sábado, 13 de fevereiro de 2010

As 7 Maravilhas de Schumi - Episódio IV: Malásia 01

O início da temporada 2001 foi marcado pela liberação da eletrônica embarcada nos carros - proibida desde o início de 1994. Na época, o que muitos alegavam era que estes auxílios tenderiam a nivelar por baixo os pilotos do grid, permitindo a pilotos medianos se equiparar com os de nível superior.

No entanto, logo no GP da Malásia, o 2º da temporada, Michael Schumacher mostrou ao mundo que não é só de auxílios eletrônicos que se faz uma verdadeira obra prima.

Tendo feito a pole nos treinos, Schumacher precisou trocar para o carro reserva momentos antes de alinhar no grid, decisão forçada por um vazamento de óleo. Apesar da previsão de chuva, a grande maioria dos pilotos decidiu partir com pneus de seco.

Após um começo tumultuado (foram necessárias duas largadas), Schumacher liderava Barrichello com folga quando Panis deixa um rastro de óleo na pista ao ter problemas no motor. A mistura de óleo e sujeira na pista fez as duas Ferrari escaparem na mesma curva, porém sem prejuízo para os carros - apenas a perda de posições.

A chuva começa a cair fortemente, e a parada nos boxes para pneus de chuva não poderia ter sido pior para Schumacher: quando entrou a vaga no pit estava ocupada por Barrichello, que ainda trocava seus pneus. Como se não bastasse, o piloto alemão ainda teve de esperar mais 72s para que fosse retirada a sujeira localizada na entrada dos radiadores de Barrichello, resultado da saída de pista antes do pit.

Ao voltar à pista, Schumacher era o 11º dos 16 carros que ainda sobravam. tendo trocado para pneus intermediários (ao contrário dos adversários, que optaram por pneus de chuva). A partir deste momento começa o show: virando 5s mais rápido por volta que o líder da prova (D. Coulthard), o piloto da Ferrari ultrapassou 5 carros (incluindo Barrichello em um lindo movimento por fora, e Hakkinen no fim da reta) em duas voltas, assumindo a liderança com autoridade na volta 15, em que passou Coulthard sem tomar conhecimento do adversário. Neste momento Barrichello aproveitou e assumiu a segunda posição do piloto escocês.

Não satisfeito com a liderança, Schumacher continuou rodando em ritmo alucinante até a volta 25, quando já havia dado uma volta até no 7º colocado, e aberto uma vantagem de 1 minuto para o segundo colocado, Barrichello.

Daí pra frente, o piloto alemão manteve distância segura de todos os outros, fazendo uma corrida particular e vencendo com grande autoridade.

Um comentário:

Unknown disse...

Belo texto. De fato, usar controle de tração pode nivelar os pilotos, e por isso mesmo que um GP onde você utiliza tal recurso e imprime tamanha superioridade, é porque o piloto é MUITO melhor os outros.