quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Meninos, eu vi..." - parte 5

Amigos, chegando ao último post da série, veremos a(s) primeira(s) volta(s) de Fernando Alonso na Hungria, em 2006.
Esse momento é anterior à ultrapassagem de Schumacher, colocada aqui no último post. Era um momento crítico para Alonso e a Renault, pois Schumy conseguira três vitórias seguidas, e começava a se aproximar perigosamente, depois que os amortecedores de massa da Renault foram banidos.
Nos treinos livres, Alonso fica transtornado com Robert Dornboos, da Red Bull, e fecha perigosamente o piloto ao final da reta. Com isso, Fernando é punido, e acaba tendo de largar da 15ª posição no Grande Prêmio. Parecia tudo perdido.
Mas é nesses momentos de pressão e dificuldades que os grandes pilotos se destacam.
Luiz Fernando ramos, do GP Total, descreveu a obra-prima do espanhol dessa maneira:
"Fernando Alonso foi ainda mais espetacular. O espanhol também largou por fora e ganhou algumas posições na primeira curva, mas saiu dela como recheio de um sanduíche de BMWs e Red Bulls. Ainda assim, ao longo da volta, foi deixando todos eles para trás e ainda jantou Felipe Massa na última curva em uma manobra arriscada, mas decisiva. Foram nove posições ganhas.
Alonso seguiu seu show, deixando todos na pista com pinta de crianças a bordo de triciclos. Seu ritmo era absurdamente mais rápido que o resto: na quarta volta, ultrapassara Schumacher - por fora - para assumir o quarto posto. Vinte voltas depois, já líder, estava colocando uma volta no alemão.
Em que pese a superioridade dos Michelins sobre os Bridgestone naquelas condições iniciais, o campeão estava andando forte o tempo todo, labuzando-se sobre a cautela e/ou o medo dos rivais naquele piso com pouquíssima aderência.
O período de Safety Car neutralizou a vantagem do espanhol, mas sua vitória parecia mais do que certa, até o episódio da porca mal apertada tirá-lo da corrida".
Ele acabou não vencendo a corrida, mas entrou para a história.


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Essa eu tive o prazer de ver ao vivo! Concordo com o Djalma aí em cima! Mudando de assunto, convido-te a ir em meu Blog Motorizado (www.motorizado.wordpress.com) para ver dois vídeos que postei sobre o Nelson Piquet. Num, ele é entrevistado por Reginaldo Leme sobre o vice-campeonato de 1980. E o outro é uma reportagem do JN da Globo sobre seu acidente em 1992 em Indy 500. Curta lá. Abração!