segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Como diria Hamlet...

"Há algo de podre no reino da Dinamarca". Essa é uma das frases mais famosas de um dos escritores mais famosos de todos os tempos. William Shakespeare definiu, em 'Hamlet', a angústia e a dúvida. E o personagem constatou que havia algo de errado naquele reino que, de longe, parecia a perfeição.
Custo a crêr, mas às vezes creio: somos reféns. Nosso mundo vive na sombra da manipulação. Na última Olimpíada, ouvimos muitas criticas à China, que tentava manipular, mascarar, maquiar, coisas erradas que aconteciam no país e nos jogos, como ao simplesmente ignorar um acidente ocorrido com um atleta, e não ceder uma informação sequer sobre seu estado de saúde ou localização.
Agora, também, apareceu aquela história de que a vitória da Seleção Brasileira sobre Gana na Copa de 2006 teria sido "arranjada"; há os problemas referentes à vitória da Argentina sobre o Peru em 1978; Há a vitória da Inglaterra, em 1966, na decisão contra a Alemanha; E suspeitas rondam a mesma Alemanha, contra a mencionada Argentina, na final de 1990. Jogos que parecem ter sido "previamente acertados". Isso para ficar apenas no principal campeonato, por futebol tem milhares de casos desses...
E na Fórmula 1, como vimos, não é diferente: campeonatos de 1989, 94, 97, 99, 2006 e 2007 [para ficar apenas nos últimos 20 anos], com "um dedinho" da Federação para modificar a história. Curiosamente, só nos dois primeiros que ganhou quem "eles" queriam; nos outros, erros do beneficiado ou superação do prejudicado fizeram com que prevalecesse a questão "braço".
E esse ano, como vai ser? Será mais um campeonato com a "mancha" do tapetão? Massa será um campeão (i)moral? Hamilton conseguirá "dar a volta por cima"? Ou será que a Ferrari não está sendo beneficiada e A dupla FOM/FIA só tem culpa de ser demasiado correta e justa?...
No post anterior, mencionamos uma frase do tricampeão mundial (1969/71/73) e recordista de vitórias por 14 anos (1973 a 1987), Jackie Stewart. No GP de Valência (ao comentar a multa de Massa), o escocês disse que: "aos olhos de muitos, isso [a decisão dos comissários] mostra mais uma vez que, em tais casos, a Ferrari tem tratamento diferenciado".
Pergunto: até que ponto a opinião de Stewart deve ser levada em conta?...
Não sei, mas hoje um outro tricampeão, Niki Lauda (ferrarista roxo, sendo piloto e depois diretor técnico por anos) disse: "Esse é pior julgamento na história da Fórmula 1 (...) É o julgamento mais pervertido que eu já vi". Segundo Lauda, "é absolutamente inaceitável quando três funcionários (os comissários da prova) influenciam o campeonato desta forma"...
Então, Stewart > Marcel; Lauda > Cassio, certo?
Recomendaria, muito, que lessem a matéria publicada hoje no GrandPrix: o site traz a seguinte manchete: "A Fórmula 1 dá um tiro no próprio pé", traduzindo literalmente. É muito interessante ler pois se trata de um site com anos de existência, e que é uma verdadeira fonte de registros históricos.
Independente disso, é ver uma matéria "de dentro" do paddock, isto é, de quem ouve e vê como as coisas acontecem por lá. A matéria começa relembrando o "incidente" Massa-Sutil e diz que "uma penalidade nesses casos normalmente seria a de um Stop&Go de 10 segundos, mas só houve multa". E foi exatamente isso o que Sir Stewart disse.
Em seguida, eles começam a falar sobre aquilo que, nos corredores da F-1, é conhecido como "a regra do carro vermelho". Longe de ser uma piada, esse sentimento é muito forte entre todos que lá transitam.
Transcreverei aqui o trecho que considerei mais importante: "goste a FIA ou não, há uma crença imutável de que a Ferrari sempre é favorecida por aqueles que tomam as decisões, especialmente quando a McLaren está envolvida. A insitituição nega isso, mas quem mais acredita? Ocorreram tantas decisões desse tipo, que a de hoje em si é irrelevante (...) As pessoas já não acreditam mais que haja justiça e retidão. E isso é assustador porque, se deixarem de acreditar no esporte, então estaremos completamente perdidos".
Há algo de podre no reino da Fórmula 1? Há algo de podre no esporte? Há algo de podre no mundo? Há algo de podre no ser humano? Infelizmente, parece que sim.

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Balista disse...

Algo de podre sempre houve, e sempre vai haver. Tanto na F1 como no futebol, na política, no ser humano. Mas, se serve como consolo, a F1 ainda tem o lado técnico, com pouca influência política dos figurões, e mais influência intelectual dos gênios que criam os carros. Logo, torçamos para os carros (teleguiados, de preferência).

Unknown disse...

o amigo djalma destila acidez, mas tá certo. tem que defender o que acha.

só digo que Stewart e Lauda possuem 6 títulos e 52 vitórias na Fórmula 1.

Bateram - e apanharam - de Emerson Fittipalfi, James Hunt, Alain Prost, Nelson Piquet, Ronnie Peterson, Jacky Ickx...

o que eles falaram não é sinônimo de um "fã irritado e inconformado".

e o meu desabafo se refere somente à sensação de ser enganado, naquilo que é uma paixão que cultivo desde a minha mais tenra idade...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gérman Herrera disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gérman Herrera disse...

Vi hoje o comentários de alguns pilotos (Raikonnen, Alonso, Heidfeld e Massa) que acharam justa a punição de Hamilton. O 1º e o último porque não querem que a McLaren ganhe, assim como Alonso. Isso é opinião.

Mas daí podemos ver a frase de Alonso: "No final, o que eles (comissários) decidem é sempre justo. Você gostando ou não." Podemos ver então que não necessariamente a decisão seja a correta, assim como na justiça e em outras áreas com julgamentos.

Mas que há e sempre exitiu equívocos direcionados é verdade.

Resta a nós voltarmos a sentar nossa bunda na poltrona aos sábados e domingos para ver mais uma corrida. Cada um torcendo para quem quiser.

Abraço.