quinta-feira, 2 de abril de 2009

Notas - GP da Austrália

Assim como fizemos ano passado a partir do GP da Hungria, esse ano o F1 Critics irá atribuir notas aos desempenhos dos pilotos em cada corrida.
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Cassio
Jenson Button (9,5) – Excelente nos treinos e na corrida. Antes da 1ª parada abriu vantagem suficiente para ficar sempre à frente dos concorrentes. Confirmou a maior zebra da pré-temporada, transformando a equipe Brawn GP na primeira a estrear com vitória desde 1976, e a primeira a estrear com dobradinha desde 1954. Só não leva 10 pois faltou a melhor volta da corrida (e nem precisou).
Rubens Barrichello (8) – Muito bem nos treinos, fez a volta mais rápida no Q2 e ficou em segundo no grid completando a primeira fila, o que não acontecia desde nos tempos de Ferrari. Arrancou mal – o que lhe é peculiar – caindo para 7º, mas foi recuperando posições ao longo da corrida. A sorte lhe sorriu no fim, quando Vettel e Kubica colidiram, e a 2ª posição caiu no colo.
Jarno Trulli (8) – Mesmo largando dos boxes mostrou um ótimo desempenho na corrida. Chegou em terceiro, foi desclassificado, e depois re-empossado na mesma posição após desclassificação de Lewis Hamilton. Parece que desta vez a Toyota realmente acertou no carro.
Timo Glock (8) – Acompanhou Trulli, largando dos boxes e terminando ligeiramente atrás do companheiro, separados por Hamilton na pista e por ninguém após decisão no tapetão. Fez uma corrida sólida e vem melhorando um pouco a cada GP.
Fernando Alonso (8) – Com um equipamento fraco (de novo não!!!), não passou ao Q3 na classificação. Perdeu posições na largada quando saiu da pista para evitar o acidente entre Barrichello, Webber, Kovalainen e Heidfeld. Mesmo assim, apresentou um ótimo ritmo, chegando a andar em 5º lugar. Terminou em 6º, mas ganhou uma posição com a desclassificação de Hamilton.
Nico Rosberg (7) – Teve um ótimo rendimento na corrida até o 1º pit stop, quando andava em terceiro. Despoi, o brilho se apagou, e chegou uma posição atrás da que largou, a despeito do acidente entre Kubica e Vettel no fim da corrida.
Sebastian Buemi (6) – Boa corrida de estréia, apesar do evidente nervosismo nos treinos e na classificação. Mesmo tendo estreado bem, precisa manter um ritmo constante durante a temporada, diminuindo a quantidade de erros nos treinos.
Sebastian Bourdais (5) – Mal na classificação, apenas herdou posições na corrida, terminando em 8º. Precisa fazer mais do que isso pra garantir sua permanência na F1.
Adrian Sutil (4) – Fez trenzinho atrás de Bourdais durante toda a corrida. Se um foi mal, imagina o outro!!! Ao menos chegou na frente do companheiro de equipe.
Nick Heidfeld (2) – Se envolveu no acidente na largada, mas nada fez para se recuperar na corrida. Falta-lhe vontade de correr em situações adversas. Vai tomar mais um chocolate de Kubica se continuar assim.
Giancarlo Fisichella (1) – Fraco nos treinos, pior na corrida. De notável, apenas o fato de ter errado a entrada do próprio boxe durante o pit stop, sendo recolocado no lugar pelos mecânicos. Cena digna de David Coulthard nos últimos anos de carreira. Candidato ao posto de aposentado em atividade do ano.
Mark Webber (2) – Razoável nos treinos, envolveu-se em um acidente na largada, caindo para o fim do grid após trocar o bico do carro. E lá ficou, sem qualquer demosntraçãod e vontade no restante da corrida.
Sebastian Vettel (5) – Muito bem nos treinos, largou sem problemas e andou próximo a Button em alguns momentos da corrida. Poderia conquistar o pódio se soubesse quando deseistir da luta pela 2ª colocação com Kubica. De qualquer forma, foi interessante ver uma briga limpa indo até as últimas consequências.
Robert Kubica (5) – Correu muito bem, largando em 4º e disputando a 2ª posição com Vettel no fim da corrida. Com um pouco mais de paciência poderia ter ultrapassado o alemão em um outro ponto da pista, evitando o choque.
Kimi Raikkonen (4) – Apagado no fim de semana, com um carro mais fraco do que o de costume, rodou durante a prova, foi ultrapassado por 3 carros na mesma volta e no final abandonou. Fim de semana para equecer.
Felipe Massa (5) – Se teve algum bom momento no fim de semana foi a largada, saindo de 6º para 3º. Não conseguiu apresentar um ritmo de corrida bom o suficiente para acompanhar os ponteiros, e abandonou quando já tinha ficado para trás na corrida.
Nelson Piquet (3) – Mal nos treinos (19 X 0 contra Alonso), ganhou posições na largada no acidente que o correu na 1ª curva. Porém, predeu o controle do carro na freada para esta mesma curva voltas depois, abandonando a corrida. Realmente não consegue decolar na F1.
Kazuki Nakajima (1) – Mesmo com um carro competitivo não conseguiu passar ao Q3 nos treinos de classificação. Bateu sozinho após rodar, abandonando e honrando as tradições nipônicas nos esportes a motor.
Heikki Kovalainen (2) – Deveria ficar sem nota, pois abandonou logo na 1ª volta, no acidente da 1ª curva. Se serve de consolo, ficou a frente de Hamilton nos treinos de classificação.
Lewis Hamilton (0) – MENTIROSO!!!


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Marcel
Jenson Button (10) – Jamais errou. Vitória de ponta-a-ponta de verdade, não ao estilo Galvão Bueno.
Rubens Barrichello (8) – Na largada, poupo-lhe críticas pois, em última análise, fez como Senna, em Suzuka-88, e como Hamilton, no Bahrein-08. Fez a melhor volta dos treinos (e tem gente que diz "ficou sempre atrás de Button", vai entender...) e uma bela prova de recuperação - vale lembrar que teve problemas de reabastecimento.
Jarno Trulli (8) – É bom piloto, chegando à marca de 200 GPs. Merecido pódio (que foi e voltou).
Timo Glock (8) – Uma participação segura.
Fernando Alonso (7,5) – Parece que a Renault, mais uma vez, não acertou a mão, e Fernando terá de minguar lá atrás. Mas o piloto fez o possível, só tendo caído tantas posições pois desviou da batida na primeira curva.
Nico Rosberg (7,5) – Dominou as três sessões de treinos livres, mas foi castigado pelos pneus.
Sebastian Buemi (7) – Mal nos treinos, recuperou-se na corrida. Estréia nos pontos é sempre bom.
Sebastian Bourdais (4) – Lembram da velha máxima "Fórmula 1 vs Indy"?.
Adrian Sutil (4) – Leva alguns créditos por ter superado Fisichela.
Nick Heidfeld (2) – Os brasileiros que tiram sarro de Barrichello - em corrida e em carreira - não conhecem Nick Heidfeld.
Giancarlo Fisichella (1) – Foi o grande trapalhão, sem dúvida, fazendo a pior parada nos boxes de todos os tempos.
Mark Webber (2) – Eu não sabia que ele estava correndo.
Sebastian Vettel (3) – Muito parecido com o Hamilton de 2008, após ter feito início fulminante no ano anterior. Talento? tem de sobra. Falta-lhe maturidade.
Robert Kubica (6) – Esse já está entre o TOP 5 do grid atual. Correu muito bem mas, por isso mesmo, poderia ter aguardado um pouco mais. O segundo lugar era seu.
Kimi Raikkonen (4) – Kimi foi na Austrália como se apresentou ano passado a partir de Mônaco. Sonolento. Mas o carro estava uma bomba!
Felipe Massa (4) – Quase um mês antes, ele avisou: "Sempre tenho problemas na Austrália". Ponto.
Nelson Piquet (3) – Nelsinho permanece com 100% de "desaproveitamento" [perdeu 19 vezes em 19 possíveis, para Alonso] nos treinos, e na corrida, pagou o preço por andar mais que pode.
Kazuki Nakajima (1) – O povo japonês honra muito sua tradição.
Heikki Kovalainen (1) – Saiu antes do começo.
Lewis Hamilton (4) – 8 pela corrida, 0 pela atitude fora da pista.

5 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

1) Reconheço meu erro no dia em que disse ao Cassio que o Nelsinho Piquet ia acontecer na Formula 1, está se tornando um Jos Verstappen da vida. Não é pelo carro não, está nítido que ele não está correndo bem! Estou errado!?!? Contudo, sempre disse que preferia o Di Grassi a ele na F1, e agora não tenho dúvidas disso, pois PIOR que o que o Nelsinho está o Di Grassi não pode fazer.

2) É interessante comentar também que alguns dias atrás eu disse sobre a covardia dos pontos, não brigar pela primeira ou segunda posição e tal, mas não era ao ponto em que chegaram Kubica e Vettel. Mesmo assim, é bom para os dois para que ganhem maturidade, foi bom para o Brasil por causa do Rubens e é legal no sentido de lembrar o espírito da velha F1.

3) Como estou escrevendo este comentário após o treino de classificação da Malásia, tenho que dizer: a Ferrari só pode estar de brincadeira. Péssima na Austrália, a gigante apronta mais uma na Malásia agora. Pera aí: a Ferrari COMO UM TODO, inclui os pilotos também. A propósito: eu estava com bastante sono hoje cedo durante o treino, mas despertei quando um surto imenso de raiva tomou conta de mim contra o sr. Galvão Bueno, que cuspiu toda a culpa contra a Ferrari e quando o Carlos Gil disse que o Massa tinha assumido a culpa por também ter achado que o tempo dava para ir para o Q2, ele sequer disse "po Felipe, assim não pode" e continuou metendo bronca só na Ferrari (eu fiquei gritando em casa "fala agora que o erro foi do Massa também seu @#$%@#$$%¨&"). Se continuar passando a mãozinha na cabeça assim, o Massa nunca vai ser campeão mundial; ano passado, os erros da Ferrari no final do ano ficaram marcados, mas os erros ridículos do Massa no início ninguém comentou mais. Está repetindo a dose esse ano, tomara que se recupere na corrida ou então pode esquecer o campeonato, porque esse ano ele não tem mais carro pra correr atrás do prejuízo.

4) Pessoal, de novo: imaginem o Bruno Senna ou o Di Grassi com uma das Brown's ou com uma das Williams...

5) Punição mais severa ao Hamilton já!!!

6) Mesmo sendo engenheiro mecânico e trabalhando já a muito tempo com mecânica dos fluidos, não sabia que um difusor fazia tanta diferença hehehehe

Legal as notas galera abraço!

Balista disse...

Se houvesse alguma margem para dúvidas no episódio Hamilton X Trulli, talvez eu perdoasse o piloto inglês. Mas comparando o diálogo pelo rádio e as acusações feitas contra Trulli, não havia outra coisa a fazer senão lhe dar um redono zero. Esse é o tipo de manobra que me lembra Austrália 94, Europa 97, Austria 2002, entre outros.

Balista disse...

Fala Henrique, tranquilo?

1) Concordo com você, Nelsinho está mostrando que não tem cacife pra correr na F1. E também acredito que o DiGrassi faria um papel muito melhor do que vem fazendo o filho do tricampeão. Mas o que mais me surpreende é que ele ainda esteja pilotando pela Renault. Não é possível que não haja alguém com coragem pra mandá-lo embora. Será que a figura do Nelsão nos boxes pesa tanto? E não vejo motivo para mantê-lo lá com a desculpa de fazer marketing para o mercado brasileiro, afinal DiGrassi também é brasileiro, certo? E foi piloto de testes da Renault, ou seja, já tem um relacionamento com o time.

2) Como você já disse, e eu já comentei nas notas dos pilotos, os dois foram afobados na disputa pela segunda posição, faltou muita maturidade alí. Mas que foi legal de assistir, não se pode negar.

3) Eu não me surpreendo tanto com a quantidade de erros bisonhos da Ferrari nos últimos anos. Historicamente a Ferrari semrpe foi conhecida por suas pixotadas dentro das pistas e pela falta de organização fora delas. O que se pode dizer é que a era Ross Brawn na Ferrari deixou para o público uma impressão equivocada da equipe vermelha. E pensando bem, até mesmo nesse período houveram algumas jogadas "estranhas", como a roda fantasma de Irvine no pit stop do GP da Malásia de 99, ou então o cavalete de ouro que segurou rubinho no ar durante a largada do GP da França, em 2001. Estes episódio - deliberados ou não - mostram o modus operandi da equipe. E pode apostar: veremos mais erros durante a temporada, talvez comparáveis até à mangueira de abastecimento de Cingapura, no ano passado.

4) DiGrassi estaria andando bem, talvez no mesmo nivel do Rosberg na Williams. Já Senna, é difícil dizer mas pelos testes do fim do ano passado poderia andar no mesmo ritmo de Rubens na Brawn.

5) Essa semana saiu uma matéria no grandepremio.com.br falando todas as polêmicas em que o Hamilton já se envolveu em pouco mais de 2 anos na categoria. Vale a pena procurar.

6) Também nunca desconfiei da importância de um difusor para o equilíbrio aerodinâmico para o carro de F1. Mas desconfio que o pulo do gato este ano esteja no fato de que a FIA obrigou as equipes a manter o difusor mais afastado do chão em relação ao ano passado, atrelando este componente ao fundo do assoalho do carro. E a interpretação do regulamento por parte do pessoal da Brawn, Williams e Toyota acabou gerando um difusor com 2 andares (se é que podemos chamá-los dessa forma), mantendo a maior parte do difusor o mais próximo possível do chão, mas atrelando uma parte do componente ao fundo do assoalho. Pretendo fazer um post com algumas idéias sobre este novo difusor assim que possível, para podermos discutir com fotos e imagens.


Abraços

Unknown disse...

Henrique e Cassio, excelentes comentários. Faço apenas alguns acréscimos:

1) Nelsinho "20 a 0" Piquet tem dado mesmo é vexame, está andando de maneira absurdamente lenta, e comentendo erros quando não era pra acontecer. Que cômico vermos Nakajima e Rosberg moendo piquet (imaginavam isso, 20 e poucos anos atrás?...)

2) Como pus também nas notas, achei que Vettel foi afoito e desesperado, ao passo que a Kubica faltou um pouco de percepção;

3) A Ferrari tem festivais de lambanças mesmo: aqueles episódios relatados pelo Cassio tem seu cunho histórico (no dos cavaletes, França-2002, era a única maneira de Michael conquistar o título naquele dia), mas há outros inexplicáveis, como a pane seca do RB em Interlagos, ou não colocar os pneus de Kimi em Mônaco-08 a tempo! E acho ue, fora a questão política dos anos 1996-2006, após isso a saída de Jean Todt foi mais comprometedora que a de Brawn, pra Ferrari: vide a diferença entre os campeonatos de 2007 e 2008, nesse sentido. E, por fim, Massa até aqui vem repetindos seus (horrorosos) desempenhos nas duas primeiras etapas do ano (sempre Austrália/Malásia) desde que está na Ferrari. isso mereceria um post especial, mas vejamos: 2006: abandono e sexto lugar; 2007: sexto e quinto lugares; 2008: dois abandonos. 2009: um abandono e uma largada em 16o...

4) acredito que Senna pudesse estar andando bem, sim, mas temo pela reação em cadeia que isso geraria na imprensa... e imagina se ele fosse mal? seria dua vezes pior.

5) O cassio bem mencionou a matéria do GP, e eles ainda deixaram escapar mais uma: No GP do brasil de 2007, na sexta-feira, Hamilton usou um jogo de pneus [chuva] a mais do que o permitido, foi chamado a depor e nada aconteceu; No treino oficial, atrapalhou a volta de Kimi, foi chamado a depor e... nada.

6) Eu não entendo nada da parte técnica, e anseio pelo post do cassio, hehehe. Mas pelo passeio que Brawn e Toyota, e moderadamente a Williams, estão dando, fica claro que é algo "de outro planeta"...

Araços!