segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Se cuida, Galvão!

Ainda vamos trazer aqui a análise do GP e as notas dos pilotos. Mas faremos um comentário diferente sobre a corrida: vamos falar dos erros da narração, e dar uma pequena amostra de como os amantes de Fórmula 1 sofrem por ter de ver e ouvir certas coisas...
Galvão tem erros históricos. Um deles, no lendário GP da África do Sul de 1983, corrida do bi-campeonato de Nelson Piquet. Reparem na falta de noção do cidadão:

Mas aviso: É bom Galvão Bueno se cuidar, pois Cléber Machado já está à sua altura nas narrações de F1. Não sei se o Cléber consegue passar a mesma emoção, mas já está cometendo erros igualmente brutais. para ficar nos dois mais notáveis.
a) nos treinos (isto é, naquele compacto chinfrim), Cléber Machado começou a divagar sobre quantas pistas diferentes a F1 já teve, que Valência é isso, Cingapura aquilo... E falou: essa corrida será a de número 497 da Fórmula 1, e assim, Cingapura fechará a de número 500. Quase caí da cadeira: No Grande Prêmio da Austrália de 1990 - dezoito anos atrás - vencido por Piquet, a F1 vivia seu 500º GP. Qualquer livro ou site sobre F1 cita isso.
Na hora eu fiquei abobado, e pensei: "Logo o Reginaldo corrige e ele fala o certo no ar"... E, claro, Cleber se corrigiu: "Na verdade, não será a corrida 500", disse... "é a de quatrocentos".
Socorro! A F1 fez em Valência o GP 797, e será 800º daqui um mês. Claro, o leitor vai dizer que estou sendo duro demais, pois Cléber pode ter simplesmente confundido algarismos, o que em si não é problema, mesmo. Mas a crítica é pelo fato de alguém que fala a 20, 30, 50 milhões de pessoas no Brasil não saber que nosso Piquet venceu o GP 500 há 18 anos.
E o mais curioso: quem narrou aquela corrida foi... CLÉBER MACHADO! Confiram:

b) na corrida, Kimi Räikkonen havia acabado de abandonar com uma senhora explosão de motor... Lógico, amigo, quando você abandona, na tabela de resultados você aparecerá no final, ficando abaixo de todos os que completam, e acima de alguém que, eventualmente, tenha abandonado antes.
Alonso apareceu em último, pois foi tirado de pista na 1ª volta; Depois, Sutil ficou pelo caminho. Assim, como são 20 os pilotos, ao abandonar Kimi foi registrado como 18º colocado na corrida.
E então, a pérola: ao fazer a contagem do campeonato, Cléber regozijou-se ao ver que Felipe somaria mais 10, e diminuiria sua distância para Lewis de 8 para 6 pontos. E regozijou-se mais ao ver que Kimi ficaria no zero. Ele disse: "O Kimi como está em 18º não está marcando pontos"...
Claro, o Cléber não precisava dizer "Kimi abandonou", até porque, para desempate, um 18º lugar serve, como vimos Massa e Lewis empatarem em pontos e HAmilton liderar porque tinha um 10º lugar a mais!
Mas o problema é o tempo verbal: Ele viu o Kimi sair, ele viu que o kimi não estava mais... ele narrou a explosão de motor. O que será que ele tem? lapso de memória? tudo bem não lembrar do que falou 18 anos antes, mas 10 minutos?...
Deve ser por isso que ele está uma semana sim outra também no TOP 5 do C.Q.C...

7 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehehe, pior que o Cléber só o Luciano do Volêi narrando a Indy...

Anônimo disse...

com certeza o pior é o Luís Roberto.

Anônimo disse...

Bem lembrado Herik, ainda bem que ele só narra as chamadas da F1.

Anônimo disse...

Eu acho q vc ta sendo muito duro demais, uma vez que oq ele falou esta correto o kimi era o 18º e portanto nao estava marcando pontos, independente de ter saido ou não, poderiamos questionar o tempo verbal utilizado mas, pra mim, é se apegar a uma coisa muito pequena, tão pequena q não chega nem a ser engraçada como o caso do Galvão, q é muito engraçado .....
Enfim assista a corridas de forma mais relaxada ...

Unknown disse...

"muito duro demais"

o que se pode dizer pra alguém que escreve uma coisa dessas?

Malu Vanderhagen disse...

nao disse...

"Muito duro demais"...

Unknown disse...

grifo: "Eu acho q vc ta sendo muito duro demais, uma vez..."

fui eu que disse?