quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sobre publicações alheias...

Flavio Gomes , jornalista conhecido no meio automobilísitico (ESPN Brasil, Lance!, e Grande Prêmio) tem 20 anos de coberturas de F1. É conhecido, ao mesmo tempo, por seu humor ácido e por suas longas análises.

Ao comentar em seu blog sobre a vitória - maravilhosa - de Sebastian Vettel nesse último GP, Gomes decretou que tal feito havia sido "superior ao que Senna fez em Mônaco, 1984". Como, infelizmente, muitas pessoas não sabem diferenciar comparação de crítica, vários foram os que escreveram indignados par ao jornalista, muitos até usando-se de palavras de baixo calão.

Gomes, que não é de levar desaforo pra casa, não fez por menos e publicou o artigo que vocês podem ler clicando aqui.

Em "resposta" a isso, escrevi lá meu desabafo. Não, eu não fiquei "indignado" por ele ter dito que um dia na vida alguém fez algo melhor do que o que Senna fez. O que rebati foram os argumentos por ele usados, e principalmente o tom no qual foram usados. Criticar, comparar, elogiar, todo mundo pode - e deve - Sr. Gomes.

Mas, como você mesmo reclamou dos leitores, sem ofensa.

Segue meu comentário.

///
Caro Flavio,
como já disseram por aí, você:
a) sim, sempre que pode, menospreza o Senna;
b) sim, "essa discussão" esfriou, mas quem mais a ressuscita, em todos os campos da mídia, é você.
Parece um leitor seu que escreve aqui, que fala de qualquer coisa diminuindo o Alonso. você faz o mesmo, com relação ao Senna.

Veja bem, isso tudo que você escreveu [aliás, reclamou] pode até ter seu fundo de verdade, mas aí eu te pergunto: por quê? por que você inisiste nisso, Flavio? por que você compara tanto o senna ao schumacher? por que você cutuca tanto as "viúvas" - você se orgulha de ter sido um dos principais disseminadores desse apelido? - se dando ao trabalho de escrever um texto assim? por que você busca, sempre, relativizar, como diz, os feitos do Senna?

Se tu, como disseste, querias só e unicamente enaltecer o Vettel (e, para 'provar' isso, diz que a vitória-prima do Vettel foi maior que a de Schumacher, Alonso e Fisichela), qual a necessidade de citar essas outras vitórias? qualificasse-a como, simplesmente, um dos maiores feitos de todos os tempos. Dissesse que Vettel 'tem futuro'.

E será, Flavio, que tudo isso que você falou com relação à "idolatria" a Senna, a santificação dele, que, na sua opinião, o tornam maior do que seus feito somente [sic] porque ele morreu na pista, acontece no Brasil? Será? Que poder tem Galvão Bueno? Seria ele um dos homens mais influentes do mundo? Seria ele equiparável ao Papa e ao presidente dos EUA? Pois ele influenciou ingleses, italianos, paraguaios, holandeses, japoneses, portugueses… Sim, você sabe que em todos esses lugares "Senna é mais". Mas, claro, você vai dizer que "na Inglaterra, é por causa da McLaren, na Itália, porque morreu em San Marino, no japão, por causa da Honda"… ok.

o Senhor lembra de um amistoso entre a seleção brasileira e o PSG, não lembro se fim de 1993 ou início de 1994, quando Senna deu o "pontapé inicial" da partida? O estádio inteiro o aplaudiu de pé. Não, isso não era no Maracanã com cobertura ao vivo da Globo.

Era na França, terra do Prost.

Mas será mesmo, Flavio? Por que será que Gilles Villeneuve já foi inúmeras vezes apontado, pelos torcedores, como maior ídolo da história da ferrai, mesmo tendo vencido menos GPs que Barrichello ou Massa e jamais ter conquistado título?

E eu tenho certeza que muita gente te escreveu, ora concordando com você, ora falando que o feito de Senna foi, sim, melhor que o de Vettel mas sem te chamar de herege, sem ter os famosos "chiliques" que você tanto antecipa. Por que você não se atém às opiniões desses leitores?

Flavio, não tem essa de "quem é fã de Senna não entende de F-1, foi abduzido pela Globo, só conhece ele e pronto". Claro que existem alienados, mas esses são a minoria. Tenho certeza que a grande parte dos fãs de Senna (re)conhecem e dimensionam exatamente cada um de seus feitos. Se, tendo-os na certa medida, consideram Ayrton o "maior de todos", é opinião.

amigo, você só comete um erro: combate o fanatismo com fanatismo. você tenta se mostrar imparcial - despojando-se da alcunha de patriota e "tendo de admitir" que um "de fora" é melhor que o "Nosso"… Por que você não admite que é FÃ de Schumacher? Você é jornalista, mas age como uma das viúvas que tanto critica.

Mas se, realmente, você queria comparar os feitos - e teria todo o direito de DEMONSTRAR COMO E POR QUÊ, na sua opinião, a de Vettel foi melhor - por que não compara a qualidade de seus carros? a posição das equipes no campeonato de construtores? as características das pistas? as posições de grid? as melhores voltas registradas por cada um? o número de campeões na pista? os adversários a serem batidos? a potência dos motores? a experiência de cada um na F1.

sabe, acho que a corrida de Vettel, domingo, foi, na verdade comparável ao desempenho de Senna em Estoril/1985: era a 17ª corrida de Senna, essa de Vettel foi a 22ª. A Lotus era a 4ª equipe (ou era a melhor? desculpe…) a Toro está ali, entre 4ª e 6ª.

Você poderia comparar, por exemplo, a corrida de Senna em Mônaco/84 à de Vettel na China de 2007. Lembra? E ora, podeser que a de Vettel tenha sido melhor, eu diria… Era a 7ª ou 8ª corrida dele, e ano passado a Toro estava muito pior das pernas do que em 2008… Que tal?

Eu sou umgrande fã de Ayrton, mas considero Fangio o melhor da história; considero a ultrapassagem de Piquet sobre Senna em 1986 uma das coisas mais lindas de todos os tempos, mais que todas as ultrapassagens de Senna; considero a vitória de Schumacher na Bélgica em 1995 maior que a de Senna no Japão em 1988; considero a primeira volta de Alonso na Hungria em 2006 tão genial quanto Senna em Donington 93...

Mas não considero a vitória de Vettel em Monza/2008 maior que a de Senna em Mônaco/1984. Só por isso você vai dizer que eu "sou influenciado pela Globo", "tenho chiliques", "não entendo nada de F1″? Por quê, cara?

22 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Genial texto, é exatamente o que penso, o paragrafo final então está impecável....

Gomes deve guardar alguma mágoa com Senna no seu passado, alguma inveja da Globo, ou mesmo essa implicância pode ter fins de exposição...o grandepremio ou o blog dele sempre batem recordes de cliques quando ele posta esse tipo de opnião...isso gera muito acesso então vejo como uma forma de promoção..

Enfim, parabens pelo texto.

Gérman Herrera disse...

Muito bom, parabéns!

Como dizem: "foi um tapa de luva".

F1 Critics disse...

Djalma: realmente, nem o seu segundo comentário foi publicado. ele ficou irritado, certamente. uma pena.

Dirceu: essa de mágoa pode até ser, mas no fundo também sinto que haja mesmo essa vontade de promoção. veja, esse post do Senna, 446 comentários em 2 dias!

William: obrigado.

apareçam sempre, amigos...

Eric Oliveira disse...

Quanta besteira li aqui, você não passa de viuvinha do Senna.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

uma pena que você pense assim, Camarada Eric. o texto é totalmente contrário a esse tipo de pensamento.

Unknown disse...

Muito bem colocado! O Gomes e cia do warm up falam muita coisa errada. Esses dias o Reginaldo Leme disse que o Lewis não viu a luz de freio do Kimi no gp do Canadá, pode? Quem tiver acesso, por favor vejam a pergunta do Gomes para o Alonso no Brasil em 2007. Foi um desastre!! Eu escrevi pra ele e fui quase metralhado. O cara não aceita crítica, e vive criticando...

F1 Critics disse...

que pergunta foi essa, Marcelo? não fiquei sabendo...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Acabei de achar no site da Formula1.com, maior comédia... http://www.formula1.com/news/headlines/2007/10/6992.html

Balista disse...

Tem gente que escreve como se estivesse na arquibancada torcendo pro seu time favorito. Se não concordam com os textos deste blog, critiquem de forma inteligente, e não com comentários de baixo nível que precisam ser excluídos.

Gérman Herrera disse...

Uhauhauahahuah, ninguém conseguiu entender o que ele dizia, até o Massa tirou com ele. "No, I´m fine". Hauhauahuahau.

F1 Critics disse...

"Criticar é preciso, ofender não é preciso"

Uma coisa básica no F1 Critics é a postura. Por exemplo, você pode discordar até o fim de qualquer um de nossos comentários, e MANIFESTAR SUA OPINIÃO sobre isso; mesmo que tudo que disseres for o contrário do que pensamos/escrevemos, seu comentário será publicado.

Só excluiremos comentários com OFENSA, a quem quer que seja (a mim, ao vizinho, ao Lula), principalmente se for acompanhado de palavras de baixo calão.

Vejam vocês, por exemplo, que não excluímos, nem excluiremos, o comentário do Eric, até porque faz parte do folcore - se gostar do Senna é viúva e não entende de F1, pronto acabou - e ilustra muito bem minha "carta ao Gomes".

Agora, ofendeu a mãe, a gente exclui.

Anônimo disse...

Agora levanto uma placa de 5 ou 6 comentários atrás, respeito é bom , e nós gostamos ...

aquela plaquinha do Maraca :

EU JÁ SABIA !

Dava pra prever que iam sair com coisas de pouca inteligência.

Anônimo disse...

Deveria existir um jeito de moderar o Flávio Gomes.

Eric disse...

Olá queridos amigos, que acabo de fazer hahahahahah...

Eu não quis ofender o Marcel, até peço desculpas pela forma rude que comentei. O que acontece é que tinha feito um post com minhas opiniões, mas a pagina expirou e o comentario se foi. Sem paciencia pra escrever novamente, preferi ser curto e dizer que o Marcel era uma "viuvinha" do Senna. Já pedi minhas desculpas.

Mas ainda acho que em Monza, Vettel foi muito maior que Senna, mesmo em Estoril 85. Senna andava de Lotus, certo que o carro era uma porcaria, mas era uma Lotus, alguem esperaria ver los ganhar alguma corrida. E ganharam três naquele ano, pra quem não sabe alem da prova do Estoril, Senna ganhou em Spa e deAngelis venceu a corrida de Imola. E eles sempre beliscavem alguns podios e de Angelis liderou o campeonato até a quarta etapa, e premuluou por ali, segunda terceira posição até a 13º etapa. Era, naquele ano, sem duvida uma terceira equipe, digamos.

Agora, quem esperaria uma vitoria de uma equipe satelite, que ja esta a venda, e que anos atrás era a Minardi?

Vettel sem duvida fez um trabalho melhor do que Ayrton, tanto comparando Monaco 84, ou Estoril 85, em Monaco, Senna era segundo quando na 34º volta o Ickx parou a prova (dizem até que foi jogada porque ele corria de Porsche no mundial de Protótipos), o Stefan Bellof, que também corria de Porche nos protótipos e morreu em um, digamos, incidente com Ickx, triste conhecidencia, vinha tirando a diferença para Ayrton, e provavelmente superaria o brasileiro. "Há, voce ta jogando para o 'se fosse de tal jeito, ou de outro'...", diram vocês, mais em Monaco Senna teve mais sorte que competencia, cá entre nós.

É isso que eu acho, podem bater á vontade agora.

Abraço a todos, e mais uma vez, desculpe me da fora rude, Marcel.

Anônimo disse...

Caro Marcel:

Concordo com você numa grande parte, tanto que elogiei seu comentário lá no blog do FG.

Porém, acho que o FG gosta de uma grande polêmica!!!!

Não vou aqui discutir se é por "ibope" ou não que ele coloca muitas coisas.

Psra mim ele escreve o que realmente pensa e isso é positivo.

Afinal cada um é cada um.

Eu, na maioria das vezes, não concordo com o FG. Mas, quanto ao Senna, acho que ele tem sim alguma razão. Apesar dele ter sido um grande piloto, na minha modesta opinião, ele não foi o melhor e sou forçado a concordar com o FG que, se de alguma maneira, alguém critica uma vírgula do Senna, toma porrada!!! NÃO É BEM POR AÍ.

Mas tudo bem...

Gostei de seu comentário e do seu bloG e andarei por aqui concordando ou discordando.

abracos
Marcelo Martinez.

Unknown disse...

Essa história de que a toro rosso era uma minardi, é só no papel, na real é uma red bull (leia-se projeto do Adrian Newey) com motor Ferrari. Adrian Newey foi responsável pelos carros vencedores da Williams de Nigel e Prost e da Mclaren de Hakkinen. Olha o suporte que a red bull dá para a toro rosso. Quem dava suporte para a minardi??

Anônimo disse...

"E-U J-Á S-A-B-I-A "

F1 Critics disse...

Olá, pessoal.

primeiramente Marcelo Martinez, obrigado pelos comentários, tanto aqui como lá. espero que continues a vir aqui...

Marcelo, concordo totalmente quanto a essa história da Minardi... se fosse assim, Berger foi melhor que Senna, pois em 86 a Benetton comprou a Toleman e ele venceu uma corrida.

Eric, que bom que percebeu a diferença de trato, e agora podemos debater de modo saudável e produtivo.

Sobre Bellof: é interessante o Flavio não ter vindo com essa; por outro lado, ele mostra que de fato o grande desempenho naquele dia foi mesmo do Ayrton, idependente do fato de Vettel ter sido melhor ou pior.

uma coisa que você deve lembrar, é que em nenhum registro histórico Bellof é mais citado como terceiro colocado, porque a Tyrrel foi excluída do campeonato em virtude do combustível ilegal. lembra?

mas não sou minimalista ao ponto de dizer que isso deve excluir o seu bom desempenho.

o que questiono é o seguinte: a prova foi interrompida na volta 32 para 33, então registra-se apenas até a 31. Ok.

Acontece, amigo, que a melhor volta daquele dia foi a registrada por Senna: ele fez 1min54s334; o melhor tempo registrado por Stefan Bellof foi de 1min54s978.

Isto é: Senna fez uma volta quase 7 DÉCIMOS melhor que a de Bellof. pra mim, isso basta, e creio que é até por isso que o "Camarada Gomes" também nem insistiu nessa teoria...

Acho que muito do mito em torno de Beloff, nessa corrida, é fomentado porque esses dados desapareceram de muitos dos registros históricos, mas eles estão aí e são reais.

Vale dizer que, na interrupção da prova, Senna estava 15s695 a frente do piloto alemão.

Um abraço.

Anônimo disse...

Flavio Gomes recebe por pageviews e clics... Pronto, isso explicar o jeito polemico dele.... Dinheiro...