kimi; Ano passado, Kimi levava vantagem no número de vitórias (5 a 4). Já esse ano, Massa e Hamilton possuem as mesmas vitórias (5 cada), porém um trunfo de Massa em São Paulo o colocaria em vantagem por um tento.
E se fosse segundo, ainda que empatasse em pontos (no caso, 95 a 95) com Lewis chegando em oitavo, o brasileiro tomaria vantagem no número de segundas posições, posto que tanto o brasileiro quanto o inglês chegaram nessa posição duas vezes cada - e Massa pularia para três.
Porém, há UMA diferença crucial entre os dois casos: esse ano - ainda que Kubica tenha lutado com todas as suas forças - são apenas dois os postulantes ao título. Em 2007, eram três, e o terceiro candidato tinha apenas 4 pontos a menos que Lewis (portanto, também estava à frente de Räikkonen), e este era o companheiro de equipe de Hamilton: Fernando Alonso.
Sem falar da qualidade do espanhol, o fato de ser o companheiro de equipe do inglês e estar com muito mais chances do que o ferrarista, denotam a diferença de ambiente entre as corridas brasileiras de 2007 e 2008.
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A questão do motor
Ironicamente, um fator que poderá pesar a favor de Massa será o mesmo vilão do seu estupendo GP da Hungria: o motor.
Explica-se: Felipe Massa correrá em Interlagos com um novo motor, enquanto que Hamilton fará em Interlagos a segunda prova de seu Mercedes-Benz.
Isso pode ajudar Massa na medida em que Hamilton não poderá forçar seu carro num embate pela vitória ou mesmo o segundo lugar. A julgar pelo que fez na China, onde obteve sua única volta mais rápida na temporada, Hamilton deverá mesmo poupar seu motor.
Por outro lado, é muito difícil que o motor do McLaren venha a quebrar: até hoje, desde que estreou, Hamilton jamais ficou sem pontuar por problemas no carro: nas 6 corridas que não terminou entre os 8 mais bem colocados, isso sempre veio em decorrência de erros exclusivos do piloto.
A saber: Europa e China, em 2007, Bahrein, Canadá, França e Japão, em 2008. Dessas seis, em apenas duas (China e Canadá) o piloto abandonou, tendo nas demais completado a prova fora da zona de pontos.
Mas, e daí?
No GP do Japão de 2006, o motor de Schumacher vinha de uma fabulosa seqüência de 6 anos e meio sem nenhuma quebra, e...
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O fator Alonso
Fernando Alonso declarou, na conferência de imprensa do GP do Japão, que se fosse ajudar alguém na conquista do título, esse alguém seria Massa. Por outro lado, o asturiano disse que não iria 'facilitar' para Massa, no sentido de deixá-lo passar, ou algo assim.
Como, então, poderia Fernando ajudar Massa na sua conquista?
Primeiro lugar: Alonso SEMPRE andou bem no GP do Brasil, muito embora ainda não tenha vencido. Nas últimas 5 edições (2003 a 2007), Alonso foi: terceiro, quarto, terceiro, segundo e terceiro colocado. Julgando pelo ano passado, tivemos uma dobradinha da Ferrari, e Fernando em terceiro com um carro muito inferior.
Esse ano, Alonso talvez tenha nas mãos o equipamento mais fraco desde 2003, mas a melhora recente - devida em sua maior parte ao talento do espanhol - o colocam com boas chances de lutar por esse pódio.
Então, suponhamos que o mesmo cenário de Interlagos-2007 se repita, logicamente com as posições dos Ferrari invertidas: Massa em primeiro lugar, Kimi em segundo, Alonso terceiro. Assim, Massa somaria 10 pontos, e Hamilton poderia, no máximo, somar 5, com um eventual 4º lugar.
O total seria de 97 pontos para Massa, 99 para Hamilton.
E se, de repente, a Renault confirma a boa performance do carro e Nelsinho vem inspirado - talvez até com uma estratégia mirabolante, pois estará correndo em casa - e consegue encerrar em 4º, quem sabe até à frente de Alonso? Assim Hamilton somaria apenas um 5º lugar, e iria a 98 pontos.
Faltaria ali uma BMW, uma Toro Rosso, uma Toyota...
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Cabeça no lugar
Mas tentemos raciocinar friamente: inda que o motor de Hamilton não quebre ou que Nelsinho e outro piloto não derrubem Hamilton para a 6ª posição, há um elo que pode unir Massa ao campeonato: a instabilidade de Lewis. O britânico já deu várias demonstrações disso, e se sentir-se pressionado na largada, perdendo posições importantes, ele será capaz de por tudo a perder. Resta a Massa, "fazer a lição de casa".

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gérman Herrera disse...

Na minha opinião vai dar Hamilton, não por ser melhor ou pior que Massa, mas pelas circunstâncias do momento.

Mas há duas luzes no fim do túnel para Felipe. Uma é que Hamilton é inconstante (ainda! tirando o último GP) em situações decisivas. A outra é o fato que em toda sua extensa carreira nunca houve uma quebra de motor, quem sabe, que com as mandingas dos brasileiros ele não quebre na última etapa. Ou quem sabe alguém jogue algo na pista para furar o pneu? Tudo pode né?! ou quase tudo...hehehhe...

Como disse o Djalma:
"Avante,avante,avante!

Que ganhe o menos arrogante."

Gérman Herrera disse...

Mais um fator que pode ajudar Felipe na busca pelos título!

Confiram o link abaixo e vejam se não é um fator importantissímo!!!

E o Hamilton, fará o que então?

Huauahuahau...

Antes de la formación de Singapur ha dicho (una gran patada) espera que una victoria o, al menos, un podio para Alonso. Ahora para el GP de Brasil una empresa supongo que Nelsinho Piquet éxito su podio, y por qué no ganar con Alonso en la segunda (lo importante es los dos Renault en el podio) y Massa en los terceros y, por supuesto, con puntuación de Hamilton no. No sería una maldición y mucho al doble de la Renault. ¿Tiene que pasar Alondo Massa?

F1 Critics disse...

que link, hermano?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A geograFIA da pista brasileira favorece a ferrari.