quinta-feira, 15 de maio de 2008

KERS – Kinetic Energy Recovery System

Já está confirmada para a temporada 2009 a inclusão do KERS, que segundo nosso narrador global significa “Sistema de Recuperação de Energia Kinética” (sic). Mas como funciona e como este sistema pode influenciar o esporte? Independente do nome, o objetivo do proposto é recuperar a energia utilizada para frear o carro, e reutilizá-la como uma potência extra na aceleração. Através de um botão no volante o piloto poderá liberar a energia armazenada (cerca de 80HP) por um período de tempo entre seis e sete segundos. Este ganho de potência poderá ajudar os carros a realizar ultrapassagens com mais freqüência, aumentando a competitividade da categoria na pista.

Inicialmente, idealizou-se um sistema híbrido eletro-mecânico, armazenando a energia em uma bateria, similar ao que existentes nos carros de passeio, que utilizam parte da potência de eixo para restaurar a energia elétrica da bateria. Esta energia armazenada então seria aplicada diretamente no eixo traseiro do carro, possivelmente através de um motor elétrico. Porém, um conjunto deste tipo seria caro, pesado e ocuparia um grande espaço no carro.

A segunda alternativa encontrada é utilizar um sistema conhecido como flybrid. Ao invés de armazenar a energia em baterias, este sistema utiliza uma engrenagem girante para fazê-lo mecanicamente. O funcionamento é bastante parecido com o daqueles carrinhos de fricção, os quais são puxados para trás e quando liberados movem-se na direção oposta por meio de uma pequena engrenagem interna.

No sistema flybrid, a energia da frenagem é repassada para a engrenagem por meio de uma transmissão continuamente variável (CVT). Como resultado, a engrenagem gira a velocidades enormes, a cerca de 64500 rpm. Para liberar esta potência, a embreagem acopla o CVT ao sistema de transmissão do carro, que libera a energia para o eixo de rodas, despejando toda a potência nas rodas e pneus. Para um melhor entendimento do funcionamento do sistema, é interessante assistir o vídeo na seqüência.




Até o início desta temporada nenhuma equipe havia testado o KERS em seus carros, mas Ross Brown, diretor técnico da Honda, confessou que em um dos últimos testes de pista a equipe utilizou uma versão preliminar do seu sistema. Há indícios de que tanto a Honda quanto a Toyota estariam desenvolvendo uma versão elétrica do KERS, enquanto Renault e BMW estariam optando pela versão mecânica do sistema.

Parece-me que este sistema pode realmente ajudar nas ultrapassagens, ainda mais se acompanhado pelas novidades aerodinâmicas a serem implementadas na próxima temporada, juntamente com a volta dos pneus slick.

Equipe F1 Critics

2 comentários:

F1 Critics disse...

Muito interessante. eu realmente não sabia praticamente nadaa respeito do KERS, mas garanto que sabia que o nome da energia era Cinética! huaeuhaeuhaeuhea, Que pérola! Eu sempre fico com um pé atrás com as coisas novas a serem introduzidas, mas se é para o bem da F1 e felicidade geral das arquibancadas, diga ao povo que fico com o Kers! Só não consegui ver o video... na verdade, ele não aparece aqui, como os do barrichello. só que quando eu clico com o botão direito, ele está ali, e aparece algo "flash..." será que meu PC não tem o programa?

F1 Critics disse...

Bom, acredito que houve um problema com o vídeo, mas agora já está funcionando. Tenta assistir de novo.