quinta-feira, 23 de abril de 2009

Notas - GP da China

Cassio

Sebastian Vettel (10) – Pole no sábado, vitória maiúscula no domingo. Primeira vitória da Red Bull, segunda vitória de Vettel, a segunda debaixo de água. Se apresenta para a disputa do título ao lado dos pilotos da Brawn.
Mark Webber (8) – Finalmente o leão de treino correspondeu na corrida! Largou bem, como de costume, e quando foi preciso, apertou o ritmo para vencer a disputa pelo segundo posto com Button.
Jenson Button (7,5) – Não foi um fim de semana brilhante. Largou em quinto, chegou a andar em segundo mas foi deixado para trás por Webber. Mesmo assim foi o suficiente para se manter na ponta do campeonato. Na F1 atual, regularidade basta para ser campeão, e parece que Button já aprendeu isso.
Rubens Barrichello (7) – Nem largando na frente e nem a pista molhada foram suficientes para que Rubens chegasse à frente de Button. Está deixando escapar aos poucos a maior chance da carreira para ser campeão.
Heikki Kovalainen (8) – Finalmente terminou sua primeira corrida no ano. E de quebra, igualou o número de pontos do companheiro de equipe no campeonato, ficando a frente no desempate. Guiou com segurança no piso molhado, e se aproveitou da inconstância de Hamilton para marcar seus pontinhos.
Lewis Hamilton (6) – Alternou entre besta e bestial durante toda a corrida. Ultrapassava três, rodava, e perdia as posições. Ia pra cima de novo, passava de novo, e rodava... de novo.
Timo Glock (8) – Ótima corrida de recuperação, depois dos problemas mecânicos nos treinos. Por outro lado, noto-se que faltou um ritmo melhor da Toyota durante a chuva.
Sebastian Buemi (7) – Largou em uma boa posição, e conseguiu se manter se manter na frente do grid até o final. Bela atuação para um novato.
Fernando Alonso (7) – Uma estratégia de pit equivocada o levou para o fim do grid, sem chances para uma grande recuperação. Mesmo assim, o espanhol foi ganhando posições e quase chegou aos pontos.
Kimi Raikkonen (5) – Se já parecia desmotivado quando tinha um carro competitivo, agora dispensa comentários. Além disso, apresentou problemas no carro durante as primeiras voltas, levando passada de todos os lados.
Sebastian Bourdais (5) – Já começa a comer poeira do novato companheiro de equipe. O fantasma de Bruno Senna começa a ficar cda vez mais nítido em sua cabeça.
Nick Heidfeld (4) – O carro não ajuda, e o piloto menos ainda.
Robert Kubica (3) – Com Kers ou sem Kers, o carro continua lá atrás. Ainda cometeu uma barbeiragem e tirou Trulli da prova.
Giancarlo Fisichella (5) – Atuação mediana na China. Mas o pit stop bizarro na Austrália continua dando o que falar dentro da equipe.
Nico Rosberg (3) – Uma atuação apagada somada a uma troca de pneu na hora errada jogaram o piloto alemão para as últimas posições. ACORDA NICO.
Nelson Piquet (1) – 21 X 0, fora o baile.
Adrian Sutil (1) – Se acidentou e abandonou sem nenhum destaque.
Felipe Massa (7,5) – Vinha bem na corrida, com chances de brigar pelo pódio mesmo tendo largado do meio pro fim do pelotão. Se não fosse a pane elétrica... Ferrari, deixa pro ano que vem.
Kazuki Nakajima (1) - Andou mais fora do que dentro da pista.
Jarno Trulli (5) – Carro com problemas, ainda foi abalroado por Kubica na entrada dos boxes. Fica pra próxima.



Marcel

Sebastian Vettel (10) – Seria exagero apontá-lo como principal candidato ao título ao lado dos pilotos da Brawn?
Mark Webber (8,5) – Uma corrida muito boa, igualando seu melhor resultado da carreira (Nurburgring, 2007). É pena ter um Vettel do lado. Mas poucos lembram que, não fosse a corrida com metade dos pontos na Malásia, Webber teria mais pontos que Vettel.
Jenson Button (7) – Button não fez uma prova excepcional: classificou-se muito atrás do que vinha fazendo, e chegou ao terceiro posto muito mais pela estratégia equivocada da Renault e o desempenho abaixo da média de Rubinho do que por algum mérito que tivesse. Foi ultrapassado com facilidade por Mark Webber. Mas é o líder.
Rubens Barrichello (6) – Pela terceira prova seguida, o brasileiro terminou atrás de Button. Ainda que pese o fato de ter largado na frente (até aqui, o placar das classificações registra 2 a 1 para o inglês), de ter atingido uma velocidade máxima superior à do companheiro, e ter registrado a melhor volta da corrida, fica a clara impressão de que Rubens está com alguma limitação em relação ao inglês. E, do jeito que tudo está acontecendo, pode ser que logo as chances de título se transformem em poeira, outra vez. A corrida de Barrichello foi muito fraca. A explicação dada pelo piloto é a de que ele teve “problemas nos freios”.
Heikki Kovalainen (7) – O finlandês, com o quinto lugar, chegou aos mesmos quatro pontos do companheiro de equipe, mas como foi o melhor resultado (!) da McLaren até aqui, aparece em 9º (Hamilton é 10°). Muito bom pra quem, até agora, não havia completado uma volta sequer.
Lewis Hamilton (5) – Fazia uma corrida genial – guardadas as devidas proporções: o inglês foi o primeiro a realizar alguma ultrapassagem na largada, e seguiu galgando posições. No entanto, uma série de erros acabaram estragando com sua epopéia: Lewis passava alguns pilotos e, de repente, rodava ou escapava da pista, tendo de refazer o que acabara de fazer. O sexto lugar acabou sendo lucro.
Timo Glock (8) – De 19º para 7º. Ótimo.
Sebastian Buemi (7,5) – Apenas a terceira corrida, uma boa atuação, mantendo-se na zona de pontos. Brigas boas com Alonso.
Fernando Alonso (6,5) – Alonso teve lances de céu e inferno: a surpreendente segunda posição no grid – muito motivada por estar mais leve – parecia mais confortável enquanto o Safety-car não deixava a pista. Até que a renault decidiu chamá-lo para fazer seu pit-stop (...) Fernando aplicou uma recuperação sensacional, pulando para o quinto lugar. (...) teve de retornar aos boxes e, na busca pela zona de pontos, acabou rodando.
Kimi Raikkonen (4,5) – Acabou se classificando entre os 10 primeiros (partiu em oitavo), mas na corrida só não era ultrapassado por quem não quisesse. E resultou que o finlandês terminou a etapa em décimo.
Sebastian Bourdais (5) – Bruno Senna!
Nick Heidfeld (3) – BMW ou Honda?
Robert Kubica (2) – Pelo menos ele pode dizer que Senna e Schumacher já fizeram igual.
Giancarlo Fisichella (4) – Como diria Roberto Carlos, "já está chegando a hora de ir...".
Nico Rosberg (3) – Leão de treino. Livre.
Nelson Piquet (1) – Não irei mais comentar.
Adrian Sutil (5) – Ele é bom de chuva, também. Estava em sexto. E tem o pior carro do grid, até que a Ferrai prove o contrário. Aquaplanou.
Felipe Massa (7) – Vinha bem na corrida.
Kazuki Nakajima (1) - who?
Jarno Trulli (5) – Ser zoado pela Mariana Becker é fim de carreira!



4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

só tenho uma coisa a dizer: 22x0

Anônimo disse...

Será que o Massinha roda com safety car de novo minha gente?

heheheheheeheheehehehehehe

Anônimo disse...

Marcel,
Não podemos esquecer também que caso não fosse o enrosco entre Vettel e Kubica na segunda corrida o alemão estaria com 24 pontos, seria vice líder, já Barrichello estaria com 15, atrás de Trulli.