domingo, 14 de setembro de 2008

GP da Itália - Parte III

E ele conseguiu!

Sebastian Vettel, equipado com uma Toro Rosso, que é apenas a 6ª melhor equipe, o jovem alemão de 21 anos, 2 meses e 11 dias vence pela primeira vez na categoria. Com essa idade, supera o recorde de Fernando Alonso e se torna o mais jovem piloto a vencer uma corrida de Fórmula 1 em todos os tempos.

Alonso, aliás, fez questão de ir cumprimentá-lo ao fim da corrida, dando mostras avessas da pretensa arrogância que tentam lhe imputar. Para quem duvida, Alonso, por protocolo, não poderia ter entrado no local, reservado apenas aos três primeiros colocados.

Já era tempo: No GP da China de 2007, Vettel largou em 17º e encerrou em 4º. Numa corrida com pouquíssimos abandonos. Com a mesma Toro Rosso. Que não era nem a sexta melhor equipe. E na chuva. Vettel é bom de chuva: além desse GP da China, conquistou esse ano, em Mônaco, um 5º lugar, debaixo d'água.

Em vista do campeonato atual, a mudança de equipe de Vettel da Toro Rosso para a Red Bull parece furada: há alguns GPs que a STR superou a RBR em performance. Temo pelo que isso possa representar na carreira do jovem alemão, todavia creio que da mesma forma que a Toro cresceu com ele, da mesma forma a RBR irá melhorar.

Webber deverá se aposentar ano que vem.

A corrida

Foi bom o GP. Tivemos várias ultrapassagens, os principais nomes do campeonato muito atrás, tendo de lutar. Depois de Vettel, o melhor do GP foi Hamilton. Largando em 15º, o piloto chegou em 7º, só não chegando mais à frente porque teve de fazer uma parada a mais que planejado, para trocar pneus.

Hamilton sabia que teria de se arriscar, pois largava no fundo do grid, e Massa vinha em sexto. Isto é, se assim continuasse, Massa passaria o inglês na tabela por 1 ponto, assumindo a liderança.

A sorte de Hamilton é que estava chovendo: sorte dupla, aliás. Sorte porque ele, Hamilton, é bom na chuva, e naturalmente iria conseguir melhorar posições. E sorte também porque Felipe Massa e chuva são coisas que não se entendem, e isso faria - como fez - com que Massa dificilmente somasse mais pontos que os 3.

Aliás, Massa só foi sexto graças à "não largada" de Sebastien Bourdais: não fosse isso - e a parada "extra" de Hamilton - Massa chegaria, no máximo, em oitavo. Fernando Alonso, com a fraca Renault, terminou à sua frente, com mais um ótimo quarto lugar, ultrapassando Trulli na classificação geral, e recolocando a Renault como 4ª colocada no campeonato. O espanhol carrega o time nas costas.

Kimi Räikkonen, pra variar, marcou a volta mais rápida da corrida: é a 8ª em 14 GPs esse ano, o colocando cada vez mais próximo à marca de Alain Prost. Mas, de que adianta? Kimi, mais uma vez, não pontuou, e agora está cada vez mais fora do campeonato.

Kubica, que lhe havia ultrapassado na Bélgica, agora com o terceiro lugar amplia sua vantagem para o finlandês para 7 pontos. Nick Heidfeld, também da BMW, já foi a 53, e está a apenas quatro de Kimi. E o compatriota do piloto ferrarista, Heikki Kovalainen, também se aproxima de Raikkonen na classificação: hoje foi segundo colocado, ficando somente 6 pontos atrás.
Agora faltam 4 corridas, Massa e Hamilton separados por apenas um ponto, equilíbrio total (obrigado, FIA!). Os dois são os únicos postulantes à taça, embora Kubica, matematicamente, tenha chances, e Raikkonen afirme não ter desistido. Mas paece que, realmente, a renovação do contrato de Kimi é algo pró-Massa, em retribuição ao ano passado.

Classificação

Pilotos

01) Lewis Hamilton - 78
02) Felipe Massa - 77
03) Robert Kubica - 64
04) Kimi Räikkonen - 57
05) Nick Heidfeld - 53
06) Heikki Kovalainen - 51
07) Fernando Alonso - 28
08) Jarno Trulli - 26
09) Sebastian Vettel - 23
10) Mark Webber - 20
11) Timo Glock - 15
12) Nelson Piquet - 13
13) Rubens Barrichello - 11
14) Nico Rosberg - 9
15) Kazuki Nakajima - 8
16) David Coulthard - 6
17) Sebastien Bourdais - 4
18) Jenson Button - 3
19) Adrian Sutil/Fisichella - 0

Construtores

01) Ferrari - 134
02) McLaren - 129
03) BMW - 117
04) Toyota - 41
05) Renault - 41
06) Toro Rosso - 27
07) Red-Bull - 26
08) Williams - 17
09) Honda - 11
10) Force India - 0

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Balista disse...

Ótima corrida!!!
O Vettel mostrou que tem um belo futuro pela frente, mas não sei até que ponto ir para a Red Bull ano que vem será bom para ele. Tomara que ele consiga elevar o nível da equipe.

Hamilton mostrou mais uma vez que é um piloto de muita coragem e habilidade na chuva. Se não tivesse de fazer uma parada extra, poderia ter brigado pela vitória.

Realmente, Massa e chuva não combinam. Como o Djalma disse, se chover nos próximos GPs, a Inglaterra terá motivos pra comemorar.

Incrível a atuação de Coulthard. Mais uma vez se meteu em confusão durante toda a corrida. Tocou, foi tocado, fechou a porta, cortou chicanes. perdeu pontos de freada, entre outras típicas de seu repertório. Suma logo David!!!

F1 Critics disse...

o Coulthard é ruim por demais! e, nunca me canso de dizer, foi esse mesmo cara que "disputou" o campeonato de 2001 com Schumacher!... Um mês atrás, corria a possibilidade de Vettel substituir COulthard logo em seguida de Monza... será que acontece? acho que não. principalmente pela performance do carro. mas seria muito bom nos livrarmos do Coulthar logo, né?

Olha, gente, deve chover no GP do Japão, hein... Massa lutará pelo sexto lugar?

Sobre a taça, com certeza só em interlagos. Mas creio que esse ano Hamilton não fará o que fez ano passado...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.