sábado, 26 de julho de 2008

Pódios Brasileiros - Parte 2

No post de hoje, veremos as primeiras dobradinhas de Senna e Piquet quando Ayrton corria com o lendário John Player Special.

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5º Pódio: GP da Itália, 1985
Monza, 08 de setembro
Resultado Final: 1º Prost, 2º Piquet, 3º Senna
Diferença entre os brasileiros: +8,755s
Pole position: Ayrton Senna (Lotus)
Melhor volta: Nigel Mansell (Williams), 1’28,283 na volta 38
GPs de Piquet até então: 108
GPs de Senna até então: 26

Resumo do GP:

Era um campeonato muito difícil para os brasileiros: na ponta, McLaren e Ferrari, e em franca ascensão as Williams, usando os motores Honda. Tanto Piquet quanto Senna sofriam por ter equipamentos inferiores: Ayrton fazia sua primeira temporada pela Lotus, enquanto que Piquet sofria com a decadência da Brabham. Suas equipes foram, respectivamente, a 4ª e a 5ª colocadas naquele ano, ficando atrás das três supramencionadas.
Senna conseguiu vencer duas corridas, Portugal e Bélgica, e Piquet saiu vencedor na França. No que diz respeito às pole-positions, Piquet partiu da posição de honra na Holanda, enquanto Senna foi o que mais vezes largou em primeiro naquele ano: em 7 ocasiões o brasileiro partiu da pole. E uma delas foi a do Grande Prêmio da Itália.
Naquele dia, Senna largava em primeiro, tendo logo atrás as Williams de Rosberg e Mansell. Piquet vinha em 4º, com Prost ao seu lado. Logo no começo da prova, Rosberg passa Senna e Prost supera Piquet. Pouco depois, Mansell assumiria o segundo lugar de Ayrton, e mais algumas voltas, seria a vez de Prost passá-lo em plena reta, mostrando bem a diferença de equipamento da Lotus para os principais carros.
Nesse momento, Niki Lauda, que largara atrás, vinha recuperando posições, e passou ambos os pilotos do Brasil, atingindo a terceira colocação na volta 17. Senna era o 5º e Piquet o 7º. Os ponteiros enfrentaram problemas, Mansell com problemas elétricos, e Lauda com uma asa do carro quebrada. Assim, os brasileiros eram 3º e 5º, respectivamente.
Prost corria fácil na liderança, mas Rosberg chega a passá-lo. Porém, na volta 45, o finlandês quebra e abandona. Piquet já havia superado Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus, e agora vinha em terceiro, logo atrás de Ayrton. Ultrapassa o compatriota algumas voltas depois, e assegura a segunda colocação.

No campeonato, Senna estava com 23 pontos, Piquet, 19. Senna estava na 4ª posição, e Piquet era 6º.



6º Pódio: GP do Brasil, 1986
Jacarepaguá, 23 de março
Resultado Final: 1º Piquet, 2º Senna, 3º Laffite
Diferença entre os brasileiros: +34,878s
Pole position: Ayrton Senna (Lotus)
Melhor volta: Nelson Piquet, Williams, 1'33.546, na 46ª volta
GPs de Piquet até então: 113
GPs de Senna até então: 31

Resumo do GP:

"Vai dar certo". Essa frase estava estampada num dos balões que, preso com cordas, girava no autódromo. A frase se referia à todo o clima de euforia vivido na época, com o Plano Cruzado e os "fiscais do Sarney", além da grande preparação para a Copa do Mundo, com a mesma base da seleção de 1982.

Mas cabia perfeitamente à Fórmula 1: dois brasileiros estariam disputando o título naquele ano.A Lotus de Senna já havia superado a Ferrari em performance, mas ainda era inferior às McLaren e Williams. Piquet, passou do 5º para o melhor carro, e era franco favorito.

E o clima de festa só aumentou quando no sábado Senna, pole, e Piquet, 2º, conquistaram uma primeira fila brasileira. O grid muito se assemelhava ao do GP italiano do ano anterior, com Senna em 1º, à frente das duas Williams.

Na largada, Senna mantém a ponta, mas Mansell supera PIquet assumindo a segunda colocação. O Leão tenta passar Ayrton por dentro, mas acaba tocando a roda esquerda traseira de Senna e abandona ali mesmo. Os ingleses estamparam no dia seguinte: "just a little patience, Mansell".

Piquet volta à sua posição de largada, e passa a perseguir Senna, obtendo sucesso na 3ª volta, na reta oposta. A partir de então Nelsão passa a dominar a corrida de maneira avassaladora, só perdendo a liderança quando foi aos boxes.

Senna se mantinha em segundo, quando começa a sofrer com o desgaste excessivo dos pneus e tem de parar nos boxes, o que permite que Prost assuma seu posto. Mas depois disso, tanto Nelson quanto Ayrton (re)assumem o 1-2, fazendo a primeira dobradinha brasileira desde Emerson e Pace, na Inglaterra-1975, e a segunda e última de brasileiros no GP do Brasil.

E a dobradinha também se dava na ponta da tabela, Piquet líder com 9 pontos, Senna vice com 6.


7º Pódio: GP da Alemanha, 1986
Hockenhein, 27 de julho
Resultado Final: 1º Piquet, 2º Senna, 3º Mansell
Diferença entre os brasileiros: + 15.437s
Pole position: Keke Rosberg (McLaren)
Melhor volta: Nelson Piquet, Williams, 1'46.604, na 35ª volta
GPs de Piquet até então: 122
GPs de Senna até então: 40

Resumo do GP:

Há exatos 22 anos, na mesma pista do último fim de semana, dois brasileiros subiam ao pódio juntos, pela 7ª vez. Senna havia conquistado a terceira posição do grid, ficando atrás das McLaren de Rosberg, o pole, e Prost, o segundo, mostrando que os motores Porsche se adaptaram melhor às condições da pista. Piquet vinha em 5º lugar.

Na largada, Senna consegue uma partida fantástica, assumindo a 1ª posição ao longo da reta. Piquet mantém sua posição, mas adota uma postura agressiva, e logo passa Gerhard Berger, da Benetton. Momentos depois, Rosberg recupera a posição de Senna, e Piquet passa Prost, ficando os brasileiros na 2ªa e na 3ª posições.

O grande problema que Senna vinha enfrentando - não só em 86, mas desde 85 - com o seu Lotus-Renault-Turbo, era no que diza respeito ao consumo de combustível: como naquela época não havia reabastecimento, as estratégias eram de tanque cheio. No entanto, quando pisava excessivamente, o consumo aumentava, e o resultado poderia ser desastroso: Senna abandonou várias corridas no final, sem gasolina - às vezes, na liderança.

Com isso, Senna era obrigado a diminuir o ritmo - coisa que certamente não queria nem gostava de fazer. Mas isso fazia parte do crescimento do piloto, que adquiria muita experiência nessas situações. Experiência essa que sobrava para o bi-campeão Nelson Piquet. Já tendo conquistado duas posições, Piquet passa também Senna, e segue à cata do líder Rosberg.

Não demorou para que Piquet passasse o finlandês da McLaren, e assumisse a liderança, na volta seis. Nesse momento, Senna caía para a 4ª posição, tendo a McLaren de Prost à sua frente, também. Piquet faz sua parada nos boxes, e os dois pilotos da McLaren voltam a liderar, mas Piquet retoma a posição de ambos no final. E Senna, que vinha em 4º poupando o carro, acaba terminando em segundo quando ambos os pilotos abandonam.

No campeonato, Mansell seguia líder, com 51 pontos. Senna era o 2º, com 42, e Piquet vinha em 4º, com 38 .

8º pódio: GP da Hungria, 1986
Hungaroring, 10 de agosto
Resultado: 1º Piquet, 2º Senna, 3º Mansell
diferença entre os brasileiros: +17.673
Pole-position: Ayton Senna (Lotus)
Melhor Volta: Nelson Piquet, Williams, 1'31.001, na 76
GPs de Piquet até então: 123
GPs de Senna até então: 41

Resumo do GP:

Era a primeira vez que a Fórmula 1 chegaria na pista húngara. E os brasileiros exerceriam um grande domínio por lá, conquistando 5 vitórias, e por 3 vezes tendo dois brazucas no pódio - foi a pista onde Senna e Piquet mais vezes se encontraram no pódio, como veremos nos próximos posts.

E aquela primeira corrida ficaria marcada para sempre. Senna fez a pole, Piquet o 2º tempo. Senna largou bem e manteve-se à frente. Piquet chega a ultrapassá-lo na volta 12, mas Senna volta à liderança mais tarde. No entanto, na volta 55, Piquet tenta uma manobra arriscada, e acaba tomando um "X"...

Duas voltas depois, Piquet vai no mesmo ponto, mas adota outra trajetória, e realiza aquela que talvez tenha sido a melhor ultrapassagem da história da F1 moderna. Segundo Jackie Stewart, o que Piquet fez foi como "dar um giro de 360º num Boeing 747"...

É importante lembrar que, até então, Senna e Piquet tinham duas vitórias cada. Com essa obra-prima, Piquet chega a três triunfos, e passa Prost no campeonato, chegando aos 47 e ficando a apenas um ponto de Senna, 48. Mansell ainda era líder, com 55...

Muito parecido com o campeonato do ano passado, não?


no próximo post, veremos o "casamento" Brasil & Honda.

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, muito bom!!!
Notável como a maior parte dos pódios envolvendo brasileiros tem boas histórias pra contar.
E a ultrapassagem do Piquet é magistral, até por que foi sobre Senna, um cara reconhecidamente difícil de ser ultrapassado.

Anônimo disse...

muito bacana esse especial. só baos histórias... e que ultrapassagem!

Anônimo disse...

Como era ruim esse Piquet , como era horrivel essa Senna...
SHOW DE MATÉRIA !!!!

Anônimo disse...

DETALHE : ESPERARAM O SENNA AP0NTAR (GP Brasil) , PRA SOLTAR O TEMA DA VITÓRIA ... HAHAHAHAHAHAHA

Unknown disse...

eauaauhhaehuae
mas acho que não foi proposital não...
note que quando a música fica audível, já passou da introdução,a cho que foi falha de áudio mesmo.

vale lembrar que o tema da vitória, em princípio, foi feito para os vencedores do GP do Brasil, e não vencedores brasileiros...

quem "inagurou" a música foi Prost!!!!!!!!

Anônimo disse...

Concordo que o tema da vitória ja tenha sido tocado pra Prost.
E tb com parte , que a princípio , era tocado pra quem vencia no GP Brasi.
Mas o tema foi inaugurado em 1983 , em Jacarepaguá , com a vitória de Piquet ...

Anônimo disse...

O tema tocou pra Prost , em 1984 , Alain de Maclaren ... e tb , estréia de Senna na F1, nesse GP .

Anônimo disse...

NENHUM MANIFESTO?
HAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAUA