Ensinaste-me a coragem
Me levaste ao limite
Quando me amedrontei.
Onde não sei se avanço.
És meu grande desafio,
E meu doce descanso."
O interessante desse poema não é sua métrica ou rimas rebuscadas - culpa um pouco, também, da tradução - mas sim o fato de que ele mostra-se extremamente ambígüo: uma mistura de vontade de vencer a curva, mas ao mesmo respeitar demasiadamente esse que poderia ser o mais difícil adversário.
E, não só a curva mas o circuito como um todo, apesar de sua beleza e magia, pode ser algo terrível: lá ocorreram muitos acidentes. Por exemplo, Stirling Moss, em 1960. O piloto inglês, famoso por ter sido vice-campeão por 4 anos seguidos, teve fortes ferimentos, o que o fez abdicar daquela temporada. No mesmo final de semana, Cris Bristow e Alan Stacey, pilotos jovens e ingleses, perderam a vida.
O acidente mais "importante", porém, aconteceu em 1966: o tri-campeão Jackie Stewart (vencedor de 27 corridas na F1) sofreu uma batida terrível, e por muito pouco não perdeu a vida em sua segunda temporada na categoria. E desde então, Stewart iniciou uma espécie de cruzada pela segurança do autódromo. E a partir disso é que chegamos ao traçado que conhecemos hoje.
Mas mesmo assim a segurança não se tornou perfeita: em 1985, numa corrida de protótipos, a jovem promessa alemã Stefan Bellof (para muitos um futuro campeão mundial) acabou por falecer numa terrível batida na aclamada Eau Rouge. Inesquecível, também, é a batida de Luciano Burti, em 2001, que deixou o piloto desacordado por dias.
Vejamos aqui um video que mostra cenas do filme "Grand Prix" - a maior referência cinematográfica do automobilismo - e contém também imagens do GP belga de 1966. Vale à pena ver o circuito:
Outra notoriedade de Spa, é que "ela", por ser assim tão completa e desafiadora, coloca os grandes pilotos do automobilismo como seus grandes vencedores. Daqueles que são normalmente incluídos em qualquer lista de melhor de todos os tempos, temos o seguinte:
Juan Manuel Fangio esteve lá em 7 oportunidades, vencendo três; Jim Clark disputou 8 edições, e levou 4; Ayrton Senna esteve presente 10 vezes, vencendo 5; Michael Schumacher correu 14 e ganhou 6. Assim como em Mônaco, Michael Schumacher e Ayrton Senna são os dois maiores vencedores, ocorrendo o inverso: na prova monegasca, Senna triunfou 6 vezes, Schumacher 5.
Porém, tanto Clark (1962-63-64-65) quanto Senna (1985-88-89-90-91) possuem a melhor marca vitória/corrida entre os grandes, tendo terminado em primeiro exatamente na metade das provas que disputaram. Além disso, o recorde de vitórias consecutivas pertence a ambos: como vimos, eles venceram 4 provas seguidas, ante 3 de Schumacher (1992-95-96-97-01-02).
Falar sobre isso é importante, porque Kimi Räikkonen possui três vitórias no circuito, e elas foram obtidas de modo consecutivo, também: o finlandês sagrou-se vencedor em 2004, 2005 e 2007. Portanto, pode igualar esse ano.
(nota: Em 2006 não houve prova - bem como em 2003 - devido às legislações proibitivas à propaganda de tabaco. Vê-se, portanto, que o cigarro, além de inúmeras doenças, faz mal à saúde de quem ama velocidade e Fórmula 1).
Se Räikkonen vai igualar ou não, não sabemos. Mas para vencer em Spa, é preciso, primeiro, tomar cuidado na "La Source", curva que vem imediatamente após a largada e causa a já citada diminuição de velocidade. Exemplo disso é a largada acidentada de 1998. Confiram:
6 comentários:
será que chove?
Já segundo a meteorologia...
'O fim de semana do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps muito provavelmente será chuvoso, garantindo mais emoções para uma prova que costuma ser movimentada. As chances de precipitação no circuito belga durante a etapa são enormes: 95% em cada um dos três dias.
Para os treinos livres de sexta-feira (5), a previsão indica que choverá na parte da manhã, poupando a segunda sessão do dia. A atividade que definirá o grid de largada, no sábado (6), deverá ser a menos afetada pelo mau tempo, apenas com chuva fina.
Mas no filé-mignon, que é a corrida de domingo (7), prevê-se que choverá com intensidade em Spa.'
Mãe Dinah vai ficar com má fama...
Junto com Monza e Barcelona, Spa é para mim as melhores pistas para assistir a corrida.
Cada pista a seu estilo, mas que não deixam a desejar.
Vamos ver como vai ser a corrida, espero que chova depois de umas 15 voltas da largada, para trazer mais emoção, e espero que não seja monótona como foi a corrida de Valência.
Abraço.
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