sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Phil Hill: *1927 +2008

Faleceu, na data de ontem, Phil Hill.

Philip Toll Hill foi o único campeão mundial de Fórmula 1 nascido nos Estados Unidos (Mario Andretti é italiano naturalizado americano). Venceu o campeonato da temporada de 1961, pela equipe Ferrari. É um campeão muito subestimado, por dois motivos básicos: Em primeiro lugar, naquele ano a Ferrari era disparado o melhor carro, principalmente depois da mudança de regulamento que fez a equipe Cooper, do grande Jack Brabham, despencar no rendimento - e o tri-campeão ficar fora de qualquer disputa.
E o fato principal pela baixa estima do campeão é que Wolfgang Von Trips, seu companheiro de equipe, faleceu num terrível acidente ocorrido na penúltima corrida, e assim ele não teve mais concorrência pelo título. Porém, seja ele Jacques Villeneuve pela Williams ou James Hunt pela McLaren, um campeão sempre tem méritos. E no caso de Hill (apesar do sobrenome, ele não tem nenhum parentesco com a família de campeões Graham/Damon Hill), devemos olhar com ainda mais cuidado para não cairmos em erros de julgamento - confesso que partilhei dessa tendência de não reconhecê-lo como grande campeão.
Phil Hill venceu o mundial de 61 com 34 pontos ante 33 de Von Trips; até aí, parece que a morte de Wolfgang foi realmente o fator decisivo para a conquista de Hill, principalmente porque, no GP onde faleceu, Trips havia feito a pole-position. Porém, há muitas outras coisas por trás disso.
Em primeiro lugar, Hill ficou com 34 pontos pois descartou um terceiro lugar (4 pontos), o que já lhe confere 38 pontos; 5 a mais que Trips, portanto. Mas não é só isso que, a meu ver, legitima a vitória de Hill: naquele ano, numa temporada de 8 GPs, ele marcou 5 poles, todas de modo consecutivo. Mais: Hill também não disputou o último GP do ano, em respeito à morte do colega. Portanto, Hill marcou a pole em 5 de 7 corridas "reais".
Além disso, no Grande Prêmio da França, 4ª etapa, Hill - que partia de pole, como mencionado - teve problemas no carro, o que lhe fez voltar aos boxes e lá perder muito tempo, o que lhe ceifou uma vitória certeira. Naquele GP, Hill acabou por registrar a volta mais rápida, com o tempo de 2'27"1, simplesmente 3 segundos mais rápido do que Jim Clark, que marcou a 2ª melhor volta naquele dia.
Mas não é só o título que torna a carreira de Hill importante: ele venceu por 3 vezes a corrida das 24 horas de Le Mans, pilotado Ferraris-protótipo, uma das mais importantes provas do automobilismo mundial, ao lado das 500 milhas de Indianápolis e do GP de Mônaco. Em 1958, estreou na metade da temporada, disputando apenas 4 corridas, e fez dois terceiros lugares! E o mais importante: num desses pódios, cedeu passagem para seu companheiro Mike Hawthorn, dando o segundo lugar ao inglês que, assim, se tornou campeão mundial (percebemos que a tradição de ordens de equipe na Ferrari data de muito longe).
Por essas razões, Luca di Montezemolo declarou hoje que "está profundamente triste, como todos na Ferrari". O Poderoso Chefão ainda declarou que "[Phil] Hill foi um grande homem e um grande campeão, que deu muito para a Ferrari, e sempre nos representou bem, dentro e fora das pistas".
Hill correu na Fórmula 1 entre 1958 e 1966, mas só disputou quatro temporadas completas: 1959, 60, 61 e 64 (Em 58 disputou no final, em 62 e 63 esteve fora de alguns GPs, e em 65 não participou). As três primeiras foram pela Ferrari e a última pela Cooper. Ao todo, foram 47 GPs, sendo 31 deles pela equipe italiana. Lá, conquistou 3 vitórias, 6 poles, 5 melhores voltas e foi ao pódio 16 vezes (metade das corridas).
O campeão sofria do Mal de Parkeenson e faleceu aos 81 anos. Dos 29 campeões de F1, Phil é o décimo a nos deixar. Massa e Räikkonen deveriam fazer algo para homenageá-lo no GP da Bélgica. Deixo vocês com esse bonito video, as últimas imagens gravadas de Phil Hill: em abril desse ano, fazendo o que mais gostava.


Nenhum comentário: