sábado, 21 de março de 2009

Futebol e Fórmula 1

No post passado, comentei - menos em alusão às pernas tortas e mais ao espetáculo que ambos proporcionavam à torcida - que Gilles Villeneuve foi o "Garrincha da Fórmula 1". O comentário foi despretensioso, e apenas quis fazer uma alusão àquele piloto que, como o Mané, foi a "alegria do povo".


Gilles Villeneuve, no famoso duelo com René Arnoux, no GP da França de 1979: o maior duelo da história da F-1, e uma das mais belas ultrapassagens...

Compilação de lances de Garrincha, nas copas de 1958 e 1962: foi um dos destaques da belíssima seleção de 58, e considerado o craque de 62...


Como disse, o meu comentário associando Gilles a Garrincha foi apenas uma forma de ilustrar melhor o que Villeneuve representava. Mas não imaginávamos que a mistura de F-1 com Futebol traria tanta repercussão...

Na última sexta-feira (20) Felipe Massa deu uma entrevista ao jogador Kaká (trata-se de um novo programa da TV Italiana, cujo nome será "Grand Prix") e, fez uma curiosa comparação: "[Ayrton] Senna e [Michael] Schumacher são um pouco como Pelé e Maradona da Fórmula 1".

Porém, na visão do piloto, na hora de comparar os nomes do automobilismo e do "soccer", Massa inverteu a ordem dos fatores, assim alterando também o produto: "Eu corri com Schumacher e, para mim, ele é um exemplo como Pelé". E Felipe acrescentou: "O piloto mais completo".

Foi o que bastou para que surgissem os mais diversos comentários em fóruns de debate na internet: de um lado, os fãs de Ayrton ficaram revoltados com a comparação do brasileiro com Maradona e principalmente com a de Schumacher e Pelé. "Senna deveria ser Pelé", muitos disseram.

Do outro lado, os detratores de Ayrton Senna, aqueles que chamam toda pessoa que demonstre preferência pelo brasileiro (seja na comparação com De Cesaris, Schumacher ou em geral) de "viúvas" e "carpideiras vestidas de preto", ficaram contentes como se essa fosse mais um título de Schumy.

Porém, a declaração de Felipe não é pioneira nesse aspecto. Ano passado, foi Flavio Briatore quem veio a campo comparar jogadores e pilotos. E o chefe da Renault, qual Massa, relacionou Senna e Maradona. Porém, na hora de ladear Schumacher, o escolhido foi o holandês Marco Van Basten.

Segundo Briatore, "O único Maradona que vi na Fórmula 1 foi Senna. Michael Schumacher está em outro nível, poderia ser comparado a Van Basten".

Como entender, e como comparar, ambas as declarações? Senna foi comparado a Maradona por duas pessoas diferentes em posições igualmente distintas: um é brasileiro, o outro é italiano; um foi piloto de testes (2003) e companheiro de equipe (2006) de Schumacher, enquanto que o outro foi chefe de equipe do alemão (entre 1991 e 1995).

Porém, na hora de comparar Schumacher, as opiniões se dividiram: para Briatore, Schumy é Van Basten, enquanto que para Massa Michael é Pelé.

Marco Van Basten foi um dos 10 melhores jogadores da história, talvez o "maior camisa 9" de todos os tempos: foi eleito o melhor do mundo da FIFA em 1992, além de ter ganho o prêmio da France Football nesse mesmo ano e em 1988 e 89 - ainda não havia eleição da FIFA. Foi campeão mundial e italiano, com o Milan, e campeão da Eurocopa com a Holanda. Foi técnico da Holanda entre 2006 e 2008, fazendo elogiadíssimas campanhas na Copa do Mundo e na Eurocopa. um currículo para ninguém botar defeito.

Diego Maradona dispensa apresentações: campeão mundial com a Argentina em 1986, foi bicampeão italiano, da Copa da UEFA e da Copa da itália, pelo Napoli, sendo escolhido melhor jogador da copa do mundo de 1986, e principal jogador das temporadas 86-87 e 87-88, Ainda, seu gol contra a Inglaterra na Copa de 1986 foi escolhido o "mais belo da história das copas", pela FIFA em 2002.

Pelé, também dispensa quaisquer introduções: foi o maior artilheiro da história do Futebol, de acordo com a FIFA [1.281 gols em 1324 jogos]; foi, também, o único jogador a ter três títulos de Copa do Mundo [1958, 1962 e 1970] no currículo; Além disso, foi duas vezes campeão da Libertadores e Mundial com o time do Santos. Em 1980, foi votado como o "Atleta do Século XX".

Acontece, porém, que Maradona conforme dito acima foi craque na Europa, principalmente na Itália, e motivo esse leva a maioria dos europeus [principalmente os italianos] a considerarem Maradona - e não Pelé - o melhor jogador da história. Já para os brasileiros, Pelé é intocável, e único. Por isso, a não comparação com Pelé irritou tanto os brasileiros que amam Senna; e, da mesma forma, alegrou tanto os que não gostam do tricampeão ver Schumacher e não Ayrton ser ladeado com "o maior jogador de todos os tempos".

As declarações de Massa e Briatore, comparando Diego e Senna, são, embora idênticas, diametralmente opostas em sua essência: Briatore exaltou Senna (e por isso usou o termo ÚNICO, antes de mencionar o nome do craque argentino); já Massa, citou Senna no diminutivo pois o termo "MAIS COMPLETO" veio para Pelé-Schumacher, e não para Ayrton-Maradona.

Fora isso, o fato de Massa ter dito na própria entrevista que "A Ferrari é uma religião" e de sabermos como é seu relacionamento com Schumacher, explicam a escolha que o brasileiro fez. Já Briatore, que foi chefe de Schumacher por 4 temporadas, e mantém até hoje um bom relacionamento com o alemão, inclusive enviando felicitações ao tedesco em seu aniversário, não parece ter deixado o lado pessoal influenciar nas suas escolhas (Briatore e Senna nunca se deram bem, trocando diversas farpas ao longo de 1993 e no início de 1994).

A associação de Schumacher a Pelé, porém, é verdadeira quando vista sob a ótica dos números: o alemão, a exemplo de Pelé, possui os principais recordes da F-1. E a associação de Senna a Maradona também é perfeita nesse aspecto, pois ambos tiveram grandes conquistas, ainda que não tenham sido os primeiros em quantidade.

Quando vista na questão espetáculo/paixão que proporcionaram ao longo de suas carreiras, associar Maradona a Senna também é o correto, pois Pelé pode até ser mais famoso que Maradona, mas Diego certamente é mais amado por onde é conhecido: Itália, Espanha ou Inglaterra. E Pelé, jamais conseguiu ser um ídolo genuíno, nem mesmo no Brasil (e aí, Schumacher e Pelé são idênticos), enquanto que Maradona é venerado na Argentina.

Por fim, associar a qualidade dos jogadores e dos pilotos, ladear Maradona com Ayrton Senna também se me parece o correto, pois ambos são invariavelmente citados entre os melhores da história (muitas vezes, em primeiro); Digo isso porque o Pelé da Fórmula 1 foi Juan Manuel Fangio.


Já Schumacher, creio que Briatore o colocou no lugar certo associando-o com Van Basten (ainda que eu ache a conduta esportiva de Marco centenas de vezes superior a de Schumy).

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gérman Herrera disse...

Comparações são boas, mas apenas comparações.

Lá vem mais uma pra discussão.

Se quiserem, podemos comparar Michael Schumacher com o americano Michael Phelps (mesmo nome, que coincidência!), o recorditas das piscinas mundias, o maior de todos os tempos. Portanto, Phelps seria o Pelé das piscinas.
Só que esta comparçaõ tem dois lados. O outro lado da moeda é comparar alguém com o Phelps fora das piscinas, aquele que apreceu usando drogas, mas para podermos comparar alguém com este Phelps seria somente o eterno "cheirador", que nunca jogou bola, só usou drogas na vida, e mais nada, Maradona. Claro que esta comparação seria para os brasileiros que ficaram brabos com a declaração de Massa, onde já se viu, comparar Senna à Maradona, impossível diriam alguns, outros até gostaram. Se há algum lado bom na pessoa, ela é o Pelé sei lá do que, se tem o lado ruim ela é o Maradona. Agora, se Massa comparasse Phelps com os pilotos, ele diria que Schumacher é o Phelps de dentro das piscinas, portanto o Pelé? Mas daí Maradona seria o Phelps fora das piscinas, portanto ele seria Senna também?

O interessante é que a maioria das pessoas acham que Pelé é o maior e Maradona um nada. Um é brasileiro, o outro, apenas argentino.

O certo é que as declarações só são feitas se convém a alguém, neste caso Massa. Ele quer na realidade é garantir sua "aposentadoria" pela Ferrari, e dar un chute na bunda do finlandês, já que este estava cagando no GP Brasil 06 enquanto Pelé falava com todos os pilotos.

E mole aguentar essas declarações?

Anônimo disse...

A verdade é o seguinte: o Felipe estava há muito tempo (parece que a BrawnGP já existe faz tempo hein?) fora do centro das atenções dos brasileiro, só se fala de Rubinho pra cá, Rubinho pra lá, daí ele precisa de uma declaração dessas. Como muitos brasileiros (Romário)dizem: "Pelé de boca fechada é um poeta", parece-me que Massa quer seguir o mesmo caminho.

Concordo com Djalma, o melhor é deixar cada esporte em cada lugar.

Abraço a todos do blog. Falta uma semana!

Lucas Ferreira disse...

Concordo com você em varios pontos, mas acho que nós ainda não podemos dizer quem foi quem na F1, em comparação com o Futebol, e isso é simples, enquanto no Futebol, é incontestavel que o Pelé foi maior de todos, na F1, não temos a certeza de quem foi o maior, eu por exemplo, acho o Schumacher o maior de todos os pilotos, acredito que a maioria dos Brasileiros achem o Senna, temos o Argentinos, que teimam no Fangio, e com razão, ou os ingleses com o Jim Clark, enfim, não temos ainda o maior de todos os tempos na F1, só temos opiniões....
Mas foi bom você levantar está questão, eu como fã do Schumacher, defendo a minha opinião, e acredito sim que o Schummy tenha sido o Pelé e o Senna o Maradona, mas é claro que cada um tem a sua opinião, e respeito a de todas, principalmente a sua que tem bons argumentos, enfim otimo texto, hehe.

Abraços