domingo, 14 de março de 2010

GP do Bahrain - Comentários

Não vamos aqui falar sobre os acontecimentos da corrida: isso fica (muito) bem no comando dos amigos Lucas e Márcio, do Última Volta. Iremos comentar outros fatores.

//

Um dado chama a atenção: Alonso fez o melhor tempo no terceiro treino livre, e no Q1 da classificação. Foi, também, o autor da melhor volta do da prova. Vettel marcou o melhor tempo no Q2 e no Q3, ao passo que os motores Mercedes foram as comandantes dos dois primeiros treinos livres (Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Michael Schumacher e Jenson Button, nessa ordem).

Não sei em que medida isso pode explicar os desempenhos de hoje, mas é possível ver um padrão: o Q1 geralmente é onde os carros atingem os melhores tempos do fim-de-semana, e o treino livre de número 3 normalmente é o que melhor "simula" as condições de um GP.
//

Estatísticas de Fernando Alonso:

1) Como dissemos na sexta-feira, Alonso já havia vencido no Bahrain outras duas vezes, e com esta torna-se o maior vencedor dessa recente etapa.

2) Ele tornou-se apenas o terceiro piloto a vencer pela Ferrari em seu primeiro GP: antes dele, Nigel Mansell (no Brasil, em 1989) e Kimi Raikkonen (na Austrália, em 2007) conquistaram o feito.

Kimi, no ano citado, e Jody Sheckter, em 1979, são os únicos a vencerem o 1º campeonato pela Ferrari.

3) Alonso conquistou sua 22ª vitória na F-1, o que o coloca ao lado de Damon Hill. O espanhol e o britânico aparecem na 10ª posição geral na estatística dos vencedores de todos os tempos: Piquet (23), Fangio (24), Clark e Lauda (25), Stewart (27), Mansell (31), Senna (41), Prost (51) e Schumacher (91) vêm à frente.

Até onde ele chegará?...

//
A vitória de Alonso e a pole/liderança de Vettel confirma os testes de pré-temporada: Ferrari e Red Bull estão um passo à frente das rivais. A performance da equipe austríaca, porém, fica comprometida pelo desempenho apagado de Webber e pelo problema mecânico enfrentado por Vettel. Por isso, a Ferrari deve ser vista como o melhor conjunto do ano até aqui.
//
A "hierarquia" das quatro principais equipes me parece estar muito clara, faltando apenas Schumacher reencontrar seu ritmo para estabelecer de vez a questão 1-2 interna: Alonso, Hamilton e Vettel (principalmente os dois últimos) foram sensivelmente superiores a seus companheiros de equipe nesse fim-de-semana.
//

Apesar de todos os elogios, etc, a temporada da F-1 não comçou tão empolgante quanto querem que seja. O número de ultrapassagens foi baixo, e estas aconteceram em finais de reta, principalmente. Tivemos algumas boas brigas, mas nada de extraordinário. Tanto Lewis Hamilton (3º) quanto Michael Schumacher (6º) apontaram o vilão: o novo regulamento.
//
Falando em regulamento, o atual campeão mundial - de quem deveríamos esperar muito - Jenson Button explicou sua apatia na parte final da corrida: "conservei demais os pneus", disse.
//
Extremamente cômico o Sr. Bueno declarando Fernando Alonso como vencedor ao fim da penúltima volta.
Mas ele acertou, não é mesmo?

Um comentário:

Lucas Ferreira disse...

Gostei muito do seu blog, bem legal, ja sou seu seguidor, está no favoritos e ja coloquei o F1 Critics na barra dos blog amigos; da uma passada no meu blog.

http://f1-nation.blogspot.com/