segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Os "Mais Jovens"

A vitória de Sebastian Vettel suscitou lembranças sobre quem foi o mais jovem piloto a vencer uma corrida na Fórmula 1, fato que tem sido muito divulgado. O F1 Critics vai agora relembrar as principais marcas de "juventude" na Fórmula 1, desde uma simples participação em GP até a conquista do campeonato mundial.
///
Largada
O mais jovem piloto a largar em um GP é William (Billy) Garret que, no Grande Prêmio de Indianápolis de 1950, tinha 17 anos, 1 mês e 6 dias (!!!). Porém, nos anos 50, pilotos que disputavam Indy normalmente não corriam as outras etapas do calendário, e vice-versa.
Explica-se: no começo da década, as 500 milhas de Indianápolis faziam parte do calendário de Fórmula 1. Porém, muitos pilotos não viajavam para os EUA nessa data, e 95% do grid era formado apenas por americanos, que não conseguiam se classificar (nem tentavam) para o circuito europeu.
Desse modo, o mais jovem da história a largar em um GP de Fórmula 1 foi Mike Thackwell que, no GP da Holanda de 1980, alinhou no grid uma Tyrrel quando tinha apenas 19 anos, 5 meses e 1 dia.
///
Classificação
O mais jovem piloto a terminar um GP é Fernando Alonso. Com sua incrível Minardi, Alonso, aos 19 anos, 8 meses e 5 dias, terminou na 12ª posição o Grande Prêmio da Austrália de 2001, justamente a primeira corrida do piloto espanhol na Fórmula 1 – que, por questão de 3 meses, não foi o recordista de largar mais jovem.
Naquela corrida, Fernando havia largado na 19ª posição, o que, para uma Minardi, é esplendoroso: ele largou à frente de Tarso Marques, seu companheiro de equipe, que foi o 22º (último). Fernando fez um tempo 2s571 melhor que o parceiro! Claro que Tarso Marques não é o melhor parâmetro, mas uma diferença tão grande, com o mesmo equipamento...
Alonso também partiu à frente de Gastón Mazzacane (20º), piloto da Prost, e de Luciano Burti (21º), que pilotava uma Jaguar. Ambos fizeram tempos no mesmo segundo (1m30s) de Alonso, o que reforça a idéia de massacre a Marques.
///
Pontuação
A exemplo do recorde de largada, esse "quesito" também é discutido (e aqui com duas versões diferentes): se analisarmos superficialmente, o recorde pertence a Sebastian Vettel: No GP dos EUA de 2007 (quando o estreava substituindo o acidentado Robert Kubica), o alemão chegou na 8ª posição, somando, assim, um ponto. Tinha o jovem piloto 19 anos, 11 meses e 14 dias.
Porém, foi somente a partir de 2003 que o 7º e 8º colocados passaram a somar pontos. Se formos levar em conta esse aspecto, o mais jovem pilotos de todos os tempos a terminar uma corrida entre os 8 primeiros foi Chris Amon: No Grande Prêmio da França de 1963, Amon foi o 7º colocado com um RHH Parnell; tinha ele 19 anos, 11 meses e 9 dias.
Já se levarmos em conta a pontuação como era até o ano de 2002 - até o sexto colocado -, o inglês Jenson Button, hoje parceiro de Barrichello na Honda, seria o mais jovem: no GP do Brasil de 2000, seu segundo na categoria, Button completou a prova na sexta posição pilotando a renascente Williams. Ele tinha 20 anos, 2 meses e 7 dias naquela corrida.
///
Pódio
Esse recorde é um dos três que de agora em diante serão pertencentes a Sebastian Vettel, e um dos três em que ele desbancou Fernando Alonso nesse último GP de Monza: no Grande Prêmio da Malásia de 2003, o segundo daquela temporada e 19º da carreira do espanhol, Alonso chegou na terceira posição com 21 anos, 7 meses e 24 dias. Agora, na Itália, Vettel atingiu o feito com 21 anos, 2 meses e 11 dias.
///
Pole-position
A descrição é praticamente a mesma do recorde de pódios, mudando apenas em um dia a data, tendo em vista que os treinos acontecem aos sábados e as corridas aos domingos. Vettel é o mais jovem piloto a marcar pole-position em todos os tempos, com a brilhante marca de 21 anos, 2 meses e 10 dias. Alonso detinha o recorde, com 21 anos 7 meses e 23 dias.
///
Volta mais Rápida
Nico Rosberg estreou na Fórmula 1 no GP do Bahrein de 2006 e logo nessa corrida marcou a melhor volta. Tinha o alemão apenas 20 anos, 8 meses e 18 dias.
///
Vitória

A marca mais comentada do fim-de-semana. Vettel superou a marca de vencedor mais jovem da Fórmula 1. E, tal qual as outras duas marcas, o detentor anterior do recorde era Alonso. Mas diferentemente do espanhol, Vettel obteve as três marcas numa mesma corrida.
Alonso, embora fosse pole e chegasse ao pódio no GP da Malásia, levaria mais alguns GPs para vencer: o fez na Hungria, em 2003. Tinha, então, 22 anos e 26 dias. Vettel atingiu o feito com a mesma data citada nos pódios: 21 anos, 2 meses e 11 dias.
///
Título
Embora tenha perdido o recorde de precocidade no que se refere a um único GP, Alonso ainda mantém a melhor marca de idade para vitória num campeonato. Quando, em 2005, o espanhol sagrou-se campeão do mundo em Interlagos, com 2 provas de antecipação, tinha apenas 24 anos, 2 meses e 1 dia.
Esse recorde, por muitos anos, pertenceu a Emerson Fittipaldi. Quando, em 1972, Emerson foi campeão do mundo em Monza, tinha 25 anos, 9 meses e 28 dias. Esse recorde de Alonso será quebrado esse ano caso Lewis Hamilton seja campeão mundial: o inglês, nascido em 7 de janeiro de 1985, terá completado 23 anos, 9 meses e 26 dias no GP do Brasil desse ano, 4 meses a menos do que Alonso tinha em Interlagos-2005.
Mas Alonso também possui seu nome registrado como o mais jovem bi-campeão (dois títulos sequenciais) de todos os tempos: no GP Brasil de 2006, Alonso tinha 25 anos, 2 meses e 23 dias. Esse recorde parece ser mais difícil de quebrar do que o primeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.