quarta-feira, 25 de junho de 2008

As 16 vezes que o Brasil um mundial de F-1

Muito tem sido dito sobre a “liderança após 15 anos” de pilotos brasileiros na Fórmula 1. De fato, é um dia histórico, pois recoloca o Brasil na ponta do mundial, coisa que antes só tinha acontecido três vezes: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna. Curiosamente, os três foram campeões mundiais e, mais curiosamente ainda, os que mais lideraram são os que mais ganharam, pela ordem.

Senna liderou todos os campeonatos de 1986 a 1991, e o de 1993. (Em 1992, Mansell ganhou as 5 primeiras corridas, e foi o único a liderar, do início ao fim). Portanto, Senna foi campeão em três oportunidades, e liderou mais 4 vezes. O brasileiro foi 4º em 86, 3º em 87, e vice em 89 e 93. Em 1986, ele assumiu a liderança após a segunda etapa, e a perdeu já na seguinte. Em 87, liderou mais: 3 GPs, entre a 5ª e a 8ª corridas. Em 1989, foi líder da 3ª a 6ª corridas; E em 1993, liderou da 2ª à 4ª, retomando o primeiro posto na 6ª e perdendo-o na 7ª.

Nelson Piquet liderou, além de 1981, 83 e 87 (quando foi campeão), as temporadas de 1980 e 86. No primeiro ano, liderou por uma corrida, entra a 5ª e a 6ª etapas, e tornaria a liderar, no mesmo ano, entre a 12ª e a 13ª corridas; Em 86, liderou o mundial após a primeira etapa, até a segunda. Em 80, foi vice, e em 86, 3º colocado. Portanto, Piquet, o pai, foi tri-campeão e no total liderou 5 campeonatos. Emerson Fittipaldi, grandioso bi-campeão das temporadas de 1972 e 1974, liderou também os mundiais de 1973 (da 1ª a 8ª corridas) e 1975 (da 1ª a 6ª) sendo, em ambos, vice-campeão.

Analisando agora os anos em que não apenas lideraram, mas terminaram como líderes, vemos que o primeiro título de Senna foi o no qual ele passou mais tempo atrás: só começou a liderar a partir da 10ª etapa, com uma seqüência de 4 vitórias; Já em 1990 e 1991, o brasileiro dominou: foi líder em 31 de 32 GPs, só perdendo o primeiro posto entre a 8ª e a 9ª etapas de 1990. Em 91, foi primeiro do início ao fim.

O primeiro título de Nelson Piquet, foi semelhante ao de Senna, em termos de tempo como líder: o brasileiro assumiu a ponta ao fim da 12ª etapa, na seguinte voltou para 2º, e na última corrida levou o caneco; O campeonato seguinte, vislumbrava um domínio: Nelson liderou da 1ª a 6ª corridas, perdendo, então, a ponta, e recuperando-a novamente na etapa final; Em 87, tomou a liderança de Senna na 8ª corrida, e não mais a perdeu.

Emerson foi, dos três, o que conquistou o primeiro mundial de maneira mais “tranqüila” – levando-se em conta, apenas, os momentos que lideraram: assumiu a ponta do campeonato na terceira etapa, e não mais a deixou. Portanto, Emerson venceu o primeiro campeonato que liderou. Já em 1974, ele assumiu a ponta ainda mais cedo: na 2ª etapa; No entanto, chegou a perdê-la após a 9ª, mas a retomou na 14ª.

Portanto, entre 1972 e 1993, em 14 campeonatos diferentes (e em dois campeonatos, dois líderes diferentes, totalizando 16 vezes liderando) tivemos pilotos brasileiros liderando: em 14 de 22. A cada 3 campeonatos, 2 um brasileiro liderou. Desses 14, foram 8 títulos. É possível traçar algum paralelo entre essas lideranças e esses títulos? Vamos tentar.

- Dos três campeões, apenas um venceu o primeiro campeonato que liderou;
- Dos oito títulos, cinco deles vieram com liderança até a terceira etapa (62,5%);
- Três foram conquistados liderando depois da metade;
- Nos seis títulos não conquistados, a liderança sempre veio antes da metade;
- A única vez que um brasileiro assumiu a liderança após a oitava etapa, 1987, foi campeão;

Felipe Massa assume o mundial antes da metade, mas justamente na oitava etapa que deu a arrancada para o título de Piquet, em 1987. Massa assume a “liderança brasileira” pela 17ª vez. Até então, estamos com uma média de 50%...

Raio-X dos líderes brasileiros:

1972 – GANHOU
1973 – PERDEU
1974 – GANHOU
1975 – PERDEU
1980 – PERDEU
1981 – GANHOU
1983 – GANHOU
1986 – PERDEU / PERDEU
1987 – PERDEU / GANHOU
1988 – GANHOU
1989 – PERDEU
1990 – GANHOU
1991 – GANHOU
1993 – PERDEU
2008 - ...

11 comentários:

Anônimo disse...
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Anônimo disse...

Muito boa a matéria, vamos ver o que vai dar esse ano.
Abraço

Anônimo disse...

Interessante mesmo os detalhes das lideranças brasileiras. Interessante lembrar que, apesar de liderar o campeonato de 91 desde o início, Senna não teve vida fácil na segunda metade do campeonato. As Williams cresceram muito enquanto a McLaren ficou praticamente no mesmo nível. Bem parecido com o campeonato de 2006, em que Alonso e a Renault dominavam na primeira metade e ficaram atrás da Ferrari durante a segunda metade (amortecedor de massa, lembram?).
Abraços

Unknown disse...

bem lembrado, cassio. evitei de falar disso, para que não fosse tachado de viúva. mas...

imagino gente dizendo: porra, o cara liderou 7 campeonatos e "só" (sic) ganhou três. muito irregular.

e "em 90 e 91" ganhou com melhor carro. "em 88, mesmo com carro melhor, só liderou na 10a corrida".

RUIM DEMAIS ESSE SENNA!

Anônimo disse...
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Márcio disse...
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Anônimo disse...

Muito pertinente o texto, e muito bem feito.
Creio apenas que faltou a citação a uma breve liderança do Piquet no campeonato de 1980, entre as provas da Itália - que naquele ano, pela única vez, foi disputado em Imola - e do Canadá. Após duas vitórias seguidas, Nelson chegou a Montreal 1 ponto à frente de Alan Jones.

Unknown disse...

Caro Márcio, obrigado pelo comentário. você tem muito a enriquecer esse blog. No entanto, amigo, essa ausência que você mencionou, foi citada, sim. Veja: "Nelson Piquet liderou (...) as temporadas de 1980 e 86. No primeiro ano, liderou por uma corrida, entra a 5ª e a 6ª etapas"

abraços.

Anônimo disse...

Sim Marcel, eu li com atenção, e o texto de vocês está perfeito. O que eu quis dizer é que Nelson voltou a liderar aquele campeonato brevemente entre as provas 12 e 13. Esse segundo momento é o que não consta no texto.
Abração!

Unknown disse...

verdade, amigo, acabo de notar...
perdão da falha. obrigado pela ajuda. abraços!

Unknown disse...
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