quinta-feira, 2 de julho de 2009

Meninos, eu (não) vi... - parte 5

Esse vídeo, de 1983, não é propriamente raro: a primeira parte, aliás, é bem conhecida: volta e meia a TV fala dela. Trata-se do primeiro teste de Senna com um fórmula 1, na pista de Donington Park, Inglaterra, mesmo lugar onde, dez anos depois, ele realizaria sua obra-prima na categoria. Além disso, a equipe pela qual Senna testara naquele dia, seria a mesma Williams que ele tanto "perseguiu" no início dos anos 90 e que terminaria por ceifar-lhe a vida. Há uma série de simbolismos nesse teste, portanto.
Mas o mais interessante do vídeo é o que vem a seguir: os testes por McLaren e Toleman, e principalmente as entrevistas do piloto. Reparem na forma serena com que Senna falava, mostrando ambição, mas também muita confiança e segurança no seu potencial. Interessante também é ver as declarações de Frank Williams e Ron Dennis (que ainda não tinham toda a importância que passariam a ter dentro de poucos anos).
E tudo isso com legendas em grego! Imperdível...


3 comentários:

herik disse...

genial! senna demonstrava muita segurança mesmo, e por isso muitos o tacharam de arrogante, especialmente nesse início de carreira, ate 1989, mais ou menos - batida com prost. mas era apenas uma certeza de que ele podia... emblemática sua declaração sobre Bernie Ecclestone... abraço

Unknown disse...

QUE VÍDEO! abraço

Unknown disse...

Senna diz, quando está fazendo o teste pela Williams, que a pista de Donington lhe era boa, pois "correu lá de Ford1600 [em 81], Ford 2000 [em 82] e F-3 [em 83] e sempre venceu". Bem, contando com esse teste da Williams, em que ele marcou o recorde, e futuramente com a corrida pela McLaren, em 1993, pode-se dizer que Senna teve 100% de aproveiamento naquela pista. Sempre esteve em primeiro.