sexta-feira, 18 de julho de 2008

Por que Schumacher parou... - parte 3

No dia 10 de setembro de 2006, Michael Schumacher anunciou que se aposentaria no fim da temporada. Muito já se especulou sobre quais os verdadeiros motivos de sua retirada das corridas. Recentemente, o ex-piloto alemão reforçou que decidiu parar para não prejudicar a carreira de Felipe Massa. No entanto, temos como certo (e Schumacher também) que o principal motivo foi a chegada do “jovem piloto” que deveria superá-lo.

Mas será que este piloto chegou apenas em 2006? O que poucos lembram é que Fernando Alonso já pintava como o homem a bater Schumacher três anos antes, quando se tornou o pole position mais jovem da história em Sepang, na Malásia. Ainda em 2003, Fernando tornou-se o homem mais jovem a vencer um Grande Prêmio, na Hungria, com direito a dar volta em ninguém menos que Michael Schumacher (8º nesta corrida).



Em 2004, apesar de não obter resultados expressivos, sua performance já era elogiada por muitos. Entre eles, Eddie Irvine, ex-companheiro de equipe de Michael Schumacher na Ferrari, que via em Fernando Alonso o único piloto capaz de bater o piloto alemão.

Em 2005, mudanças no regulamento impediram a troca de pneus durante as corridas. Desta vez a FIA atingiu Schumacher no seu calcanhar de Aquiles e o alemão não chegou a disputar a liderança do campeonato. Alonso dominou a primeira metade do campeonato com 4 vitórias em 7 corridas, e administrou a vantagem sobre Kimi Raikkonen na segunda metade, garantindo 9 pódios nas 10 últimas corridas, sagrando-se o campeão mais jovem da história (superando Emerson Fittipaldi) com duas corridas de antecipação.

No ano seguinte as trocas de pneus foram permitidas, e Schumacher acreditou ser possível conquistar seu oitavo título, mesmo contra um osso duro de roer. A verdade todos sabemos. A Renault dominou a primeira metade da temporada (6 vitórias de Alonso, 1 de Fisichella), enquanto que a Ferrari dominou a segunda metade (5 vitórias de Schumacher e 2 de Massa), e Alonso levantou o título no GP do Brasil.

Mas quando foi que Schumacher percebeu que o momento de se aposentar havia chegado? Provavelmente, logo na primeira corrida da temporada, o GP do Bahrein. Largando em quarto, Fernando superou o pole position Schumacher com o mesmo método que proporcionou ao piloto alemão seus incríveis recordes: voltas voadoras antes do pit stop. Sem um fiel escudeiro com braço suficiente para segurar Alonso, o piloto alemão teve de se contentar com o segundo lugar e com a frustração de ser superado naquilo que melhor sabe fazer.

12 comentários:

Unknown disse...

Muitíssimo bem colocado o video do Bahrein... Verdadeiro morrer com o próprio veneno.

Vale lembrar que, na 3ª corrida desse ano, Schumacher tinha apenas 11 pontos - sem o regulamento que criaram só para prejudicá-lo, teria 7 - enquanto que Alonso somava 28 (antigamente, seria 26)!!!!!!!!

Mais: Schumacher fez uma corrida fraca na Malásia, tirando em sexto, e na Austrália ERROU, derrapando e batendo...

engraçado que os fãs de schumacher esquecem dessas coisas quando falam do início de 1994.

Anônimo disse...

Um fato que faltou colocar é que em 2005 Alonso foi campeão com 71 pontos de vantagem para Schumcher, o terceiro. Foi 133 a 62, mais do que o dobro de pontos. Kimi foi vice com 112.

Unknown disse...

E esses 62 seriam ainda menos não fosse a vexamosa corrida em indianápolis, que o alemão andou sozinho...

Anônimo disse...

Onde podemos chegar com isso? já estamos na parte 3 dessa historia...e a corrida da Alemanha batendo na porta , é tão difícil esquecer Schumacher? ou ele não deixa que as pessoas parem de falar dele?!

Unknown disse...

AHSAHUEHUEHUAEAHEHUEHUEHUEHUEHUEU

BOA

Anônimo disse...

Já que o alemão surgiu de novo com "explicações" para a aposentadoria, não tem como deixar de falar desse assunto. Por isso, Djalma, fico com a segunda opção.

Anônimo disse...

Grande piloto , e grande mala, esse alemão.

Anônimo disse...

Djalma, acho que você conseguiu resumir Schumacher em uma única frase. Concordo com você, grande piloto e grande mala.

Anônimo disse...

Sabe Yared , finalmente acertei algum comentário , são as aulas com o Marcel.... hehehehe

Unknown disse...

ehehhe, Djalma, o negócio é o seguinte: Senna morreu há 14 anos. E é só você ver como ele ainda é comentado e lembrado, basta citar os GPs de Mônaco - pelo simples fato de ser Mônaco - e da França - quando Massa chegou à liderança - porque a última vez tinha sido Senna.

Já Schumacher, parou há menos de dois, e no entanto não se contenta em andar de moto, fica ENCHENDO O SACO... por isso, a necessidade de clarear as coisas, para que as pessoas não se enganem.

A gente até evita de falar nele, mas ele vem falar bobagem...

Unknown disse...

Já que pediu pra eu dar uma olhada...

Outra matéria expeculativa, os reais motivos pq ele parou soh ele sabe, e provavelmente não foi soh um motivo, agora definir oq passa na cabeca do sujeito e julgar q ele esta mentindo sobre sua propria decisao vc ia precisar de muito mais argumento q isso ....

Unknown disse...

amigo, concordo que os motivos só ele sabe. essas postagens surgiram depois da declaração infeliz que ele deu... sobre parar pro massa poder correr... concorda que isso foi infeliz? agora, amigo, nós o "pegamos no erro", porque no post "por que schumacher parou - parte 2" (você leu?) foi transcrito o trecho em que ele fala não ter mais "o mesmo fôlego", e fala que "sempre disse que ia parar quando o jovem rápido surgisse". então, ele se contraditou, não acha?