quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

As 7 Maravilhas de Schumi - Episódio VI: Mônaco 97

Todo grande piloto que se preze tem em seu currículo uma vitória no lendário circuito de Mônaco. Schumacher tem 5. E sem dúvida, a 3ª foi sua melhor apresentação nas ruas do principado.

Tendo um carro inferior às Williams, tudo que Michael precisava era de um GP como Mônaco, em um circuito que diminui bastante as diferenças entre os euquipamentos, deixando a parte decisiva na mão dos pilotos. Ainda mais com tempo chuvoso.
Desta forma, Schumacher conseguiu um lugar na primeira fila, ao lado da Williams de Frentzen, e bem a frente de Villeneuve, com a segunda Williams. Frentzen, na pole, largava com pneus para seco, mesmo vendo que seus adversários calçavam borracha para piso molhado. O resultado veio logo na largada: Schumacher passou como quis e assumiu a ponta já na primeira curva.
A partir daí, veio o massacre: no final da primeira volta, já tinha 6,6s de vantagem para o segundo colocado. Na segunda, 11,5s. Na terceira, 15,7s. E na quinta volta, incríveis 22,1s separavam a Ferrari do seu adversário mais próximo, debaixo de chuva torrencial.
O ritmo alucinante se manteve até que a vantagem de Schumacher girasse em torno dos 30s, o que permitiu ao piloto alemão realizar sua parada nos boxes com tranquilidade e retornar ainda na primeira posição.
Após os pits, seria suficiente administrar a vantagem - como se fosse fácil fazê-lo debaixo de raios e trovôes. Mesmo assim, o piloto da Ferrari manteve o ritmo forte durante várias voltas, chegando a abrir mais de 1 minuto de vantagem para o segundo colocado. Tal risco não passou em branco, já que na volta 53 Schumacher perdeu o controle do carro na Ste Devote, e quase joga uma corrida brilhante pela janela.
Daí para frente, Schumacher passou a controlar o ritmo, mantendo uma vantagem de 53s até o fim da corrida, que devido ao excesso de chuva acabou com 62 das 78 voltas programadas, no limite de tempo de 2 horas.

Certamente, naquele dia presenciamos um dos maiores massacres de um piloto sob condições adversas. Podemos dizer que esta atuação colocou Schumacher de vez no hall dos Grandes Mestres da Chuva.

Um abraço, e comentem!

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente matéria, essa corrida de Schumacher me lembra muito a de Senna em Portugal/1985, sob todos os aspectos: diferença gritante entre primeiro e segundo, chuva torrencial, prova terminando antes das voltas totais, carro inferior limando a diferença de equipamento, erro quando lideravam sozinhos, volta mais rápida. Fenomenal.

herik disse...

Foi umas das melhroes de Schumacher,mas acho que não a colocaria emposição tão alta assim não, talvez em quinto ou sexto... trocaria por Bélgica 1997...