Um blog original e imparcial sobre a categoria máxima do automobilismo. Neste espaço você irá encontrar notícias comentadas, vídeos, fotos, curiosidades, análises, história e muita opinião.
terça-feira, 26 de maio de 2009
As Lágrimas de Maio - parte 2
segunda-feira, 25 de maio de 2009
O GP de Mônaco
Confiram a matéria.

sábado, 23 de maio de 2009
Meninos, eu (não) vi... - parte 3
Se você for ao "Dicionário da Fórmula 1", verá que o substantivo Ayrton, na variável Senna, tem alguns sinônimos: chuva, arrojo, rapidez, vitória de ponta-a-ponta e pole-position são alguns deles. Mônaco é o outro. Nesse video, confiram a pole-position conquistada em 1985 - o video erra ao dizer 1986 -, a primeira de suas 5 no principado. Esse é outro que o pessoal atual deveria assistir.
Eis o Rei de Mônaco. E hoje é o aniversário de 16 anos de sua 6ª e última vitória no principado.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Meninos, eu (não) vi... - parte 2
Esse cara é outra lenda. O video a seguir vem do filme "The Weekend of a Champion", do genial diretor Roman Polanski (autor de clássicos como O Pianista e Chinatown), feito em 1971.
Aqui, Sir Jackie Stewart explica como dirigir em Mônaco. Sim, isso mesmo. Fico imaginando se alguns dos pilotos atuais assistissem tal vídeo. Poderiam aprender alguma coisa, não?
O video é em inglês, mas algumas frases ditas por Stewart são simplesmente sensacionais.
Primeira
No começo do vídeo, ele diz: "Monte Carlo deve ser pilotada suave e silenciosamente".
Segunda
Depois, o interlocutor diz: "Quando eu vi você treinando, você parecia ser o mais lento". E Stewart: "Fico feliz com isso".
Terceira
Stewart começa a explicar sua trajetória com um pequeno objeto, e fala de como frear, em Mônaco: "Em vez de frear com força, você freia com gentileza, calmamente (...) Não aperte os freios, apenas os toque".
E o Gran Finale, que vai de encontro ao post anterior, e encerra de modo perfeito esse post: "Tenho certeza que se você perguntar a Fangio, ele dirá que o modo mais devagar é o mais rápido em Monte Carlo".
Acho que Jackie Stewart deve saber alguma coisa, afina, venceu lá por três vezes (1966, 1971 e 1973).
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Meninos, eu (não) vi... - parte 1
Mas quem dera visse!
Chegamos agora ao GP de Mônaco, a famosa "pista mais charmosa do calendário" e o "circuito mais desafiador do campeonato". Esses dias, Lewis Hamilton declarou que "tem que ser macho pra vencer lá". Alonso também havia declarado que vencer lá é "o desejo de todos os pilotos".
Hoje tivemos os treinos livres - em Mônaco, tudo é diferente - e alguém vai se surpreender quando eu disser que terminou com o melhor tempo? Pois é, Nico Rosberg! Treino livre é com ele mesmo. Aí vem a classificação, e ele cai pra trás...
Mas vamos agora falar de um gênios. Vamos falar daquele que foi, muito provavelmente, o melhor dos pilotos da Fórmula 1.
Seu nome não está inscrito entre os maiores vencedores de Mônaco (há que se considerar, porém, que ele disputou poucas provas por lá): venceu duas, em 1950 e 1957, justamente sua primeira e sua última temporadas na Fórmula 1.
Durante os anos 60, ele gravou esse vídeo incrível que é mais uma das demonstrações de seu talento fora do comum, e de quão difíceis (em termos de segurança, de qualidade do equipamento, etc) eram "as coisas" na sua época.
O magnífico Juan Manuel Fangio. Uma verdadeira aula.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Notícias (?) - Parte 9

quinta-feira, 7 de maio de 2009
As Lágrimas de Maio
Lorenzo Bandini é um piloto que não obteve um sucesso semelhante a qualquer um três "pilotos de maio", e sua carreira, muito breve (disputou apenas 42 corridas ou meras 4 temporadas completas), não obteve números maiores que uma pole e uma vitória. Mas isso não diminui a adoração e o carinho que os italianos têm por ele - especialmente porque Bandini correu a grande maioria de seus GPs pela Ferrari -, tanto é que anualmente acontece uma premiação que leva o seu nome (o vencedor desse ano foi Vettel).
Sua melhor temporada, em termos de número, foi 1964: ano em que obteve sua única vitória, classificou-se em quarto no campeonato. Mas infelizmente ficou marcado pelo acidente com Graham Hill na última corrida: Bandini chocou-se com Hill, e com isso o campeão acabou sendo seu companheiro de equipe, John Surtees.
Bandini acabou se tornando a grande esperança italiana em 1967, quando assumiu a "vaga" de primeiro piloto, após duas fracas temporadas da Scuderia.
O primeiro GP de Lorenzo naquele ano foi em Mônaco. Marcou o segundo melhor tempo nos treinos, mas conseguiu assumir a ponta logo no início, e assim seguiu por longas, longas voltas.
Algumas curvas depois da saída do túnel, Bandini perde o controle do carro e bate contra a proteção de feno (!). O carro explode em chamas, e o socorro nada pode fazer. Lorenzo ainda sobreviveria por mais três dias.
Muitos acreditam que o piloto tenha sucumbido à exaustão de pilotar por mais de cem voltas aliada ao calor excessivo que fazia no dia.
Segue tocante vídeo sobe o final de semana trágico. É em italiano, mas creio que vocês conseguirão captar a mensagem.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Crise

segunda-feira, 4 de maio de 2009
Notícias - Parte 8

Carta da FIA a Senna, 1990.
sábado, 2 de maio de 2009
15 anos... - Parte II

sexta-feira, 1 de maio de 2009
15 anos...
Capacete usado no GP do Brasil de 1991.
Capacete usado na sua primeira vitória (1985).
Capacete usado durante a temporada de 1987.