segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Do baú...

Essas duas fotos foram importadas do blog do Pandini. Espero que ele não fique chateado, mas são duas imagens sensacionais que encontrei lá, e merecem ser divididas com os leitores (who?) do F1 Critics:

1) Silverstone, 1983

crédito: acervo particular Darcio dos Santos
Essa foto merecia ser postada pelo simples fato de reunir Nelson Piquet e Ayrton Senna: Piquet é o segundo, e Senna o quarto, ambos em pé, olhando-se da esquerda para a direita. Quando ela foi tirada, Ayrton estava caminhando a passos largos para ser campeão de Fórmula 3 (e se tornar o maior vencedor das "categorias de acesso à F-1" de sempre) com vários recordes, enquanto que Nelson Piquet rumava ao seu fantástico bicampeonato na Fórmula 1, lutando contra carros melhores que o seu Brabham - a equipe de Nelson foi apenas a terceira colocada no mundial de construtores.
Mas além dos dois, trata-se de uma foto histórica pois reúne mais alguns personagens importantes do nosso automobilismo: o mais conhecido Raul Boesel, último em pé, à direita, que nesse ano disputava sua segunda temporada na F-1. Além dele, temos ali: Oswaldo dos Santos (ao lado de Senna), que foi vice da F-VW brasileira e disputou F-Ford inglesa, Maurizio Sala (o primeiro, agachado), que foi grande rival de Senna em algumas categorias de base, e campeão de F-Ford, o próprio Darcio Santos (entre Senna e Piquet), corredor de Kart e vencedor de várias outras categorias por aqui, e José Carlos Romano (o segundo agachado), que corria na F-2 do Brasil. Ah, e o Paulinho, primeiro à esquerda, amigo dos pilotos, apenas.
Momento raro, e histórico.

2) Mille Miglia, 1950

crédito: Alberto Sorlini, no livro "Tazio Vivo"

Foto tirada antes das Mil Milhas, de 1950, reúne, a exemplo da primeira foto, dois dos maiores pilotos da história do automobilismo: Juan Manuel Fangio e Tazio Nuvolari. Mas, diferentemente de Senna e Piquet, Fangio e Nuvolari não eram contemporâneos muito menos conterrâneos´, tampouco a época em que corriam tinha apêlo midiático - claro que a primeira foto, em si, não é "de mídia", mas me refiro às possibilidades de realizações dos encontros.
Nuvolari representa, para muitos, talvez o piloto mais sensacional da história: correu quando não havia um campeonato mundial organizado, mas sim Grandes Prêmios que aconteciam com uma certa regularidade. Nuvolari, menos pelas vitórias e mais pelas façanhas, é considerado um verdadeiro gênio das pistas. Tinha 58 anos nessa foto, e foi sua última corrida - com seu companheiro, foi quinto colocado no geral.
Fangio, na opinião de muitos foi o melhor, também. Suas incríveis conquistas na Fórmula 1 o colocam nesse patamar: além de ser o segundo piloto com o maior número de títulos, tendo sido recordista por quase cinqüenta anos, possui o melhor aproveitamento em TODOS os quesitos: pontos, pódios, vitórias, poles, melhores voltas, títulos, enfim... Nessa corrida, ele foi o terceiro classificado, junto ao seu parceiro de prova.
Como disse o Panda, "este homem [Alberto Sorlini] já mereceria uma estátua pelo simples fato de ter feito a foto acima".

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Speeder76 disse...

Uau! Belo blog. Tenho pena de vos ter conhecido só agora (via Pandini), mas acho que vamos a tempo de uma bela amizade.

Demorei-me a ver o vosso estaminé, e gostei imenso. Decidi colocá-lo na minha (já) interminável lista de blogs a seguir. Espero que continuem, porque vale a pena.


Um abraço, do Outro Lado do Atlântico!