terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Meninos, eu vi..." - parte 2

Quando essa série foi programada, a idéia inicial era de reunir 10 grandes momentos da Fórmula 1 dos últimos 18 anos... Um "top 10", como se diz. Mas, à medida que esses momentos foram listados, viu-se que exatamente 5 deles já haviam sido previamente postados no blog. Assim, faríamos 5 breves textos sobre 5 momentos magníficos.
No total, foram selecionadas duas ultrapassagens, três "pegas" na pista, dois notáveis desempenhos de superação, uma pole-position e duas voltas iniciais com diversas ultrapassagens, perfazendo o melhor panorama 1991-2008.
A melhor dessas ultrapassagens foi a da Bélgica, 2000, de Häkkinen sobre Schumacher. Já foi postada, comentada, homenageada, e pode ser vista aqui.
A melhor primeira volta, claro, foi a de Senna, em Donington, e no mesmo post também colocamos a batalha de Ayrton e Prost, em Silverstone. Ambos marcos de 1993, ambos visualizados no mesmo post: este.
Na menção "desempenho de superação", temos a bravíssima corrida da Hungria, de 1997, em que Damon Hill, com o terrível Arrows, por muito pouco não vence. Na verdade, foi publicado no GP Total. Assista.
E, pra completar o que seria os "10 mais", talvez a corrida mais fantástica da carreira de Michael Schumacher. Uma verdadeira aula de pilotagem, e de resistência, contra Damon Hill, na Bélgica, em 1995. Pneu slick na chuva. Acompanhe.
E o video de hoje vem a refletir aquela que certamente foi a melhor corrida da carreira de Kimi Räikkönen, e uma das melhores dos últimos 20 anos. Grande Prêmio do Japão, de 2005. Uma corrida que fez lembrar Ayrton Senna, nessa mesma pista, com a mesma McLaren, em 1988.
Naquele ano, o motor Mercedes, embroa fosse bem na corrida, quebrava em alguns treinos, como foi esse o caso. Assim, Kimi saiu em 17º. Na segunda volta, já estava em 12º. E foi galgando posições - estava com tanque cheio - chegando a estar em 2º na 26ª volta. Foi ao boxes, voltou em 6º. Fez nova "escalada", quando chegou em 1º, na volta 41. Na volta 45, fez seu segundo abastecimento. Voltou em segundo, atrás de Fisichela, a apenas 7 voltas do fim.
Realizou uma perseguição implacável, que culminou com essa pintura de ultrapassagem, na abertura da ÚLTIMA VOLTA. (É por isso que devemos estranhar tanto o 2008 de Räikkönen...)

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu lembro dessa! muito boa! uma coisa que faltou falar na amtéria, é que o alonso já era campeão mundial, mas mesmo assim o kimi correu como se tivesse chance!