quinta-feira, 24 de julho de 2008

Pódios Brasileiros - Parte 1


Nesta primeira parte, o especial Pódios Brasileiros irá tratar dos pódios envolvendo Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace (todos em 1975) e a única vez em que Fittipaldi e Piquet subiram juntos ao pódio, em 1980.

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1º Pódio: GP do Brasil, 1975
Interlagos, 26 de janeiro
Resultado Final: 1º Pace, 2º Fittipaldi, 3ºMass
Diferença entre os brasileiros: +5,52s
Pole position: Jean-Pierre Jarier (Shadow)
Melhor volta: Jean-Pierre Jarier (Shadow), 2’34,160 na volta 10
GPs de Pace até então: 40
GPs de Fittipaldi até então: 75

Resumo do GP
O dia era 26 de janeiro. O local, o antigo circuito de Interlagos. Fittipaldi, bi-campeão do mundo no ano anterior, larga em segundo com a McLaren. Pace sai em sexto, com a Brabham. Na largada, Emerson patina excessivamente e perde colocações, ficando em sétimo. Pace aproveita o erro do compatriota e, em uma ótima largada, completa a primeira volta em terceiro. Reutemann, que largou em terceiro, assume a ponta, seguido pelo pole Jarier.
O piloto francês faz a ultrapassagem sobre Reutemann na quinta volta das quarenta previstas, passando à liderança da prova. Pace aumenta o ritmo e na volta 14 faz a ultrapassagem sobre Reutemann, assumindo a segunda posição. Duas voltas depois Emerson começa a se recuperar e assume a sexta posição. Na volta 20 o bi-campeão passa por Niki Lauda e já é quinto. Reutemann começa a ter problemas com os pneus e perde diversas posições. Emerson já é o quarto. Na volta 29, Fittipaldi realiza mais uma ultrapassagem, desta vez sobre Regazzoni, conquistando a terceira posição.
Faltando sete voltas para o final, o motor do líder Jean-Pierre Jarier tem problemas e o piloto francês abandona. Pace assume a ponta, com Emerson em segundo e Mass em terceiro. A partir daí, Pace levou seu carro a vitória seguido por Fittipaldi, para delírio do público presente no ensolarado autódromo de Interlagos. A primeira dobradinha brasileira não poderia acontecer de forma melhor: primeira vitória de Pace, belíssima corrida de recuperação de Fittipaldi, e tudo isso no lendário Interlagos.
Ao final desta corrida, a dobradinha brasileira também se formava na classificação do campeonato, pois Fittipaldi liderava com 19 pontos, seguido por Pace com 9.





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2º Pódio: GP de Mônaco, 1975
Monte Carlo, 11 de maio
Resultado final: 1º Lauda, 2º Fittipaldi, 3º Pace
Diferença entre os brasileiros: +15,03s
Pole position: Niki Lauda (Ferrari)
Melhor volta: Patrick Depallier (Tyrrell), 1’28”67 na volta 68
GPs de Pace até então: 43
GPs de Fittipaldi até então: 78

Resumo do GP
Duas semanas antes, na Espanha, acidentes trágicos levaram os pilotos a exigirem melhores condições de segurança nas pistas. Sendo assim, o grid de largada foi limitado em 18 carros, e as posições de largada formavam um zigue-zague na pista.
No sábado, Graham Hill faria sua última aparição em GPs como piloto, não conseguindo se classificar com um carro próprio. Niki Lauda fez a pole, enquanto os brasileiros largariam em 8º (Pace) e 9º (Fittipaldi).
A chuva caiu no domingo, e todos largaram com pneus para piso molhado. Na primeira volta, Niki Lauda manteve a ponta, enquanto Regazzoni e Brambilla rodaram e caíram para o fim do grid. Ainda na primeira volta, Jarier acertou uma barreira na Mirabeau e em seguida bateu na chicane, abandonando. Fittipaldi encontrou espaço para ultrapassar Pace. No fim da primeira volta, Emerson já era 5º, e Moco 6º. Na 19ª volta, Pryce rodou e Emerson ganhou mais uma posição.
Os brasileiros pararam para trocar seus pneus por slicks na 21ª (Pace) e 23ª (Emerson) voltas. Os três primeiros só começaram a parar na volta 25. Aproveitando a melhor performance dos slicks, Fittipaldi e Pace ganharam posições e após os pit-stops dos adversários já eram 2º e 3º, respectivamente.
Daí pra frente Emerson chegou a pressionar Lauda, mas o limite de duas horas pôs fim à corrida.
Pela segunda vez o pódio era dominado pelos brasileiros, e o campeonato apontava Emerson em primeiro (21 pontos), seguido por Pace (16 pontos) e Lauda (14 pontos).





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3º Pódio: GP da Grã-Bretanha, 1975
Silverstone, 19 de julho
Resultado final: 1º Fittipaldi, 2º Pace, 3º Scheckter
Diferença entre os brasileiros: indefinido
Pole position: Tom Pryce (Shadow)
Melhor volta: Clay Regazzoni (Ferrari), 1’20”90 na volta 16
GPs de Pace até então: 48
GPs de Fittipaldi até então: 83

Resumo do GP
O terceiro pódio de maioria brasileira aconteceu em uma corrida inusitada. Pace largou em segundo, enquanto Emerson saiu em sétimo. Pace assumiu a liderança na largada, mas foi ultrapassado por Regazzoni na volta 13. Emerson andava em sexto. Porém, a chuva começou a cair levemente. Vários pararam para pneus de chuva, mas Pace e Emerson continuaram na pista com slicks, assumindo a 1ª e 2ª posição na volta 22. Aqueles que haviam parado logo descontaram o atraso em relação aos brasileiros, porém a chuva parou e Fittipaldi e Pace voltaram a liderar a corrida. Na volta 53 a chuva voltou com tudo e três voltas depois nada menos que 11 pilotos rodaram pelo circuito, entre eles Pace. A bandeira vermelha foi acionada, sendo Emerson o único entre os primeiros a completar a volta 56. Com o cancelamento da prova, o resultado final foi aquele do início da volta 56, que apontou Emerson em primeiro e Pace em segundo, seguido por Scheckter em terceiro. Curiosamente, foi a última das 14 vitórias de Emerson na F1. No ano seguinte, ele trocaria a McLaren pela Fittipaldi/Copersucar, a primeira e única equipe brasileira da categoria.
No campeonato, Niki Lauda, futuro campeão daquele ano, liderava com 47 pontos, 14 a mais do que Fittipaldi, que era segundo. Pace ocupava a quinta posição com 24 pontos.



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4º Pódio: GP dos EUA – West, 1980
Long Beach, 30 de março
Resultado final: 1º Piquet, 2º Patrese, 3º Fittipaldi
Diferença entre os brasileiros: +1min 18,563s
Pole position: Nelson Piquet (Brabham)
Melhor volta: Nelson Piquet (Brabham), 1’19”830 na volta 38
GPs de Piquet até então: 23
GPs de Fittipaldi até então: 133

Resumo do GP:
Um show de pilotagem de ambos os brasileiros. Nelson Piquet, de Brabham, larga na pole pela primeira vez. Emerson, à bordo do Fittipaldi, consegue classificar na 24ª e última posição. Nelson larga bem, abrindo vantagem em relação a Depailler e Arnoux, segundo e terceiro respectivamente. Emerson ganha duas posições na largada e com três abandonos logo na primeira volta, ele passa em 19º. Enquanto Piquet lidera com autoridade, na volta 4 dois acidentes tiram 5 carros da corrida e Emerson já é 14º. Na volta 51, o suiço Clay Regazzoni tem um problema nos freios e bate em uma Brabham abandonada na lateral da pista, sofrendo os danos permanentes na espinha que encerrariam sua carreira. Entre abandonos e ultrapassagens, na volta 63 Fittipaldi assume a terceira posição para não mais perdê-la, completando a última das 80 voltas com Patrese em segundo e Piquet sobrando em primeiro. Era a primeira vitória do futuro tri-campeão mundial.
Piquet fez barba, cabelo e bigode: pole, melhor volta e vitória de ponta a ponta. Já Emerson soube levar seu péssimo carro da última posição ao pódio.
No campeonato, Arnoux e Piquet estavam empatados em pontos (18), mas o francês liderava por ter uma vitória a mais. Emerson anotou 4 pontos e seu último pódio na F1.


Na próxima parte, acompanhe os 4 primeiros pódios envolvendo Piquet e Senna.
Equipe F1 Critics.

4 comentários:

Unknown disse...

Cassio, brilhante!
sem outra palavra para definir.

muitos detalhes, e os videos, para quem quiser ver. excelente saber a evolução dos pilotos em cada prova, mostrando quanto Pace era bom, e só provando, mais uma vez, tudo de grande que Emerson fez.

De 24º para 3º com talvez a pior carroça da época? só coisa para gênios. e totalmente emblemático esse último pódio dele junto com a primeira vitória de Piquet.

Espetáculo. E nesse ano, segunda temporada, ele foi vice-campeão. Piquet, Grande Piquet.

Abraços

Anônimo disse...

Todas as 4 corridas tiveram fatos interessantes, mas temos que reconhecer algumas coisas:

1) Emerson era MUITO bom, vide o que fez em Long Beach 80, chegando ao pódio com o pior carro do grid. Diziam que ele não sabia ultrapassar, mas no Brasil em 75 foi de sétimo para segundo. E em Silverstone, manteve-se na chuva com pneus slick, era um piloto completo.

2) Pace também era um grande piloto e com o carro certo seria campeão se não fosse sua morte trágica.

3) Piquet deu SHOW em sua primeira vitória, muito superior ao resto do grid.

Realmente, não é a toa que Jack Stewart atribuiu esse domínio à água brasileira.

Anônimo disse...

Genial matéria , parabéns !

Anônimo disse...

Muito boa. Vamos agurdar as próximas matérias