terça-feira, 26 de janeiro de 2010

As 7 Maravilhas de Schumi - Episódio II: Brasil 06

Desde a corrida anterior no Japão, após ver o espanhol Fernando Alonso abrir 10 pontos de vantagem no campeonato, Schumacher havia admitido não haver mais chances reais de título.

No treino classificatório de sábado a situação parecia ainda pior: com problemas no Q3 o piloto alemão não marcou tempo e largaria numa decepcionante 10ª posição. Seu companheiro de equipe Felipe Massa fez a pole, seguido por Raikkonen e Trulli. O virtual campeão Alonso sairia na 4ª posição, precisando apenas terminar nos pontos para garantir o título.

No entanto, o que parecia um cenário melancólico para a corrida de despedida do maior vencedor de todos os tempos começou a se desenhar como um dos seus maiores desempenhos logo na primeira volta. Na largada, Schumacher pressiona de forma agressiva as duas BMW à sua frente, buscando a ultrapassagem a qualquer custo ainda no S. Tendo a porta fechada, aguardou o fim da reta oposta para ultrapassar ambos os carros na mesma curva e assumir a 8ª posição com autoridade.

Na volta seguinte, Schumacher deixou pra trás o irmão Ralf e o ex-companheiro Barrichello. Tudo isso antes da entrada do safety car, que se fez necessária após a forte batida de Nico Rosberg. Em duas voltas o heptacampeão já era 6º colocado!

Na volta seguinte à relargada, o piloto alemão passa a Renault de Fisichella na reta dos boxes chegando à frente na primeira perna do S. Porém, ao fazer a tangência da curva, o aerofólio dianteiro da Renault toca levemente no pneu traseiro esquerdo da Ferrari, provocando um furo no mesmo e forçando Schumacher a reduzir o ritmo e parar nos boxes para uma troca não programada.

Ele volta dos boxes em último lugar, a quase 1 volta do líder, Felipe Massa. Adotando um ritmo mais forte após sua parada, Schumacher começa a fazer uma sequência de voltas mais rápidas e após a parada dos SuperAguri já era o 11º na volta 31, aproveitando também problemas com os carros que estavam à sua frente. Em ritmo alucinante Schumacher foi deixando pra trás aqueles que paravam para o reabastecimento e após a 1ª janela de pit stops se posicionou atrás de Kubica, na 8ª posição. Passou o polonês rapidamente, mas não conseguiu garantir a posição. No entanto, na volta seguinte, passou de vez a BMW e foi à caça de Rubens Barrichelo, 7º colocado. Ambos fizeram seus pitstops e voltaram a pista uma posição atrás. Na volta seguinte, finlamente Schumacher passa Barrichello e conquista mais uma posição.

Faltando 15 voltas para o final, Schumacher inicia o segundo ato de sua maravilha. Posicionado a meio segundo de Fisichella, reviveu a disputa do início da corrida. A perseguição foi longe, e só se resolveu quando Fisichella freiou tarde demais na primeira perna do S e escapou para a grama.

Schumacher partiu então para o maior duelo da corrida, contra a McLaren de Raikkonen. Após duas voltas de tentativas bem bloqueadas pelo finlandês, o piloto alemão achou uma brecha por dentro na primeira perna do S e sacramentou a ultrapassagem - talvez a mais bela de sua carreira - comprovando que é possível ultrapassar na F1, basta querer.

Faminto por mais e com apenas 3 voltas para o término da corrida, Schumacher ainda se aproximou de forma perigosa de Alonso, fazendo a volta mais rápida da corrida. Mas já era tarde, e o 4º lugar foi sua posição final.

Ao fim da corrida, Alonso se tornou bi-campeão. Mas as atenções do dia se voltaram para uma das maiores atuações individuais de um piloto em todos os tempos, mostrando o arrojo que muitos não acreditavam haver na pilotagem de Michael Schumacher. Curtam agora os melhores momentos desta fantástica atuação no vídeo da corrida.

Equipe F1 Critics

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcel Pilatti disse...

Corrida maravilhosa... Como disse na coluna do GP Total, na minha OPINIÃO a melhor ultrapassagem é aquela sobre Damon Hill, no Estoril em 95. Mas essa corrida foi impressionante pela garra, pela disposição, e a ultrapassagem pra mim é muito simbólica por ter acontecido na sua (antiga) última corrida e faltando poquíssimas voltas...

Uma apresentação genial, mesmo.

Abraços!