Estatísticas Impressionantes - A
Jenson Button, como dito no post anterior, marcou quase 90% dos pontos que disputou: até aqui, tivemos 35 pontos em jogo, e o inglês somou 31. Puxando na memória, concluímos que raros casos podem ser comparados ao que o piloto da Brawn vem fazendo neste primeiro quarto de temporada. Vamos a eles.
- Em 1988, Alain Prost venceu a primeira, depois foi segundo, e ganhou mais duas vezes (91,6%);
- Em 1989, Ayrton Senna não pontuou na primeira etapa, mas venceu as três seguintes (75%);
- Em 1991, Ayrton Senna venceu as quatro primeiras etapas (100%);
- Em 1992, Mansell realizou o mesmo (100%);
- Em 1994, Michael Schumacher também (100%);
- Em 1996, Damon Hill venceu as três primeiras e foi quarto colocado na quarta etapa (82,5%);
- Em 2000, Michael Schumacher venceu três provas e foi terceiro na quarta etapa (85%);
- Em 2002, Michael Schumacher venceu o GP de abertura, foi terceiro na prova seguinte e venceu outras duas (85%);
- Em 2004, Michael Schumacher venceu as primeiras 4 corridas (100%);
- Em 2005, Fernando Alonso foi terceiro colocado no primeiro GP, e venceu os três seguintes (90%);
- Em 2006, Fernando Alonso intercalou duas vitórias (1ª e 3ª corridas) e dois segundos lugares nas primeiras 4 etapas (90%);
Nos últimos 21 anos, tivemos 11 casos de pilotos que obtiveram desempenho tão bom quanto o de Button ou mesmo superior. Importante dizer que apenas nos primeiros dois casos é que o campeão não foi aquele que obteve a seqüência fulminante: coincidência ou não, o campeão de 88 foi Senna, e o de 89, Prost (e em 1994... bem, isso é outra história).
///
Por falar em estatísticas e percentagens, que tal falarmos da Ferrari?
Estatísticas Impressionantes - B
Esse campeonato de 2009 é, SIM, o PIOR início da história da Ferrari.
Apenas em 1969, 70, 80 e 81 - e 2009 - a equipe italiana ficara sem pontuar nas primeiras três corridas. E, tal qual os casos mencionadoss, em 2009 os primeiros pontos vieram na quarta corrida. Foi dito que, apesar da má fase, os três pontos conseguidos por Kimi pelo menos "livravam a cara" da Ferrari como pior campanha da equipe nos mundiais.
Acontece, porém, que nos primeiros quatro casos a "Scuderia" conseguiu algo melhor que a sexta posição. Vejamos.
- Em 69, a Ferrari conquistou uma terceira colocação em seu quarto GP, com Chris Amon;
- em 70, Ignazio Giunti conquistou uma quarta posição depois de não ter pontuado nas primeiras três;
- Em 80, Jody Scheckter foi o quinto colocado na quarta etapa;
- Em 81, Didier Pironi foi o quinto colocado após três corridas "em branco".
É, portanto, o pior início de temporada da Ferrari em toda a história dos mundiais.
E é o pior início de temporada da carreira de Felipe Massa. Dentre os brasileiros que venceram corridas, Massa só encontra paralelo com o Barrichello de 1993 (só pontuaria na 15ª corrida), 1995 (pontuou na sexta) e 2007 (não pontuou ao longo do ano), no Carlos Pace de 1973 (pontuou na 11ª), e no Nélson Piquet de 1979 (pontuaria na 12ª).
Porém, é ÓBVIO que os carro e Barrichello e Pace eram muito piores que o atual de Massa. Aliás, o próprio Massa já fez melhor com carros piores: nem em suas temporadas na Sauber o piloto passou as quatro primeiras em branco.
///
Como o amigo leitor vê essas situações?
4 comentários:
Caaaalma lá! Concordo que as escuderias de Barrichello e Pace eram piores nas épocas em que seus desempenhos foram ruins. Mas que o carro deles eram tão piores assim que o de Massa hoje a ponto da palavra "ÓBVIO" ter sido colocada em caixa alta, aí é diferente... em relação aos outros carros, a Ferrari foi sim até agora uma das piores do grid, independentemente de besteira de equipe e erros de pilotos. Quem teve KERS funcionando beleza e difusor duplo até agora deitou e rolou em cima dela. Então, comparando cada carro com os demais do grid de sua época, o carro da Ferrari até agora tá bem fraco sim. Na China, Raikkonen foi ultrapassado até por um fiscal que tava dando uma volta correndo a pé na pista. Nos treinos livres para o Bahrein, Massa e Raikkonen conseguiram um grandioso penultimo e ultimo lugares (mostrando que o problema não estava no piloto).
Por um lado, é triste ver a Ferrari tão mal assim. Por outro, é bom se expor ao ridículo um pouco pra dar uma sacudida na equipe.
Henrique, obrigado pelo comentário. Valeu a chacoalhada. Realmente, acho que forcei um pouco a barra com o "ÓBVIO", tu estás certo.
Porém, você concorda comigo que a Jordan-Hart (lembremos que Barrichello andou em terceiro boa parte do tempo em Donington, terceiro GP), em 1993 estava atrás de pelo menos sete equipes? Williams, Benetton, McLaren, Ferrari, Ligier, Lotus e Sauber (e não estou nem usando a tabela de construtores, pois ficou atrás de outras!)? Concorda que a Honda-2007 só era melhor que a Spyker? E a Surtees de 1973, não estava muito atrás de McLaren, Tyrrel, Lotus e ainda perdia pra Ferrari, MRD, BRM e Shadow?
Mas como eu disse, o próprio Felipe, com a Sauber (que em 2002 era a quinta ou sexta equipe), chegou a marcar pontos na segunda etapa.
Abraços!
Eu não discordo não! Pelo contrário, eu lembro o quanto esses caros eram horríveis (exceto pelo do Pace pq esse eu realmente não sabia que era tão ruim, fui saber através de vcs). A Honda 2007 era horrorosa, a ponto da equipe se desculpar publicamente com os pilotos.
Eu só interpretei, pela maneira como a frase foi escrita, que o que se pretendeu dizer é que os pilotos estão muito ruins. Eu acho que é tipo 90% falta de qualidade do carro e 10% dos pilotos. Não acho que esses 10% do piloto sejam por "erros absurdos" ou falta de qualidade, mas acho que nessa hora deve bater um pensamento do tipo "puta merda, ano passado a gente era do topo, agora a gente ta limpando a pista pros caras desfilarem", daí deve bater aquele desanimo mesmo. O Raikkonen está quase que declaradamente descompromissado... pelo que andei lendo hoje, pode pintar Alonso na Ferrari ano que vem, e já não me restam dúvidas de que será no lugar dele. O Massa tá visivelmente desanimado, mas quem não estaria? Passar de um potencial candidato a campeão para um dos lanternas do campeonato, zerado em pontos. Contudo, não dá para não notar a falta de qualidade do carro: atrasado em aerodinâmica, atrasado em desenvolvimento do KERS, motor Ferrari não tá mais fazendo a diferença, problemas eletrônicos (o da China tirou Massa da prova, o do Bahrein prejudicou no uso do KERS, problema na caixa de câmbio que tirou o Massa na Austrália... quando se viu um carro da Ferrari tão bichado assim? A Brawn não teve qualquer problema mais sério em quatro corridas, apenas probleminhas que comprometeram levemente o desempenho (logicamente, do Rubinho). Seria SENSACIONAL se o Schumacher estivesse correndo com esse carro horrível da Ferrari, queria ver o que a imprensa ia falar.
Postar um comentário