terça-feira, 14 de abril de 2009

Notas - GP da Malásia

Cassio

Jenson Button (9) – Não largou bem, mas se recuperou de forma consistente. Foi o mais prejudicado com a divisão dos pontos, mas já é o principal candidato ao título.
Nick Heidfeld (7) – Discreto na classificação, apareceu menos ainda na corrida. Foi correndo com uma parada só e quando viu, chegou em segundo.
Timo Glock (8) – Está mantendo o bom nível desde o ano passado. Acertou na hora de trocar o pneu nas duas vezes em que foi aos boxes e merecia brigar pela vitória. Mas faltou corrida.
Jarno Trulli (7,5) – Bem nos treinos, razoável na corrida. Estava em vias de perder a 4ª posição para Barrichello, antes da interrupção.
Rubens Barrichello (8) – Largou em 8º e foi recuperando posições na pista. Chegou a estar em 3º antes do dilúvio. No fim, saiu no lucro com a vice-liderança do campeonato, a apenas 5 pontos de Button.
Mark Webber (8) – Vinha bem antes do dilúvio, melhorou com a chuva, mas a festa acabou antes do esperado.
Lewis Hamilton (7,5) – Fez boas ultrapassagens, saindo do 13º posto, provando que está mais fácil ganhar posições na pista. Basta querer.
Nico Rosberg (5) – Precisa melhorar seu ritmo de corrida urgente. E este problema não é recente.
Felipe Massa (6) – Não passou para o Q2 pela trapalhada da equipe e pela sua incapacidade de questionar a estratégia discutida com os palhaços de vermelho. Não se assustem. Esta é a verdadeira Ferrari.
Sebastian Bourdais (5) – Está se esforçando. Tenho medo que seja pouco para manter o lugar no time.
Fernando Alonso (7) – Largou muito bem, foi a frente, segurou adversários, mas não deu pra segurar. Foi ultrapassado e se apagou lá atrás, chegando a rodar.
Kazuki Nakajima (5) – Carro 10! Piloto 0! Média: 5!
Nelson Piquet (3) – 20 X 0.
Kimi Raikkonen (10) – Depois de ser zoado pela equipe (dizem que foi o Schumacher) e ver a corrida acabar por incompetência dos donos da F1, foi tomar um sorvete e beber uma coca cola. Melhor, impossível.
Sebastian Vettel (4) – Largou lá atrás, passou por carros mais lentos, mas rodou no molhado.
Sebastian Buemi (2) – Saiu em último e lá deveria ficar. Ainda rodou na chuva.
Adrian Sutil (2) – Dá pra fazer mais com um motor Mercedes, não?
Giancarlo Fisichella (2) – Não fez cagadas, mas também nada digno de nota.
Robert Kubica (3) – Foi traído pelo motor BMW.
Heikki Kovalainen (sem nota) – Ainda não correu este ano. Que a China lhe traga bons ventos.

Marcel

Jenson Button (9) – Realmente, realizou uma má largada, perdendo duas posições, e mais umas, algumas curvas depois. Porém, recuperou-se brilhantemente, marcando, inclusive, a volta mais rápida da corrida. Destaque, também, para sua bela pole no sábado.
Nick Heidfeld (7,5) – Teve bastante sorte, é verdade, ma é um grande lutador. Caso vença uma corrida, superará com largas vantagens o recorde de “vitória com maior número de GPs disputados”.
Timo Glock (8,5) – Era o “vencedor natural” da corrida até certo momento. De qualquer forma, conquista um pódio merecidíssimo para si e para a equipe.
Jarno Trulli (7) – Esperava mais devido aos treinos. Pecou na largada.
Rubens Barrichello (8) – Não se pode dizer que Barrichello esteja mal. Nessa corrida, fez o que tinha ao alcance: já largaria perdendo 5 posições, portanto, optou por sair mais pesado. Fez uma boa largada, mas perdeu muito tempo atrás de Alonso – carro dez vezes pior – ao passo que Button sumiu. É urgente que Barrichello vença (ou ao menos supere Button) na China.
Mark Webber (7,5) – A Red Bull vem apresentando crescente melhora, mesmo sem os difusores, e muito se deve à experiência de Webber. Tem lutado muito.
Lewis Hamilton (7,5) – Tem andado mais que o carro permite.
Nico Rosberg (6) – Leão de treino?
Felipe Massa (6) – Nos treinos, “erro coletivo”. Em corrida, nunca foi bom de chuva.
Sebastian Bourdais (5,5) – Não tem sido uma vergonha, mas percebe-se que “aqui, não é o seu lugar”.
Fernando Alonso (6) – Uma largada estupenda (não é o único que usa KERS, é?), mas depois a deficiência de equipamento falou mais alto, e Fernando errou, até.
Kazuki Nakajima (4) – Briatore disse tudo: “De repente, Nakajima ficou fantástico”.
Nelson Piquet (3) – Coisa que me deixa assustado é vê-lo andando na zona de pontos. Mas logo as coisas voltam ao normal.
Kimi Raikkonen (10) – Eu já falei: essa cara devia correr nos anos 70!
Sebastian Vettel (3) – Fraquinho, fraquinho...
Sebastian Buemi (2) – “Quem me critica, não entende nada de corridas”, disse. Tudo bem, não vou criticá-lo.
Adrian Sutil (3) – Depois de Mônaco-2008, acho que nunca mais.
Giancarlo Fisichella (3) – Discreto.
Robert Kubica (2) – Pouco correu.
Heikki Kovalainen (sem nota) – Muitos já estão comparando o finlandês com michael Andretti que, em 1993, também na McLaren, demorou muito a passar da primeira curva.

Um comentário:

Unknown disse...

O Alonso deve estar muito bravo de ter que ver o Nakajima correndo com um carro bem equilibradinho e não conseguindo nada, enquanto ele se esforça com essa Renault horrível... impressionante como é ruim o japonês.

Nelsinho? Se for pra tomar 20x0 e ficar atrás em todas as corridas, melhor contratar algum juvenil que aceite correr por um salário 100 vezes menor do que o do Nelsinho. Vai ficar em último e tomar 20x0 mesmo, então pra que saber correr, não é verdade?

Glock: sabe que esse cara é esperto? Na verdade, a equipe Toyota está fazendo um grande trabalho na minha opinião, com Trulli e Glock sempre ameaçando as outras equipes. Podem chegar longe.

Kovalainen: bela comparação com Michael Andretti. Nem ano passado, quando a McLaren era poderosa, conseguiu algo expressivo; respeito a tradição da Finlândia na F1 mas, dessa vez, erraram na escolha.

Force India: prefiro os mini Baja do CEFET.

Agora, uma questão que dá até medo de falar e tal, mas tudo bem: o Rubinho não está tão bem como deveria estar. É lógico que uma corrida no escuro e com água caindo de balde do céu fica difícil traçar parâmetros, mas BEM PRA CARAMBA ele não está. Está de médio para bom apenas, mas tem que melhorar. O motivo é evidente: a atenção da equipe. Como bem apontado aqui, ele deveria ter passado o Alonso em poucas manobras, mas demorou a fazê-lo. Na classificação deveria ter ido um pouquinho melhor também, porque sinceramente quem tem o melhor carro na minha opinião não deveria ficar pensando em largar pesado, pra mim em termos estatísticos essa deveria ser a estratégia da galera lá de trás, mas tudo bem. A questão não é "aaaa, mas tem que ver que ele não passou o Alonso rápido pq o Alonso é um bi campeão, e não sei o que e não sei mais o que, blá blá blá"... acontece que, pra ser campeão, VAI TER QUE SOBRAR EM CIMA DOS CARAS BONS TAMBÉM, ou então vai ficar só querendo. Acredito que nunca na vida dele ele tenha conseguido uma chance tão grande de mostrar seu talento e ser campeão, com um carro superior e sem um piloto superprotegido no outro carro da equipe. Mas, SINCERAMENTE, ele tem que partir pra cima urgentemente, porque é isso que o Button pensou desde o começo.

Toro Rosso: foi bem ano passado, deveria ter contado com uma duplinha menor esse ano, vocês não acham?

Raikkonen: com tanta palhaçada da equipe e mudança nos carros, está apenas se divertindo. P.S.: não vi o Massa superior a ele (em termos gerais) em nenhum momento ainda.

Direção da F1 como um todo: nota 0, não se pode permitir, em pleno 2009, que uma corrida seja encerrada por faltar luz natural. Não é possível que ninguém tenha pensado que, se chovesse ou houvesse muitos Safety Car, a corrida ficaria no escuro. Ruim para nós também, que acordamos cedo e perdemos 1 horinha de fórmula 1 hehehehe

Abraço galera!