sábado, 16 de agosto de 2008

Desfazendo Mitos - Parte 2

Nesta segunda parte, o F1 Critics derrubará o seguinte mito: Michael Schumacher só perdeu o título de 2006 pela quebra do motor em Suzuka.
Os admiradores e fãs do piloto alemão têm disseminado esta falácia para explicar de forma simples e cabal a perda do título para o prodígio espanhol. Fazem isso como se o fato de perder para o campeão mais jovem da história fosse algum demérito.
Para um espectador desatento, esta frase parece correta. Alonso e Schumacher chegaram empatados em pontos no Japão, palco da penúltima corrida da temporada. Na corrida, Massa largou na pole, seguido por Schumacher. Alonso foi apenas o quinto no grid. Em 14 voltas, o alemão liderava, seguido por Alonso. Faltando 16 voltas para o fim, o motor da Ferrari quebra e a vitória cai no colo do piloto espanhol.




Mas então, vejamos o que realmente aconteceu nesta ótima temporada, a última de Schumacher nas pistas.
A primeira metade da temporada foi dominada pela Renault, com 7 vitórias em 9 GPs, sendo 6 delas de Alonso. Além das vitórias, o espanhol conquistou ainda 3 segundos lugares, anotando 93% dos pontos possíveis. Schumacher conseguiu duas vitórias, 4 segundos lugares, um quinto, um sexto e um abandono por erro de pilotagem, anotando 66% dos pontos possíveis.
A segunda metade foi dominada pela Ferrari, com 7 vitórias em 9 GPs, sendo 5 delas de Schumacher. Além das vitórias, o alemão conquistou um terceiro, um quarto e um oitavo lugar, somando 69% dos pontos possíveis. Alonso conseguiu apenas uma vitória neste período, mas conquistou 4 segundos lugares e 2 quartos lugares, somando 55% dos pontos possíveis.
Nota-se, então, que Alonso aproveitou muito bem a metade do campeonato em que teve o melhor carro, ao contrário de Schumacher, que não obteve um bom aproveitamento quando teve o melhor carro.
Ora, então a vitória que falta para Schumacher é exatamente a do Japão!!! Será?
Considerando que o alemão não abandonasse no Japão, ele anotaria 80% dos pontos possíveis na segunda metade do campeonato, ainda muito abaixo dos impressionantes 93% de Alonso na primeira metade. Logo, não foi apenas pelo abandono no Japão que Schumacher perdeu este título.
Mesmo assim, alguns fãs mais ortodoxos (ou desinformados) dizem que Schumacher foi mais prejudicado durante a temporada, pois além de um motor estourado enquanto liderava, ficou estacionado atrás de Massa no reabastecimento do GP da Turquia, trocando uma vitória certa pelo terceiro lugar, atrás de Alonso.




O que estes fãs não lembram (ou preferem não lembrar) é que Alonso foi tão ou mais prejudicado que Schumacher ao longo da temporada. Duvida? Então vejamos.
Durante todo o ano, tanto Alonso quanto Schumacher abandonaram duas vezes. O alemão bateu sozinho na Austrália (andava em 6º) e teve um motor estourado no Japão (andava em 1º). O espanhol teve uma roda solta na Hungria (andava em 1º) e um motor estourado na Itália (andava em 3º). Vale lembrar que Alonso foi punido injustamente nos treinos do GP da Itália, por ter supostamente atrapalhado Massa em sua volta rápida (se alguém conseguir ver isto no vídeo, ganha um algodão doce). Tendo de largar em décimo, forçou seu carro ao máximo na busca dos pontos durante a corrida.




Em resumo, Schumacher perdeu 13 pontos, contra 16 perdidos pelo espanhol. Mas observem: Schumacher perdeu 10 pontos por falhas mecânicas, enquanto Alonso perdeu 16.
Por outro lado, Schumacher teve desempenho pífio em 4 corridas: Malásia (6º lugar), Austrália (bateu), Mônaco (5º lugar) e Hungria (8º lugar após a desclassificação de Kubica). Alonso teve desempenho fraco em apenas duas corridas: EUA (5º lugar) e Alemanha (5º lugar). Em resumo, enquanto Alonso levou 8 pontos em duas corridas, Schumacher precisou de 4 para somar a mesma quantidade.
Mas devemos lembrar das falhas das equipes!!!
Na Turquia, a Ferrari permitiu que Massa fizesse o pit-stop à frente de Schumacher, forçando o piloto alemão a esperar para fazer o reabastecimento. Com isso, Alonso tomou a segunda posição de Schumacher. Caso voltasse em segundo, é certo que Massa cederia a vitória para o companheiro de equipe. Portanto, Schumacher perdeu 4 pontos por culpa das estratégias da equipe.
Na China, Alonso dominava a prova sob chuva com pneus intermediários, mas em seu primeiro pit-stop a equipe francesa optou por trocar apenas os pneus dianteiros!!! Resultado: a vantagem de 20 segundos se transformou em uma desvantagem de 25 segundos em apenas 13 voltas, arruinando as chances de vitória de Alonso. Algo semelhante aconteceu com Raikkonen no GP da Inglaterra de 2008. De qualquer forma, o espanhol mostrou sua superioridade compensando a falha de estratégia da equipe com um ótimo 2º lugar.
Em suma: Schumacher perdeu 4 pontos por estratégias da equipe, enquanto Alonso perdeu 2, que poderiam ser mais caso não fosse um ótimo piloto.
Após estas considerações, façamos os cálculos:


É fácil observar que Alonso perdeu mais pontos que Schumacher. Além disso, Alonso perdeu 16 pontos por falhas mecânicas contra 10 de Schumacher. Ou seja, de forma alguma o piloto alemão foi mais prejudicado do que o espanhol durante a temporada!!!
Assim, a equipe F1 Critics derruba mais um mito, mostrando que não foi pelo motor estourado que Schumacher perdeu o campeonato de 2006, mas sim porque Alonso mostrou uma grande superioridade ao longo da temporada, aproveitando de forma excepcional o período em que teve o melhor carro do grid.
Até a próxima.

11 comentários:

Unknown disse...

os fãs de schumacher têm por característica primordial achar que o alemão disputou apenas 8 campeonatos na F1: seus 7 títulos e esse que ele "não ganhou só porque o motor quebrou".

Schumacher perdeu esse título porque COMETEU ERROS. Perdeu por falha... e essas falhas só foram disfarçadas com as duas quebras de Alonso e as ajudinhas providenciais da FIA...

Mesmo assim, não deu.

Vale lembrar que essa primeira metade do Alonso foi A MELHOR DE TODOS OS TEMPOS. Supera, inclusive, a de Schumacher em 2004: naquele ano, german boy fez 80 pontos. Alonso? 84.

Abraços!

Anônimo disse...

Bom , sem "puxasaquismo" , mas essa matéria , está SHOW DE BOLA , VISITEI UNS 500 BLOGS , ATÉ AGORA NÃO VI NADA PARECIDO .. PARABENS GENTE !
Só não vê que Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006 QUEM NÃO QUER , E VERDADE ESTÁ AÍ ESCANCARADA...

abraços

Anônimo disse...

Schumacher ainda é o melhor, somando Alonso , Senna, Mansell e Keke Rosberg pra chegar nele , ou Prost e Piquet pra dar na altura de conquistas dele , perdeu em 2006 pq estourou o motor sim , vejam , imaginem ele chegando em interlagos com vantagem na pontuação? seria octa ... é demais ... Se ele voltar a correr , acaba a emoção de novo desse esporte , o home ganha tudo ...

Anônimo disse...

Dizer que Schumacher seria octa se chegasse em Interlagos com vantagem é o mesmo que dizer que Senna venceria o campeonato de 94 caso nao tivesse o acidente fatal. Afinal, se Damon Hill quase ganhou aquele campeonato, imagine o que um piloto de alto nível como Senna faria!!!

Anônimo disse...

Aliás, os ingleses também podem entrar nesse campo das suposições: e se Schumacher não jogasse o carro em cima de Hill em 94? E se Mansell não estourasse o pneu na última corrida em 86?

Anônimo disse...

putz... esse joguinho de numeros foi o pior possivel, acho errado contestar o titulo legitimo de Alonso, mas essa é a pior forma de defende-lo, materia horrivel, vc elimina todos os fatores emocionais q sao os reais motivos de uma corrida faz apenas uma analise númerica, diga-se de passagem enviesada....
Schumacher estourou o motor, tudo oq pode se falar se ele nao tivesse estourado esta no campo da especulacao e talvez ele tivesse ganho o campeonato mesmo com alonso tendo feito um campeonato melhor....
Mas essa analise numérica é realmente esdruxula...

Unknown disse...

Sr. anônimo, tem outros lugares p'ra você ir. Nós sabemos que Alonso foi o melhor naquele ano, e, por tal razão, merecia levar o caneco. quem não aceita isso, são os fãs de Schumy. e alegam que a causa da derrota foi, só e unicamente, o motor. logo, o mito é esse. e é isso que desfazemos. se formos contar o resto, procure um post denominado "por que schumacher parou - partes 2 e 3"

Unknown disse...

dá uma olhada aqui, cidadão:

http://f1critics.blogspot.com/2008/07/por-que-schumacher-parou-parte-3.html

Anônimo disse...

Interessante um fã de Schumacher desvalorizando os números. Não é exatamete os números do alemão que o fazem o melhor de todos os tempos?
Gostaria de desafiar o amigo anônimo a identificar-se e apontar com mais clareza os pontos "enviesados" da matéria.

Unknown disse...

Só me indentificando entao...

E eu não sou fã do schumacher não, acho q ele é um puta mal caráter (como boa parte dos q estao envolvidos diretamente com a F1) agora nem por isso vou falar q o kra nao era um melhores pilotos de todos os tempos se nao o melhor...
Sobre os números uma coisa eh vc pegar números historicamente utilizados (oq tb, como nao se trata de uma ciencia, nao gera uma prova irrefutável) para fazer sua anásile estátistica, e o maior dado estátisco para comparação histórica sao exatamente o número de titulos mundiais, outra coisa é vc partir de uma premissa e encontrar dentro de todo o universo estatístico algo que "comprove" ela.
Pro post nao ficar muito longo vou citar apenas uma coisa q já viesa a matéria (q acredito ser de sua autoria), vc faz uma análise e conclui q o Alonso aproveitou melhor a metade do campeonato q tinha o carro melhor, só o fato de vc dividir o campeonato em dois como os dois pilotos tivessem trocado de carro depois do 9 GP já é digno de crítica, mas sobre a mesma analise, utilizando um argumento retórico (q pra mim é tao falso como o primeiro), posso concluir q o Schumacher aproveitou melhor a metade do campeonato que tinha o carro pior, fato q a matéria ignora levando ao leitor a chegar na mesma conclusao do autor, evidenciando aki um vies...
Mas enfim, nao postei aki pra entrar em uma discussao sem fim sobre quem é melhor ou pior, so quis expressar minha opiniao sobre a matéria, se vc acha q as colocacoes nao sao cabiveis neste blog, fazendo dele um instrumento restrito a pessoas que possuem uma certa opiniao, nao incomodo postando mais... O fato de ter postado anonimo era exatamente pra evitar esse tipo, inutil, de conflito tao presente quase todos os blogs...

Balista disse...

Caro Gui, primeiramente obrigado por identificar-se. É difícil levar a sério comentários assiados como anônimo. Acredito que agora poderemos conversar de forma inteligente.
Por favor, não tenha receio de identificar-se por causa de retalhações: este tipo de atitude não condiz com a índole dos criadores deste blog. O objetivo é gerar discussões de forma inteligente, como o lema do blog confirma.
Isto posto, falemos sobre nossa paixão: Fórmula 1.

Acredito que a comparação histórica não pode ser feita única e exclusivamente pelo número de títulos mundiais. Em uma análise desse tipo, quem foi melhor: Senna, Stewart, Piquet, Lauda? Todos são tri-campeões, mas qual é o melhor? O número de títulos não fala por si só.
Não há como negar que Schumacher é o maior vencedor de todos os tempos, os recordes absolutos dizem isso. Não temos pretensão nenhuma de desmerecer estes números conquistados, afinal, os números não mentem. O objetivo do texto não é derrubar o mito Schumacher, mas sim as falácias pregadas por pessoas que não conseguem ver além do óbvio.
Veja, é muito mais fácil dizer "perdeu por um motor estourado" do que dizer "Alonso foi superior no início da temporada". Novamente, não estamos atribuindo estas frases ao piloto Schumacher, mas sim àqueles que não conseguem (ou não querem) observar além do óbvio.
Sobre a divisão do campeonato em duas partes, ela é apenas para facilitar o entendimento dos acontecimentos da temporada, assim como historiadores dividem a História da humanidade em anos, séculos, eras, etc.
Lembra do famigerado amortecedor de massa que a Renault utilizava? Coincidência ou não, a FIA baniu este equipamento a partir da metade da temporada, e o comportamento do carro francês nunca mais foi o mesmo, como mostram os números de Alonso e Fisichella na segunda metade.
Você apontou um fato interessante: Schumacher teve, de fato, um aproveitamento melhor do que o de Alonso quando não teve o mehor carro. Schumacher obteve cerca de 60% dos pontos, equanto Alonso obteve cerca de 55% dos pontos nessa mesma situação. Porém, isso não diminui o fato de que Alonso obteve um escore quase perfeito nas primeiras 9 corridas (96%), muito superior à Schumacher quando este teve o melhor carro. Nenhuma vez na história um piloto teve esse aproveitamento absurdo na primeira metade do campeonato. Protanto, não é muito mais coerente dizer que Alonso foi extremamente superior no início do que atribuir ao acaso a decisão do campeonato?

Espero que você continue lendo e comentando, independente de concordar ou não com nossa opinião.