terça-feira, 13 de maio de 2008

F1 2008 - GP da Turquia

Neste final de seamana Felipe Massa correu de forma consistente e conquistou sua terceira vitória seguida no circuito turco, apesar da pressão exercida por Hamilton durante a primeira metade da corrida. Pressão esta que resultou na bela ultrapassagem do inglês em cima do brasileiro.

Até este momento na corrida parecia que a McLaren havia diminuído a diferença para com os carros da Ferrari, mas uma estratégia de três paradas aliada a uma pilotagem de alto nível do piloto inglês explicou o bom rendimento dos carros prateados.

O atual campeão Kimi Raikonnen fez uma corrida inteligente, poupando o carro e garantindo mais seis pontos no campeonato e se mantendo na liderança da tabela. Além disso, fez a melhor volta da corrida.

Vale lembrar também a boa atuação do bi-campeão Fernando Alonso, que chegou em sexto lugar com a cadeira elétrica da Renault. A equipe francesa é apenas a sexta força do grid, atrás de Red Bull (que utiliza motores Renault) e Williams.

Na BMW, analisando apenas a tabela de classificação, parece haver um equilíbrio grande entre seus dois pilotos, separados por apenas 4 pontos. No entanto, tem-se observado uma superioridade do polonês Robert Kubica sobre Heidfeld, principalmente em voltas de classificação.

Finalmente, é preciso lembrar do recorde de GPs disputados batido por Rubens Barrichello neste fim de semana. O brasileiro é um dos poucos detentores de recordes na fórmula 1, e um especial sobre o fato será publicado em breve aqui no site.

Abaixo você confere o resultado do último GP.



Equipe F1Critics

4 comentários:

Unknown disse...

Excelente e direta análise.

Eu não sei mas, tirando a do ano passado, creio que essa "marca" do Massa deva-se muito a problemas dos adversários.

Ninguém me tira da cabeça que ele não venceria em 2006 caso o Alonso não tivesse segurado o alemão - e se o xume não tivesse feito a besteira de fazer pit-stop junto com o Felipe.

Esse ano, creio que não fossem as três paradas, i.e., Hamilton estivesse pesadão no início e parasse na mesma volta ou depois do massa, a McLaren levava.

Bem,como eu disse, espero que as coisas voltem ao normal no templo dos grandes (Senna, Fangio, Clark, prost, Schumacher e Alonso): Mônaco.

Odne Massa não deve ter espaço, e Kimi venceu em 2005.

Falando nele, essa foi a 27a volta mais rápida de sua carreira, e marcar um terceiro lugar nessa situação foi algo muito muito bom mesmo.

Também creio que o hamilton possa levar em Mônaco, com Kimi em 2o...

Se o Massa ficar fora do pódio, aí a Ferrari terá de se decidir...

Anônimo disse...

Realmente, em 2006 o erro foi fazer o Schumacher e o Massa pararem na mesma volta, deixando que o Alonso voltasse em segundo após os pits. Não há dúvidas que se as Ferraris estivessem na ponta o Massa abriria passagem pro alemão.
Mesmo assim, isso é problema do grande estrategista que teve essa idéia genial!

Nesse ano, não creio que o Hamilton conseguisse se aproximar muito se largasse muito pesado. Talvez uma estratégia interessante seria largar leve e colocar pouco combustível no primeiro pit, como ele fez. Mas ao invés de 3 paradas, talvez um reabastecimento mais longo na segunda parada poderia lhe render mais frutos. Mesmo assim, acredito que fosse difícil a McLaren andar no mesmo nível da Ferrari com o tanque cheio.

Em Mônaco, a McLaren deve se aproximar mais, e como em Mônaco vence quem larga na ponta, acredito numa vitória do Hamilton, uma vez que o Kimi não é tão bom em treinos quanto é em corrida, e o Massa não gosta do circuito (palavras dele)!!!

Abraço

Anônimo disse...

meninos, parabéns pelo blog.
não entendo nada do assunto mas sei que está nas mãos de quem entende muito.

beijão.

Balista disse...

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