domingo, 22 de junho de 2008

O Trunfo de Felipe







Aí está a "vitória fantástica" de Felipe Massa.


















Como disse nosso amigo Cassio nos comentários, um carro que perde essa parte do equipamento, fica sem PELO MENOS 50 cavalos de potência. Isto é, a Ferrari de Raikkonen ficou com a potência da Force India.

14 comentários:

Anônimo disse...

Estou com tanta peninha do Kimi...heheheheheh

Bob
São Paulo-SP

Anônimo disse...

Caro Pilati, lembro apenas que se Massa terminasse em segundo, como você parece que preferia, o piloto brasileiro também seria líder do campeonato....
Não sei se você tem muita experiência em F1, (pela sua idade, nem tanta), mas depois do campeonato, ninguém se lembra mais dessas falhas nos carros dos adversários. Será que as vitórias do Senna e do Schumacher foram todas no "braço" ???
Acho Kimi e Lewis grandes pilotos, mas você não devia diminuir o talento de Felipe Massa motivado apenas pela aversão à Rede Globo. Pergunto: o que tem o talento do piloto brasileiro a ver com a Globo ??? Certamente, o sucesso de Massa contribuirá para o futuro do automobilismo brasileiro, assim como as vitórias de Emerson, Piquet e Senna contribuíram. Não acho que você vai mudar de opinião só por conta desse post, mas você devia "manerar" na sua torcida.....
Saudações.

Bruno Vacanti
Brasília-DF

F1 Critics disse...

primeiro lugar, queria, mesmo, agradecer a todos os comentários. na boa, esse blog corria o risco de virar papo entre os amigos, e, que sejam 4 (ou 5, contando com nosso anônimo, hehe) comentários de pessoas diferentes, incluindo meu camarada Djalma e meu irmão-brother Raphael, agradeço a vocês também, Bruno e Bob, por suas opiniões. Venham sempre aqui, podem xingar (mesmo) que não vamos deletar. Vale, mesmo, é discutir e debater...

Bom, depois, vamos responder àlgumas críticas pontuais:

- Bruno, sobre a idade, é sacanagem. COnversei com o Cassio sobre se devíamos colocar, pois sabíamos que isso iria nos "descreditar", pelo simples fato de pensarem: "viram, nomáximo, os últimos 7 anos da F1, e falam de história". É duro. Eu poderia dizer, claramente, que, se fosse só pela idade, ninguém jamais poderia contestar as opiniões de ClaudioCarsughi, no Brasil. Depois, Lemyr Martins, Lito Cavalcanti, e Eduardo Corrêa, Reginaldo Leme... o simples fato de fulano ser mais velho, tornaria, por exemplo, o Flavio Gomes no máximo um cara "em formação", pois cobre F1 há o quê?, 20 ou 25 anos. Segundo, graças à internet, temos o nosso www.forix.com, site que tem TUDO sobre F1: quer saber qual foi a marca de pneu que mais liderou voltas num determinado GP de 1952? tem lá... Segundo, temos livros, e temos acesso a esses mencionados jornalistas. Temos revistas, temos N coisas. Eu tive essa vontade em 2001, quando o Schumacher foi tetra, e virou recordista de vitórias. Desde então, tornei-me pesquisador assíduo, leio sites ingleses, espanhóis e italianos... enfim, isso não me faz melhor que ninguém, mas, pô, não pode-se desprezar por fulano ter "só..." tantos anos de idade;

- sobre a "pretensão" de falar "A" verdade (global versus real), não é opinião: são fatos que, na Globo, não se comenta; quantos sabem do 47 a 42, 48 a 43? quantos sabem do placar nos treinos? quantos lembram dos "Problemas", de Kimi?...

- sobre "aversão ao talento de Massa só por conta da Globo", não é bem assim. COmo o Raphael disse, teríamos a versão a todos. Teríamos Barrichello e a Senna, e a Fittipaldi, e ao Nelsinho, agora, ao Pizzonia, ao Burti, ao Rosset, ao Tarso Marques, à todos... (faltou Piquet pai?). O problema com Massa é a postura do próprio, é o seu negar quando erra, e reclamar dos outros. É a sua obsessão pelo companheiro de eqipe. É o seu "va cagare", é o seu "não tenho que pedir desculpas", é o seu: "Senna ou Piquet?" - "Felipe Massa". Entendem? Outro fato, é o de ele NÃO SER NEM DE LONGE O MELHOR PILOTO ATUAL, mas ter o melhor carro, e se beneficiar de coisas assim.

- Anti-patriotismo? O que um piloto tem a ver com uma nação? Os que adoram Massa, xingam Barrichello, mas ainda assim são patriotas? Os que sempre odiaram o "Senhor Senna" são apatrióticos, por torcerem pro Prost, e babarem no Schumacher? Não torcer pela seleção de futebol, mas torcer pela de vôlei é negar os "nossos valores"? Falar que Guga é o maior tenista de todos os tempos masdizer que Ronaldo NÃO É UM FENÔMENO é falta de amor ao Brasil?... Falar que a Bossa Nova é a melhor música do mundo, mas falar que funk é UMA MERDA é negar seu sangue? Nelson ângelo Piquet é brasileiro ou alemão? Mas então eu sou italiano? Não?!?!?!? Por quê?

Galera, podem descer a ripa. Sério mesmo. Mas vamos fazer esse blog crescer.

Abraços a todos!

Marcel Pilatti

Anônimo disse...

Herik

Olha só como Massa e Raikkonen. muito bem dito, acima. Enquanto o Massa reclama até hoje por ter perdido, na opinião dele, o campeonato do ano passado por causa do azar, Raikkonen diz ter tido sorte na corrida por ter pontuado, mesmo perdendo a prova por causa de um defeito bizarro em seu carro. É por essas e outra que tenho mais simpatia pelo finlandês.

F1 Critics disse...

ah, e tem o youtube.

Anônimo disse...

Bem observado Herik, após a corrida Kimi preferiu dar ênfase à sorte que teve de acabar a corrida do que ao azar de ter perdido a vitória. Afinal, ele deve acreditar que a regularidade e os 8 pontos são melhor do que nada, como o Kubica vem provando neste ano.
Sobre os comentários recebidos, agradeço a atenção de todos que leram e comentaram neste espaço. O objetivo é conversarmos sobre F1, independente da opinião de cada um. Abraço pessoal.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

PARA O GRANDE PESQUISADOR MARCEL DESCOBRIR: FÁBIO SEIXAS, editor-adjunto de esporte da Folha de São Paulo, tem conhecimento e imparcialidade suficientes sobre F-1? Pois bem, independente disso, vale ler a análise dele na Folha de hj (23/06), que tomo a liberdade de transcrever:
"Mais por respeito do que por torcida, é comum as salas de imprensa da F-1 aplaudirem o piloto vitorioso assim que ele rasga a linha de chegada. Ontem, contam amigos, não foi assim.
Houve silêncio. Só.
Avance alguns minutos.
Felipe Massa, já no paddock, É INSTADO A SE COMPARAR COM AYRTON SENNA E COM NELSON PIQUET, respectivamente os últimos brasileiros a liderar um Mundial e a vencer em solo francês. REFUTA. DECLARA APENAS QUE É "PEQUENININHO PERTO DELES".
Bingo.
Desde a chegada à F-1, em 2002, Massa sempre foi tratado como um azarão, no sentido mais pejorativo do termo. É produto de uma escola fraca (correu a F-3000 européia), afilhado de Jean Todt (imã de antipatias no paddock), sucessor de Rubens Barrichello (não exatamente um grande ídolo).
Mais: MASSA NÃO FAZ QUESTÃO DE SE IMPOR NO GRITO, NÃO PROMETE TÍTULOS E EVITA COMPARAÇÕES. PARA APARECER, PREFERE A ROTA MAIS LONGA, A DOS RESULTADOS NA PISTA.
COMO AS TRÊS POLES E TRÊS VITÓRIAS EM OITO GPs NO ANO.
CONQUISTAS QUE O COLOCAM ONDE DEVERIA ESTAR: NA PONTA DO MUNDIAL. PORQUE, NO CÁLCULO "PILOTO+CARRO" QUE DETERMINA SUCESSOS E INSUCESSOS NA F-1, ELE E A FERRARI FORMAM HOJE O CONJUNTO MAIS EMBALADO DO GRID.
MASSA SERÁ CAMPEÃO?
A PRUDÊNCIA DIZ QUE AINDA FALTAM DEZ PROVAS E QUE RAIKKONEN, EXCELENTE PILOTO, NÃO ESTÁ MORTO. O HISTÓRICO RECENTE CRAVA QUE, SE TUDO CONTINUAR ASSIM, SERÁ".

F1 Critics disse...

Veja, o Fabio Seixas é um bom camarada: tem 28 anos, e é formado em jornalismo pela Universidade Metodista em São Paulo. O bom é que, pelo menos, você já ouviu uma "segunda opinião". Não é mais só o Galvão =)

"é comum as salas de imprensa da F-1 aplaudirem o piloto vitorioso assim que ele rasga a linha de chegada. Ontem, contam amigos, não foi assim. HOUVE SILÊNCIO. Só."

Qual a sua leitura desse trecho? Massa é "Tão bom" que está calando todo mundo, ou não somos só nós que não gostamos muito do que aconteceu?...

Anônimo disse...

Estranho, se o pessoal não gostasse do Massa por lá, o silêncio teria acontecido em todas as outras vitórias dele. E não houve nada de incomum na corrida para que os jornalistas ficassem mudos. Alguma opinião?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

silêncio só aconteceu na Áustria em 2002 (não preciso nem falar) e nos EUA em 2005 (a corrida de seis carros). Estranho, não?

Anônimo disse...

Exatamente neste ponto que eu queria chegar. Foram os momentos mais recentes de silêncio e reprovação.