Ontem iniciou-se o julgamento da apelação da McLaren sobre a punição impostos a Lewis Hamilton no GP da Bélgica. O inglês, que somaria 10 pontos, acabou ficando com seis, pois com os 25 segundos acrescidos ao seu tempo acabou na terceira posição. Com isso, Massa, que completou em segundo - o que lhe conferiria 8 pontos - acabou "herdando" a vitória e somando mais dez pontos.
Hoje saiu o resultado da apelação: a FIA negou, claro. Assim, o campeonato que, com a vitória original teria 82 pontos para Hamilton e 75 para Massa, agora vê-se com 78 a 77, respectivamente. Certamente dá mais "graça" ao campeonato se, faltando 4 corridas pro fim (i.e. 40 pontos em jogo), apenas um ponto separa o líder do vice, do que se fossem 7 pontos de distância.
Interesse, puro interesse.No entanto, mais uma vez vemos as contradições das decisões da entidade que comanda o negócio-esporte mais famoso do mundo. Vamos refrescar um pouco a memória.
Muitos falaram da estranha avaliação feita pela FIA pois, ano passado, o piloto Vitantonio Liuzzi, então na Toro Rosso, foi punido da mesma maneira no GP do Japão. Ele havia ultrapassado Adrian Sutil com o safety-car na pista e conquistou a oitava colocação. Mas sofreu uma punição, com acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova...
Mas houve a apelação, e os pontos de Liuzzi foram restituídos. No caso de Hamilton, não. Até aí, nenhum problema, afinal, pode ser que este ou aquele recurso fosse melhor aplicado, e que esta ou aquela infração fosse mais grave. Mas não foi por isso que um recurso antes aceito agora foi negado.
Jornalista questionaram essa diferença no trato, e a FIA deu a seguinte resposta: "Naquele caso [Liuzzi, Japão-2007], nenhuma das partes envolvidas levantou a inadmissibilidade da apelação". Em outras palavras, como a equipe de Adrian Sutil (então Spyker), o ultrapassado, não questionou a validade do recurso da Toro Rosso, a Corte de Apelação entendeu que o recurso era "admissível".
Pizza muito bem temperada. São 3 ingredientes:
1- A Ferrari questionou a validade do recurso da McLaren e... pronto.
2- A FIA decidiu que a McLaren irá pagar os custos do tribunal...
3- A gravação do diretor da prova, Charlie Witting, que dizia que a manobra NÃO GERARIA PUNIÇÃO foi ignorada.
Vai aí uma fatia?
2 comentários:
Como todo bom Alonsista fiquei aliviado com a decisão da apelação e a torcida vai para o Massa (coisa que nunca fiz). Mas analisando o fato em si, se não pode apelar por "Drive Through", não pode e pronto, não tem o que discutir. E Hamilton jamais passaria o Kimi na curva 1 se tivesse contornado a "chicane", ganhou vantagem sim! Além do que, o campeonato ficou muito mais interessante.
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