domingo, 6 de julho de 2008

GP da Inglaterra

Eu sempre aposto no Räikkonen. É o piloto mais rápido, atualmente, e dirige uma Ferrari com o número 1 na frente. Foi ótimo na corrida, ganhando uma posição na largada, e depois passando Kovalainen. Vinha seguidamente melhorando seus tempos e diminuindo vantagem para Lewis. Tinha 1,6 segundos de desvantagem para Hamilton quando foi fazer a sua parada. Mas aí, a estratégia de não trocar os pneus - diga-se de passagem, naquele momento exato, era o melhor a se fazer - acabou o traindo quando uma forte pancada de chuva aconteceu, já na volta de retorno.

Com isso, Hamilton sobrou. Foi soberano. Uma atuação de gala, em que pese uma breve rodada, no início da prova. Sua distância final foi de 68 segundos para o segundo colocado. A partir do 4º, deu uma volta. Lembra algumas corridas de antigamente... O inglês, que está sofrendo com o peso de liderar a McLaren e que está deixando a vaidade subir à cabeça (prometeu, por exemplo, fazer 15 pódios seguidos, antes de bater na traseira de Raikkonen, no Canadá, e de tirar em 11º na França), se recuperou, e agora lidera o mundial: tríplice empate nos pontos, mas Lewis vence no desempate.

Outro que andou MUITO bem foi Nick Heidfeld: começou melhor já no sábado, conseguindo pela primeira vez no ano largar à frente de Kubica; na corrida, um ótimo segundo lugar, com boas ultrapassagens, e sem cometer nenhum erro bisonho. Resultado é esse ótimo pódio e o consolo de ter terminado na mesma volta de Hamilton. O anteriormente citado Räikkonen foi o quarto colocado, numa brava recuperação - voltou em 11º após a segunda parada nos boxes - e registrou sua 6ª volta mais rápida CONSECUTIVA na temporada: agora, o finlandês supera Mansell e é o terceiro do ranking do quesito.

Kovalainen, ao fim e ao cabo, foi quem mais perdeu, pois tinha largado na pole. No final, conseguiu recuperar a quinta posição de Alonso, dando "o troco" do que o espanhol lhe tinha aprontado na Austrália, quando Fernando passou Heikki na útima volta, chegando em 4º lugar. E Alonso foi muito bem hoje. chegou a estar em terceiro um bom tempo, e a tendência era que ali terminasse, quando a Renault, tal qual a Ferrari, optou por não trocar os seus pneus. E, da mesma forma, Alonso perdeu várias posições, inclusive para Nelsinho, que havia colocado pneus novos - ahn? como é que é? alguém viu isso?...

Mas Nelsinho, apesar disso, foi muito bem: andou em 4º um bom tempo, e acabou sendo traído pela inexperiência quando caiu aquele pé d'água inesperado. O mesmo aconteceu com Kubica, que tinha tudo para sair de Silverstone com 50 pontos e a liderança, mas escapou e ficou. Por outro lado, Trulli, 7º, e Nakajima, 8º, foram uns que lutaram bravamente contra suas dificuldades e completaram a zona de pontuação. Webber, surpreendente segundo lugar, adotando a mesma estratégia da Ferrari e de Alonso ao manter-se com os mesmos pneus, teve a corrida estragada, e finalizou em 10º. Rosberg, em 9º, Bourdais (11º) e Timo Glock finzalizaram a lista dos pilotos que completaram a corrida apenas uma volta atrás de Hamilton.

Mas o destaque do dia, sem sombra de dúvida, foi a atuação de Rubens Barrichello. Impressionante. Correndo com pouco mais que um tico-tico, partiu em 17º e chegou em terceiro. Com isso, vemos duas coisas: Barrichello é MUITO bom na chuva (ao lado de Hamilton e Alonso), talvez o melhor da atualidade, e agora chega a 530 pontos na carreira e ao 62º pódio. Fica a apenas 3 pontos atrás de Coulthard - conforme vimos no último post -, podendo sem nenhuma dúvida passá-lo. E, com o pódio, iguala-se ao escocês, sendo o 4º piloto da história que mais chegou entre os 3 primeiros.
E outra lição que aprendemos hoje: Ross Brawn manja MUITO de estratégia. A equipe de Maranello deve lamentar demais a saída dele. Lembram dele com Schumacher, na Ferrari e na Benetton?... Não pode ser mera coincidência: assim como Schumacher terminou 1996 no 3º lugar 40 pontos atrás de Damon Hill, e com a chegada de Brawn, em 1997, foi vice-campeão apenas 3 atrás de Villeneuve, Rubens que passou 2007 sem pontos, agora já tem 11 e mais uma desclassificação na Austrália, que lhe conferiria 14 pontos.

Creio que os críticos do piloto devem urgentemene rever seus conceitos. Tirar em 3º com uma Honda é infinitamente mais difícil do que ganhar com uma Ferrari.
Abaixo, o resultado final:

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amigo "Xinga", esse caso aí, talvez seja o do GP Brasil de 2003, quando Rubens liderava e acabou sem gasolina, né?

Mas aquilonão desmerece o Ross Brawn estrategista. Não tira em nada sua qualidade nesse ponto. Aquilo é debate ético, e não técnico.

Aquilo lá não é erro de escolha, e sim privilégio descarado para o pretenso melhor de todos.

abraços.

Anônimo disse...

"vejam como alguns resultados causam perda de memória , Rubinho fez uma corrida poucas vezes vista , mas é bom o público não esquecer do passado assim"

o colunista te amnésia? heahuehuea

Anônimo disse...

Se o colunista tem amnésia eu não sei , mas o idiota que não tem coragem de assinar embaixo aquilo que escreve, não deveria estar comentando num blog tão legal como esse , vá comentar num blog de pessoas anônimas , não de f1 , eu não devia me justificar pra um imbecil , sem caráter , mas vou abrir uma excessão, QUANDO EU FALEI QUE O RUBENS FEZ UMA BAITA CORRIDA , E CITEI ''PERDA DE MEMÓRIA'' , QUERENDO DIZER (quem não é imbecil deve entender facil), QUE ESSE MESMO GENIO ESTRATEGISTA , UM DIA JÁ FOI MALHADO , POR COLOCAR A MAO NO RADIO , E MUDAR O CAMINHO DAS COISAS ,HOJE , É COLOCADO COMO grande estrategista (nao que ele nao seja) , e esse mesmo RUBENS , TENDO SEMPRE A FAMA DE RUIM , HOJE VOLTOU A SER MAGNÍFICO?!
Depois vão aparecer falando aquela história de assistir corrida de F1 COM A CAMISA DA SELEÇÃO. (pois sim)

Senhor anonimo ,MUITA GENTE TEM MANIA DE NAO LEMBRAR DE ERROS , SE O MOMENTO FAVORECE , esse mesmo sr q hj é genio , um dia ja foi vilão , NUNCA FALEI AQUI QUE O COLUNISTA TEM AMNÉSIA.USEI ESSE TERMO COMO IRONIA , MAS VOCE É MUITO IGNORANTE PRA ENTENDER.

Quanto ao meu amigo Marcel , falo do GP do Brasil , Áustria entre tantos outros que vossa senhoria conhece muito melhor do que eu...
Isso de PRETENSO MELHOR DE TODOS, É POR SUA CONTA , eu nao falei isso , porque daqui a pouco vem anonimos falar besteiras.O XINGA , É PORQUE NO MEU EMAIL ESTÁ ASSIM , MAS VOCE SABE O MEU NOME PERFEITAMENTE , É MELHOR ASSINAR XINGA , DO QUE ANONIMO NÉÉ?

Nosso amigo anonimo nao entendeu que PERDA DE MEMÓRIA era pra dizer que basta um resultado bom, e todos são geniais. Se o exemplo de corajem está me corrigindo , provavelmente deve saber mais do que eu, não? tenho aulas de f1 com o DONO desse blog, então o senhor anonimo deve já ter sido piloto de testes da Ferrari , pra me corrigir ,ou provavelmente é PHD em Lingua Portuguesa , esse blog é de f1 , não É O CANAL FUTURA .

Anônimo disse...

tanta jente pasando fome e vc s disctindo por causo de rubinho pé de xinelo tao disendo q masa e golbo sao ruims so iso q sabem fala

Unknown disse...

Valeu, Djalma.

não precisava se justificar mesmo. infelizmente esse blog está sendo algo de ataques de quem não tem muito quê fazer, ao invés de comentar e debater, sadiamente.

sei, também, que você n~~ao quis me atacar ao dizer aquilo, mas ROSS BRAWN É UM ÓTIMO ESTRATEGISTA e RUBENS BARRICHELLO UM GRANDE PILOTO.

Sem a corrida de hoje, eu pensaria isso, e baseado nos anos 2000-2005 na Ferrari. Tivemos as M... todas, mas Brawn sempre se manteve como craque no que fazia.

Citei, no texto, a evolução do alemón de 96 p'ra 97, e de Rubens de 07 para 08 para demonstrar isso. O problema é que todos os louros das vitórias do alemão viram "coelho na cartola" (lembra?) só que Brawn teve uma parcela enorme nisso. Muito grande MESMO.

E ao armandon, falso moralismo, hipocrisia e demagogia, nos basta nossos políticos. não venha falar asneiras. ou não será que esse mesmo tanto de gente passando fome continua existindo enquanto você vem perder seu tempo tirando sarro da galera?

Abraços.

PS: aprenda português, ou se identifique.

Anônimo disse...

Amigo , desculpe-me pela irritação , não vou deixar de aprender f1 com você , ou comentar aqui , por certos ''ícones'' da fome mundial...

abraço Marcel , abraço a todos do blog , aos que se identificam...

hehehehehe

Anônimo disse...

Pior do que a fome neste país, só o analfabetismo!

Quanto a corrida, muito boa, principalmente a atuação dos 3 ponteiros, Hamilton, Heidfeld e Barrichello.
Hamilton mostrou que sabe andar na chuva, apesar da escapada que deu quando a chuva apertou.
O Kimi, como bem observado na coluna, vinha com tudo pra cima do Hamilton, mas a estratégia não permitiu que voltasse em condições competitivas. Rodou duas vezes, fez a volta mais rápida e conquistou o 4º lugar, importantíssimo para o campeonato.
E o Massa realmente mostrou que não se dá bem em Silverstone, muito menos com chuva. Conseguiu rodar mais vezes do que sua primeira corirda neste GP, em 2002 pela Sauber. Nesta ocasião, ele conseguiu a proeza de rodar 4 vezes em 10 voltas. Neste fim de semana, ele se superou, com 5 rodadas e o último lugar dos que completaram a prova.

E o campeonato está mais apertado do que nunca, com 3 pilotos empatados em pontos com metade do calendário percorrido. Parece que teremos mais um campeonato decidido na última corrida.

Abraços