sexta-feira, 12 de março de 2010

GP do Bahrain - Treinos

A temporada 2010 começou, finalmente.
Na última madrugada tivemos os dois primeiros treinos livre na pista asiática, que aumentou em quase 1km. Tivemos duas sessões bastante distintas (mais informações aqui e aqui).
Na primeira delas, vimos Adrian Sutil e a Force India em primeiro lugar, com as duas Ferrari completando as duas primeiras filas (entre eles a Renault de Kubica), com Alonso em 2º e Massa em 4º. Depois vieram as duas McLaren, seguindo a ordem numérica dos carros (Button/Hamilton). As Mercedes foram apenas 8º (Rosberg) e 10º (Schumacher). Das favoritas, a decepção foi a Red Bull, com Webber em 9º e Vettel como 13º.
No entanto, para a segunda sessão, tudo mudou: a "pole" ficou com Rosberg, seguido por Hamilton, Schumacher e Button, nessa ordem (domínio absoluto dos motores Mercedes). Vettel superou Webber (foi 13º) e surgiu em 5º. As Ferrari é que ficaram para trás, com Massa (o 7º) à frente de Alonso (o 9º).
Não sabemos em que medida houve alterações de combustível no que se refere às primeiras sessões, mas tenho a leve impressão de que o segundo treino foi "mais real". Obviamente, a Ferrari deve conquistar posições melhores que as do último treino e, assim, as quatro melhores equipes deverão compôr o "Top 10", com a citada Force India, uma Williams (Hulkenberg ficou à frente de Barrichello em ambos os treinos) ou ainda a Renault (Petrov superou Kubica na segunda parte) nesse "bolo".
Nota triste para os brasileiros estreantes: carros que são verdadeiras bombas tendem a comprometer carreiras promissoras.
A temporada começa bem e com muitas expectativas. Amanhã, o primeiro teste de fogo para pilotos e equipes.
Na nossa "enquete de pré-temporada" perguntamos sobre quem seria o campeão. Demos a opção de quatro pilotos, e por "outro" devemos entender "Button e Vettel". Schumacher ganhou tranquilo essa primeira disputa (imagino como ele deva estar feliz com tal notícia): obteve 26 votos. As Ferrari aparecem completando o pódio (18 votos para cada). Só depois surgem os pilotos de McLaren e Red Bull (Hamilton com 4, "outros" com 4) .
E como será na prática?
O texto "Fórmula Madonna", de Eduardo Corrêa, é uma excelente leitura desse início de temporada e nos diz o que esperar dos duelos internos das grandes equipes, além de traçar ótimos perfis técnicos dos principais pilotos.

Um comentário:

Jean Corauci disse...

Ola, muito bom seu blog da uma olhadinha no meu tb www.gpexpert.blogspot.com quem sabe naum fazemos uma troca de banners ou algo parecido, quando ao treino eu esperava mais da equipe do Senna, mas só amanhã que vai dar para sentir realmente como vai ser 2010