segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Top 10 2008

Antes que alguém nos crucifique, chamando de parciais ou coisa do tipo, afirmo que o texto que se segue não é de autoria desse blog. É escrito por Marcio Madeira da Cunha, um grande jornalista, formado em comunicação social e em engenharia mecânica, dono do belo site Última Volta. Ele fez aquilo que chamou de "escolha" dos dez melhores pilotos ao longo de 2008.

O quê os amigos acharam da lista? Façam também as suas...
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Os dez melhores de 2008
por Lucas Giavoni / Márcio Madeira da Cunha


Algumas pessoas enxergam nas listas um estopim para discórdias e que injustiças são cometidas nelas. Há, porém o outro lado, no qual se deve acreditar, de que as listas, ainda que de um modo subjetivo e muito pessoal, tentam, através de argumentos consistentes, mostrar muito além da frieza de uma reles tabela de classificação. Afinal, os resultados, por muitas vezes, não reproduzem fielmente o que se passou em uma temporada.

As listas, por mais que não mudem absolutamente nada o que já se passou, ajudam a clarificar os desempenhos excelentes e tentam justamente fazer jus aos que se esforçaram mais e devidamente mereceram mais reverências por seus feitos durante a temporada, independente de suas posições ao fim do campeonato.

Eis, portanto, a lista dos dez melhores de 2008 do ULTIMAVOLTA.com:

1 – Fernando Alonso (Renault)

Não foram apenas as duas convincentes vitórias, em Cingapura e no Japão, e a consistência de seus resultados durante a segunda metade do ano que levaram o bicampeão Alonso ao topo desta lista. Fernando, na verdade, talvez nem tenha feito sua melhor temporada na F1 em 2008, pois como ele mesmo reconheceu, a ânsia por resultados imediatos o levou a “superpilotar” o carro nas primeiras provas do ano. Porém, basta comparar o desempenho do sofrível R28 do início da temporada com o carro vencedor que rivalizou com Mclaren e Ferrari nas últimas provas, para entender por que Alonso ainda está numa classe à parte na Formula 1.

O que dizer de um piloto que vai para uma equipe em franca decadência e consegue ser o maior pontuador das últimas oito provas? E que ainda massacra o jovem e promissor companheiro de equipe, Nelsinho Piquet, com 18 X 0 nas qualificações? Sim, Alonso ainda é o piloto mais completo da Formula 1: naturalmente rápido, técnico, consistente e portador de uma sensibilidade sem igual para trabalhar com os engenheiros no acerto e em melhorias para o carro, sendo peça fundamental no crescimento da Renault ao fim do ano. Só Ron Dennis, em sua habitual arrogância, para não dar o braço a torcer. É bom lembrar que na tabela, Alonso ficou na frente de seu substituto na McLaren, o decepcionante Heikki Kovalainen, que teve nas mãos um carro vencedor por todo o ano.

2 – Sebastian Vettel (Toro Rosso-Ferrari)

O novato mais impressionante desde Jean Alesi. A diferença em relação ao francês, porém, é que Vettel tem estirpe de campeão. Venceu em sua primeira temporada completa, logo em Monza, sob condições inacreditáveis, e comemorou como se fosse tudo muito natural. Talvez fosse mesmo, dado seu inacreditável talento. Foi sem dúvida uma exibição de gala, irretocável. Ninguém, em sã consciência, diria que ao volante daquela mediana Toro Rosso, guiando como se campeão do mundo fosse, estaria um ‘moleque’ de apenas 21 anos.

Junte-se à performance incrível na Itália outras boas exibições na chuva em Mônaco, Bélgica e Brasil, além de outras excelentes corridas no seco, como em Cingapura, e então teremos a certeza de que Vettel tem um futuro brilhante, com uma convicção como há muito não se tinha.

3 – Robert Kubica (BMW Sauber)
A pilotagem de Kubica foi, em si, tão boa quanto a de Alonso ou Vettel, e foi coroada com uma merecida vitória no Canadá, que exorcizou sua terrível batida no ano anterior. Sempre muito consciente das limitações do carro, jamais forçou além dos limites, e poucas vezes guiou abaixo deles. Se olharmos a tabela de pontuação e levarmos em conta o equipamento que teve em mãos, então Kubica foi o mais impressionante dentre os pilotos que efetivamente disputou o título.

Com tantos predicados, o polonês não lidera esta tabela justamente pelo mesmo motivo que deu o topo a Fernando Alonso. Pois enquanto o espanhol foi capaz de motivar a equipe e orientar o desenvolvimento da Renault, Kubica viu-se ao volante de um carro cada vez mais lento e defasado. Mas, afinal, talvez seja demais esperar tanto poder de mobilização de alguém que tem pouco mais de duas temporadas na F1. Kubica está apenas começando, e vai muito bem.

4 – Felipe Massa (Ferrari)

Campeão moral é algo que não existe. O que existe, sim, é a maturidade de Massa. Sua hiper-motivação durante o ano, contrastando com a anemia crônica de Kimi Räikkönen, o fez líder da Ferrari e maior vencedor de provas durante o ano (Bahrein, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil). Sempre combativo, Felipe fez também algumas das mais belas manobras de ultrapassagem do ano, no Canadá (sobre Barrichello e Kovalainen) e uma inesquecível largada na Hungria, se impondo à dupla da McLaren. Além disso, teria sido campeão conforme o antigo sistema de pontuação que valorizava mais as vitórias, e foi quem teve a melhor posição média de largada em todo o ano.

A evolução de Felipe foi notável durante a temporada – não apenas como piloto, mas também como homem. Depois de um início muito ruim e difícil, com duas provas sem pontuar, Massa cresceu com a pressão, e fez pelo menos uma dúzia de provas irrepreensíveis. Foi prejudicado por erros da equipe em Mônaco, no Canadá, e em Cingapura, além da dolorosa quebra na Hungria, naquela que foi sua melhor corrida na Formula 1 até agora. Apesar disso, jamais desistiu ou buscou culpados. Líder também fora da pista, Massa deu ao longo do ano várias lições de comportamento. Apoiou Nelsinho Piquet quando o novato mais precisava, se esquivou de comparações com Fittipaldi, Piquet e Senna, e comprovou o que ele mesmo disse no Brasil: é um cara que já sabe ganhar e sabe perder.

5 – Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)

Muitos podem estranhar a presença do campeão mundial apenas em quinto nessa lista. Campeão mais jovem da história, 5 vitórias no ano e uma ‘estrela’ capaz de rivalizar com a de Schumacher, Lewis não lidera a lista por mais uma vez ter sido um piloto de extremos. Suas vitórias por vezes acachapantes, como a de Silverstone, ainda têm de conviver com erros bizonhos como nos boxes em Montreal, e atitudes inaceitáveis como o empurrão desleal e desnecessário que aplicou a Glock na chuva de Monza, ou a primeira volta que fez em Fuji, em que atrapalhou a largada de meio mundo de pilotos.

A diferença básica de Lewis em relação a Felipe Massa ficou por conta da origem dos pontos perdidos. Pois, enquanto o brasileiro foi muito prejudicado por erros da equipe, Hamilton os jogou fora por conta própria. Errou no momento decisivo do campeonato, permitindo que Vettel o superasse em Interlagos, e a partir de então teve que contar com muita sorte para chegar ao título, que veio de presente na última curva. Por outro lado, foi sempre muito rápido e mostrou que é capaz de liderar a McLaren sem Alonso. Um enorme talento, que foi campeão mesmo estando ainda longe da maturidade.

6 – Jarno Trulli (Toyota)

Osso duro de roer, o bom e velho Trulli foi um verdadeiro guerreiro ao longo de todo o ano. Com a experiência de quem tem duas centenas de GPs nas costas e uma vontade de principiante, o italiano conjuga uma das melhores combinações de rapidez e bravura de todo o grid. A terceira colocação na França foi a recompensa para uma temporada de muita luta, na qual ele pontuou em nada menos que dez corridas.

A Toyota sabe que pode contar com a arte refinada de Trulli em seu incansável projeto de ser uma equipe vencedora. Se esse estágio um dia for alcançado, o time nipônico terá no italiano uma peça fundamental.

7 – Rubens Barrichello (Honda)

Um ‘garoto’ aos 36 anos de idade, Barrichello viveu certamente seu melhor ano na Honda. Quebrou o importante recorde de participações em GPs, marcou 11 pontos contra apenas 3 de Jenson Button, completou 51 voltas a mais que o companheiro, liderou por sete voltas no Canadá e fez milagre na pista molhada de Silverstone, levando um carro impossível a um pódio inacreditável.

Porém, ainda mais importante que os resultados foi ver que Rubens realmente tentou. Em várias ocasiões, como no próprio GP Brasil, acabou se atrasando em virtude dos riscos assumidos, muitas vezes em apostas típicas de quem jamais se conformou. Além disso, mais uma vez, não cometeu erros. Continua a ser um dos melhores pilotos da Formula 1, mesmo que muitos não enxerguem isso.

8 – Timo Glock (Toyota)

Tendo corrido apenas quatro provas em 2004 pela saudosa Jordan (e marcando dois pontos), Glock foi praticamente um estreante neste ano. Sua pilotagem imprecisa no começo, que lhe rendeu acidentes e atrasos, logo deu lugar a uma tocada bastante rápida e consistente, levando rapidamente o alemão aos pontos e ajudando a Toyota a rivalizar com a Renault pelo posto de quarta força do campeonato.

O convincente segundo lugar conseguido na Hungria, prova em que segurou a forte Ferrari de Kimi Räikkönen e foi superior ao seu companheiro Trulli, além de suas boas exibições no Canadá em Cingapura, justificam seu lugar nesta lista.

9 – Nick Heidfeld (BMW Sauber)

Heidfeld é um dos pilotos mais subestimados do grid. OK, durante o ano ele não foi tão rápido quando seu companheiro Kubica, mas demonstrou suas qualidades ao ser o único a completar todas as provas. Dos 5482 quilômetros de toda a temporada, Heidfeld fez 5464 ou 99.68%, um número notável. Quando a BMW conseguiu rivalizar com Ferrari e McLaren pelo campeonato de Construtores, lá estava Heidfeld, marcando pontos importantes.

Também vale mencionar sua genial volta final no GP da Bélgica, quando resolveu, de última hora, colocar pneus intermediários e ultrapassou quatro carros para receber a bandeirada em terceiro lugar, que depois da punição a Hamilton, transformou-se em segundo lugar – e Heidfeld foi o piloto que mais conquistou essa posição durante o ano.

10 – Adrian Sutil (Force India-Ferrari)

Mesmo com a impraticável Force India, que lhe rendeu o posto de piloto com mais problemas de confiabilidade de equipamento, Sutil demonstrou suas qualidades em alguns treinos livres, como em sua primeira posição no primeiro treino em Monza. Foi, sempre que possível, mais rápido que seu experiente colega Giancarlo Fisichella, teórico líder da equipe.

A inclusão de seu nome nesta lista, porém, se justifica por ter ficado muito próximo de realizar um verdadeiro milagre em Mônaco, quando sustentava uma fantástica quarta colocação debaixo de chuva a poucas voltas do fim, até ser abalroado por um estabanado Kimi Räikkönen. Sutil saiu chorando do carro. Qualquer um choraria.

4 comentários:

Anônimo disse...

Top ten do leigo aqui :

1- Alonso
2- Hamilton
3- Massa
4- Kubica
5- Vettel
6 - Raikkonen
7 - Vettel
8 - Rubinho
9- Kovalainen
10 -Sutil

F1 Critics disse...

duas vezes Vettel? hehehe

a minha lista seria:

1) Alonso
2) Massa
3) Vettel
4) Kubica
5) Hamilton
6) Barrichelo
7) Heidfeld
8) Glock
9) Sutil
10)Heidfeld

F1 Critics disse...

hueaahuehuaehuaehuaehuae
e eu pus duas vezes Heidfeld!

kkkkkkkkkkkkkkk

mas o certo é heidfeld 7º...

Em 10º eu poria o Nico Rosberg...

Anônimo disse...

hehe, quis dizer "Timo Glock"...