terça-feira, 26 de maio de 2009

As Lágrimas de Maio - parte 2

No post do dia 7, falamos sobre as "Lágrimas de Maio", o mês mais triste da Fórmula 1: 4 foram os pilotos falecidos nesse mês: Ayrton Senna, Lorenzo Bandini, Gilles Villeneuve e o nosso homenageado de hoje, Alberto Ascari.
Há exatos 44 anos o piloto italiano nos deixava, após um terrível acidente em Monza, durante testes privados. O mais incrível é que, apenas 4 dias antes, o piloto havia sofrido um gravíssimo acidente no GP de Mônaco, quando caiu no mar (!).
Ascari foi um dos grandes pilotos da história da Fórmula 1, facilmente classificável entre os 10, 15 melhores já surgidos. Foi o primeiro bi-campeão da história, tendo enfrentado ninguém menos que Juan Manuel Fangio.
Suas grandes conquistas foram pela equipe Ferrari, e ele é até hoje o último italiano a ser campeão (Mario Andretti, consideremos americano) mundial.
As marcas desse grande piloto são impressionantes: 13 vitórias, 14 poles em 32 GPs, e dois títulos em cinco campeonatos. Tá bom ou quer mais? A ele pertence o recorde de vitórias consecutivas na históiria da Fórmula 1, com 9 trunfos entre 1952 e 1953, anos dos seus títulos.
Vale à pena conferir o vídeo a seguir...

Um comentário:

Djalma disse...

Dá até raiva (dá é satisfação!), ver Ascari e Fangio pilotando uma Ferrari, só de pensar que outros "pilotos" (?) já tiveram esse carro.

Imagino como se sentiu Villeneuve ao ver o queixo de arado jogando a Ferrari em cima do seu filho em 1997...