1º) Alonso, média de 8,406;
2º) Massa, média de 7,901;
3º) Hamilton, média de 7,625;
4º) Vettel, média de 6,937;
5º) Raikkonen, média de 6,532;
6º) Kubica, média de 6,437.
E o mais curioso de tudo isso, é notar que a tabela real, a dos pontos, é muito semelhante às notas que nós atribuímos por aqui. Vejamos:
1º) Alonso, somando 48 pontos (5+0+5+5+10+10+5+8);
2º) Massa, somando 43 pontos (0+10+10+3+0+2+8+10);
3º) Hamilton, somando 40 pontos (4+8+6+2+6+0+10+4);
4º) Vettel, somando 29 pontos (0+3+4+10+4+3+0+5);
5º) Kubica, somando 27 pontos (1+6+3+6+0+8+3+0);
6º) Raikkonen, somando 24 pontos (6+0+0+0+0+6+6+6);
A única diferença da tabela verdadeira de pontos para a do F1 Critics foi na 5ª e 6ª posições, numa inversão Kubica-Kimi: Raikkonen somou três pontos a menos que Robert, sendo que dois deles foram no GP da China onde Kimi teve de ceder passagem à Massa, caindo de segundo para terceiro. Ademais, uma quebra em Valência (andava em sexto) explica essa diferença.
Muito mais do que tentar mostrar a coerência entre o campeonato e nossa avaliação, queremos que os amigos atentem para o fato de que Fernando Alonso foi o piloto de melhor desempenho nesse período, tanto em números quanto em performance.
Fernando havia somado, até o 10º GP, apenas 13 pontos. Nas últimas oito corridas, somou 48. para efeito de comparação, Massa somou até a etapa da Alemanha (décima) 54 pontos, e contabilizou 43 recentemente. Hamilton teve uma queda maior: até a Alemanha, havia somado 58, e nessas ultimas oito corridas teve quatro dezenas.
A BMW, que vinha sendo a grande sensação do ano, teve uma queda inexplicável e vexatória: Os 27 pontos ganhos por Kubica nessa reta final eram 48, até Hockenhein. E por outro lado, temos o grande talento do mais jovem vencedor de GP da história, Sebastian Vettel: Ele totalizou 35 pontos no certame, mas apenas 6 conquistara até a décima etapa.
Vettel e Alonso foram os responsáveis pelo crescimento de suas equipes, e impuseram o maior massacre numérico aos companheiros de equipe: A Toro Rosso, nos construtores, teve 39 pontos, sendo 35 do alemão! Isso representa 89,7% dos pontos! Alonso ganhou 61 pontos em 80 da Renault, o que traduz-se em 76,25%.
Porém, Sebastian Vettel já assinou contrato e ano que vem substituirá David Coulthard na Red Bull: a Red Bull somou 29 pontos ao longo do ano, sendo 21 deles na conta de Webber, e 8 para o aposentado Coulthard. Sebastian Vettel certamente faria mais negócio ficando na Toro Rosso. Mas deverá apresentar um bom rendimento, sem dúvida.
Já de Alonso, podemos aguardar, pelo menos, um outro postulante ao título de 2009. A Renault, como vimos, superou a BMW em performance, e já pode ser considerada a terceira melhor equipe da Fórmula 1. Olhando para os pontos mostrados, podemos, no mínimo, conferir que Alonso é extremamente regular. E como hoje em dia o regulamento privilegia a consistência...
2 comentários:
cara, se ele ganhar essa, acho que já pode se aposentar...
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