segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

As 99 vitórias brasileiras na Fórmula 1...

Um fato que passou despercebido, ao final da temporada de 2008, foi que em Interlagos Felipe Massa obteve a vitória de número 99 para o Brasil: Ayrton Senna ganhou 41, Nelson Piquet, 23, Emerson Fittipaldi, 14, Felipe Massa, 11, Rubens Barrichello, 9 e José Carlos Pace, 1.
Logo, é motivo de comemoração, dada a iminência da centésima vitória em 2009 - muito provavelmente com o próprio Felipe.
Apenas dois países, Alemanha e Inglaterra, chegaram a essa marca: os alemães, impulsionados por Michael Schumacher, possuem 104 vitórias: 91 de Michael, 6 de Ralf Schumacher, 3 de Heinz-Harald Frentzen, 2 de Wolfgang Von Trips, 1 de Sebastian Vettel e outra de Jochen Mass.
Por outro lado, os ingleses são os grandes recordistas, com 130 triunfos, sendo Mansell o maior vencedor, com 31; Em seguida, aparecem Damon Hill, 22, Stirling Moss, 16, Graham Hill, 14, James Hunt, 10, Lewis Hamilton, 9, John Surtees e Tony Brooks, ambos com 6, John Watson, com 5, Peter Colins, Johnny Herbert e Mike Hawthorn, três cada e, por fim, Jenson Button e Innes Ireland, com uma cada.
(em algumas fontes inglesas, é normal ver menção/comemoração a 199 vitórias, dada a inclusão das 25 de Jim Clark, das 27 de Jackie Stewart, e mais as 13 de David Coulthard, pilotos escoceses, além das 4 do norte-irlandês Eddie Irvine - que, nesses casos, são provinientemente chamados de "britânicos" -, mas na Copa do Mundo, a Escócia é uma seleção à parte.)
Assim, sabendo da importância dessa marca, o site Última Volta deu início ao especial "As 99 vitórias do Brasil na Fórmula 1", no qual serão publicados, diariamente, relatos e/ou depoimentos sobre cada uma das 99 vitórias.
A primeira delas, em Watkins Glen, GP dos EUA-70, teve uma entrevista exclusiva com o grande precursor do Brasil na F-1, Emerson Fittipaldi. Marcel Pilatti, um dos autores desse blog, relatou a 3ª vitória de Emerson, no GP da Bélgica, em 1972.
Hoje, podemos conferir mais uma corrida narrada pelo excepcional Márcio Madeira da Cunha, Áustria/1972, e nessa terça-feira, teremos o depoimento do "Barão" Wilson Fittipaldi, pai de Emerson e Wilson Jr., e narrador da grande corrida de Monza/1972, que garantiu o primeiro título do Brasil na F-1.
Não deixem de conferir.

7 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F1 Critics disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F1 Critics disse...

Heheheh, a corrida de Massa no Brasil foi colocada por uma soma das três alternativas, acho, hehehe, mas é fato que naquele dia ele guiou bem pr'a caramba. Fato é também que nenhuma de suas outras 10 vitórias mereceriam ser listadas... Colocaríamos, sem dúvida, o GP da Hungria desse ano, mas infelizmente ele não levou.
eu votei em Donington, claro, votaria em Japão/89, mas não valeu...

e, por curiosidade, os países com mais vitórias depois do Brasil:

França - 79
Escócia - 65
Itália - 43
Finlandia - 43
Áustria - 41
Argentina - 38 (que lixo, uma merda, esse país, apenas nono, vergonha, somos o terceiro!)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A última vitória celeste na F-1 aconteceu em 17 de maio de 1981, com o grande Carlos Reutteman, que acabou vice-campeão naquele ano, perdendo o título por um ponto - 50 a 49 - para Nelson Piquet ("perdi o campeonato para um cara que limpava o meu carro", ele disse).

O curioso, mesmo, é que Fangio só perde para Senna em número de vitorias.

Em número de títulos, o ranking é assim:

1) Brasil (três pilotos) e Inglaterra (sete pilotos) - 8
3) Alemanha (um piloto) - 7
4) Argentina (um piloto) e Escócia (dois pilotos) - 5
6) França (um piloto), Áustria (dois pilotos), Finlândia (três pilotos) e Austrália (dois pilotos) - 4
10) Itália (dois pilotos) - 3
11) Espanha (um piloto) e EUA (dois pilotos) - 2
13) Nova Zelândia, Canadá e África do Sul - 1

Anônimo disse...

O automobilismo brasileiro é uma verdadeira piada, Schumacher sozinho venceu a mesma quantidade que os brasileiros, praticamente, e ganhou mais que França, Itália, ou Argentina...
Na f1 existem duas categorias, uma se chama Schumacher, a outra o resto.
Vão dizer que não?

abraço, otimo blog, mas pelo visto na descrição, Sennista, uma pena.

Anônimo disse...

engraçado, o automobilismo que é uma verdadeira piada é o país com o maior número de títulos e poles na F-1, e o segundo maior em pódios...