sexta-feira, 20 de junho de 2008

Considerações sobre os treinos livres

No 1º treino, pela manhã:

1- Massa
2- Hamilton
3- Kovalainen
4- Raikkonen
5- Kubica
6- Alonso

No 2º treino, à tarde:

1- Alonso
2- Massa
3- Raikkonen
4- Hamilton
5- Vettel
6- Kovalainen

Impressão minha ou esse Fernando Alonso Díaz, bicampeão mundial e dono de 19 vitórias na Fórmula 1, é bom de braço?

Ano passado, no GP da China, Sebastian Vettel, da Toro Rosso (3ª pior equipe), chegou ao 4º lugar, tendo largado na 17ª posição, numa corrida que contou com apenas 5 abandonos. Um Feito extraordinário. Pouco tempo depois, Flavio Gomes escreveu uma coluna afirmando que o piloto alemão "já fez mais que Hamilton", o "Robinho", "fenômeno da Fórmula 1". Concordo totalmente, mas reconheço que, para a maioria, é muito difícil assumir que você conquistar uma 4ª posição com um carro ruim é algo mais impressionante do que 4 vitórias com o melhor carro.

Cito esse caso para falar de Alonso e sua performance. O piloto anda numa equipe que é, com muito esforço, a 5ª melhor: anos-luz atrás da Ferarri, e a uma vida de BMWs e McLarens, a Renault também em tido desempenho inferior à Red-Bull que, oh!, é equipada também com motores Renault. Alonso não tem convertido em resultados o seu talento e o seu enorme esforço com a equipe medíocre. São 9 pontos em 7 corridas, o que, para a turma do "só com o melhor carro", é mais do que um trunfo.

Mas Alonso só não está mais à frente no campeonato, porque o carro, além de ruim, tem-no deixado na mão muitas vezes: no GP da Espanha, por exemplo, Alonso marcou o segundo melhor tempo nos treinos, o que é algo fantástico, principalmente porque a Renault, em 2007, não alinhou NENHUMA vez na primeira fila. Bastou que Fernando voltasse para as coisas mudarem de figura. Naquela corrida, Alonso andou boa parte entre os três primeiros, e tinha grandes chances de um 5º lugar quando o motor estourou: seriam 4 pontos.

Na última corrida, no Canadá, Alonso podia até vencer (graças à genialidade de Lewis gênio Hamilton), e estava causando suor em Heidfeld quando o seu câmbio travou - há quem julgue um erro do espanhol, lógico! -, tendo de abandonar imediatamente. Pouca gente nota, porém, que Alonso manteve-se o tempo todo á frente da Ferrari de Felipe Massa, sem jamais ser ameaçado de verdade. Contando com a barbeiragem de Lewis, Alonso teria, pelo menos, um 3º lugar na conta: mais 6 pontos.

No GP de Mônaco, acabou por precipitar-se, tentando uma ultrapassagem num lugar quase impossível. Não contaremos, portanto, nenhum ponto a seu favor, embora há que se reconhecer a bela corrida que ele vinha fazendo. No Bahrein, onde foi décimo, há que se contabilizar pelo menos um 7º lugar, só não conquistado por conta de (ele, de novo!) mais uma atrocidade de Hamilton, que enfiou o carro na parte de trás do Renault: mais 2 pontos.

Portanto, Alonso perdeu, não por erro e sim por "azar" - não no sentido popularesco - 12 pontos, o que lhe conferiria 21 pontos no Mundial. 21 pontos, para efeito de comparação, é tudo o que Giancarlo Fisischela conquistou nos 17 GPs de 2007! Além disso, 21 pontos colocariam Fernando em sexto no mundial, à frente de Heikki Kovalainen, piloto da (oh, surpresa!) McLaren, ex-equipe de Fernando. O talento de Alonso, muito mais que na eventual melhora da Renault, está à prova pela decadência (sem elegância) da McLaren.

Vejam: Ao final da 7ª etapa de 2007 a McLaren contabilizava 106 pontos no mundial: agora, são 53. Isso mesmo, ME-TA-DE dos pontos! Na 7ª corrida de 2007, a McLaren contabilizava 4 vitórias, e a Ferrari três; hoje, são 2 vitórias do time de Ron, ante 4 da Ferrari e uma da BMW. Isso mesmo, ME-TA-DE das vitórias (vale lembrar que foram duas de Alonso e duas de Lewis); Em 2007, a McLaren marcara a primeira fila consecutivamente nas 3 recentes corridas até a 7ª etapa; Hoje em dia... NENHUMA. E, por fim, a McLaren liderava ambos os mundiais à essa altura, no ano passado. Hoje, é a terceira, 17 pontos atrás da segunda.

Loucura? Coincidência? O engenheiro construiu mal o carro? Houve azares para os pilotos? Ou Alonso faz falta?... Se cuidem, Raikkonen, Hamilton, Kubica e Massa. Aproveitem enquanto há tempo!

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ótimo balanço da temporada do Alonso até esta corrida. Interessante que o Sr. Flávio Gomes afirmou em sua coluna de 20/06/08 que "o espanhol não está operando os milagres que a Renault esperava dele". Ou o Sr. Gomes é cego ou eu estou enchergando chifre em cabeça de cavalo. Afinal, como foi bem observado, Fernando poderia estar agora com 21 pontos, não fosse alguns momentos de azar. E realmente, a queda da McLaren é basicamente a falta do tal "meio segundo" que o Fernando afirmava ter trazido para a equipe. Meio segundo tem sido a diferença média entre as Ferrari e as McLaren neste ano. Hamilton está levando a equipe nas costas, mas ainda é jovem e a falta de experiência está começando a pesar, cometendo mais erros além dos que causaram a perda do último título.
Realmente uma pena que poucas pessoas percebam o que Alonso vem fazendo pela Renault.

Mudando um pouco de assunto, o Massa deixou todos pra trás nos treinos livres da manhã, com grande diferença de tempo. O Kimi parece não conseguir (ou não querer) acompanhar o ritmo do brasileiro em treinos. Em corrida, vejo o finlandês com uma leve vantagem. Mas temo que, se ele não conseguir igualar o ritmo do Graça, acabe perdendo a pouca vontade que ele tem de correr. Parece que o tal assunto da aposentadoria tem ocupado mais a cabeça dele do que a vontade de conquistar o bi-campeonato.

Abraços