quarta-feira, 26 de novembro de 2008

E ele insiste...

Do Grande Prêmio, hoje:

Novamente, Bernie defende sistema 'olímpico'
Warm Up
26/11/2008 - 09:10

O atual sistema de pontuação da F-1 é o novo alvo a ser batido por Bernie Ecclestone. Nesta quarta-feira (26), aproveitando o evento em que a F-1 anunciou um acordo tecnológico com a LG para os próximos anos, o presidente da FOM mais uma vez disse ser favorável à um sistema "olímpico" de premiação na categoria, em que as vitórias valerão mais do que as colocações gerais.
O veterano dirigente praticamente repetiu o que já dissera quando falou sobre o assunto com o jornal "The Times" no último dia 18. "Isso vai acontecer. Todos os times gostaram da solução. E a razão pela qual pensei nisso foi que eu cansei de ouvir as pessoas dizerem que não há mais ultrapassagens", afirmou.
Segundo Ecclestone, a falta de combatividade não é relacionada com os autódromos. "O problema é que os pilotos não precisam ultrapassar. Quem chega em segundo fica apenas dois pontos atrás do vencedor. Se fosse dada uma medalha de ouro a quem vencesse, isso favoreceria as ultrapassagens."
O inglês também destacou que pretende ver o novo sistema em funcionamento já em 2009. "Espero que seja aprovado pelo próximo encontro da FIA", explicou.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F1 Critics disse...

Eddie Jordan não é nenhum nome sagrado na F-1, nem é flor que se cheire, mas o comentário dele, hoje, sobre essa situação é muito pertinente:

"Eu era um dos que defendia que a zona de pontuação deveria ser aumentada. Pois um ponto para um time modesto é tão importante quanto uma vitória para aqueles como a McLaren e a Ferrari", disse Jordan. "Eles têm que se encontrar e este lugar precisa existir para as equipes menores, pois são as pessoas que assumem riscos". "Ele está reformulando algo do qual, em minha opinião, ele perdeu o entendimento. Ele acha que as pessoas estão interessadas somente em vencer corridas. Isto deveria ser considerado e discutido por ele e Max Mosley. Dizer que há a aprovação total de todas as equipes, simplesmente eu não acredito", finalizou.


fonte: http://tazio.uol.com.br/

Unknown disse...

A idéia do pódio olímpico SERIA boa, se não focasse SOMENTE NO GRUPO DA FRENTE. Ela mostra um descaso descarado pelas equipes medianas e baixas, que traçam suas estratégias internas e com seus patrocinadores baseando-se na faixa de pontos que almejam alcançar na temporada. Isso faria com que a mídia mostrasse, pouco a pouco, uma maior indiferença pelas colocações abaixo do 3º lugar, e nessa situação não haveria qualquer estímulo para empresas patrocinarem as equipes que não ganham medalhas. Vocês do f1critics, leitores e blogueiros, tinham pensado nesse detalhe? Por favor me corrijam se eu estiver errado em algum ponto aí, mas pra mim essa mudança só faz com que a f1 fique ainda mais "elitizada".

Anônimo disse...

Com certeza, Henrique, você está certo. Como o próprio Eddie Jordan disse, no comentário que reproduzi acima, "para as equipes menores, um ponto é como uma vitória para Ferrari e McLaren". E o seu raciocínio está certo quando diz que a coisa vai ficar cada vez mais elitizada. O grid tem cada vez mais diminuído. asta pensar que, pouco mais de dez ano atrás, havia 34/36 pilotos inscritos por GP, para literalmente disputar 16 vagas. Hoje, já são apenas 20 carros, lembrando que, nesse mesmo ano, a Super Aguri sucumbiu, por falta de dinheiro. O que será da Force India? E da Toro Rosso, sem Vettel nem Berger? Realmente, esse sistema não apenas tiraria a emoção do campeonato, mas poderia acabar de vez com o esporte. Pensa, o camarada ganha uma corrida e abandona 16, enquanto o outro faz 5 segundos lugares, 5 terceiros e fica atrás na classificação!

Anônimo disse...

*26 vagas...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.