quarta-feira, 24 de março de 2010

GP da Austrália - Preview

Nesse fim-de-semana, no circuito de Albert Park, acontecerá o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, o 26º da categoria naquele país. A primeira corrida de F-1 por lá aconteceu em 1985, com pole de Ayrton Senna e vitória de Keke Rosberg.
Desde então, tivemos diversos vencedores, mas o que mais faturou troféus de primeiro lugar foi Michael Schumacher, com 4 vitórias. Depois, vêm Prost, Berger, Senna, Hill e Coulthard, todos com dois triunfos. Dos outros atuais, Alonso, Hamilton e Button já venceram o GP.
Estive olhando o histórico e, desde 1996 (quando a etapa australiana saiu de Adelaide e foi para Melbourne), apenas em 1997, 2003 e 2005 o ganhador desta etapa não foi vencedor ou vice na respectiva temporada. Mais: das últimas 10 provas, em 8 o primeiro colocado foi campeão mundial ao fim do ano.
Mera coincidência?...
Em todo caso, embora oficialmente o GP da Austrália só tenha sido adotado em meados dos anos 80, lá acontecem provas importantes desde 1928. A Austrália é um país representativo na Fórmula 1: além de contar com a presença de Mark Webber, o país formou dois campeões mundiais que somam 4 títulos: Jack Brabham (1959-60-66) e Alan Jones (1980).
Pesquisando no Youtube, encontrei esse excelente video de uma etapa da Tasman Series, de 1969, em Lakeside. Pilotos do mais alto nível da época, como o então campeão mundial Graham Hill, participaram. A prova foi vencida pelo lendário Chris Amon, dirigindo uma Ferrari.
Amon é muito reconhecido pelo seu amplo talento mas, infelizmente, terminou sua carreira sem jamais ter conquistado uma vitória na F-1, embora marcasse 5 poles e 3 melhores voltas. Passou para a história como o "mais azarado de todos os tempos".

Nenhum comentário: