sexta-feira, 2 de abril de 2010

Red Bull te dá asas?

Esta semana o chefe de equipe da McLaren, Martin Withmarsh, pôs em xeque o sistema de suspensão utilizado pela Red Bull em seu modelo RB6. Segundo o comandande do time inglês, a equipe austríaca estaria usando um dispositivo ilegal para regular a altura do carro de acordo com a quantidade de combustível no tanque.
A principal vantagem do sistema é manter o carro o mais baixo possível, potencializando a eficiência aerodinâmica do assoalho e dos famigerados difusores duplos.
Há ainda a suspeita de que equipes menores do grid contam com sistemas parecidos, enquanto que a própria McLaren procura adaptar seus carros para contar com este sistema o mais rápido possível - i.e., entre Malásia e China.
A dúvida fica quanto à legalidade do sistema: está caracterizada a utilização de uma nova "suspensão ativa"? Ou é apenas mais uma interpretação inteligente do regulamento técnico da F1?
Este dispositivo pode explicar parcialmente a eficiência das Red Bull nos treinos classificatórios: duas poles em duas corridas, sendo uma dobradinha no último GP. Uma nova pole do RB6 no treino deste sábado já não será uma surpresa tão grande.
Questionada sobre o assunto, a FIA negou a abertura de qualquer investigação até que haja algum pedido oficial das outras equipes.

Nenhum comentário: